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Rótulos de alimentos infantis: alguns aspectos das práticas de marketing no Brasil

Infant food labels: some aspects of marketing practices in Brazil

Foi realizado um estudo com o objetivo da avaliar como as indústrias tem se adaptado à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes no que diz respeito à rotulagem e embalagem de seus produtos. Em 32 cidades de 13 estados brasileiros no período de 1995 a 1996, cerca de 125 produtos compreendendo mamadeiras, bicos, chupetas, alimentos infantis, fórmulas e leites fluidos foram analisados. Observou-se alguma tentativa de adequação à Norma, comparado a avaliações similares realizadas anteriormente. No entanto, diversos produtos permaneceram com rótulos em desacordo com as regras em todos os tipos estudados, destacando-se o caso de mamadeiras e chupetas. Nos produtos onde se exige "advertência", as vezes estas são observadas, mas precisam ser revistas devido ao não destaque que elas recebem. Monitoramentos como este devem ser periódicos para que os órgãos fiscalizadores da vigilância Sanitária recebam subsídios para um trabalho continuado e necessário de proteção contra o marketing inapropriado de substitutos do leite materno.

alimentos infantis; rotulagem de alimentos; substitutos do leite humano; aleitamento materno


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