Acessibilidade / Reportar erro

Padrões alimentares e significados da alimentação de gestantes de baixo risco

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o padrão alimentar e os significados que a alimentação tem para gestantes.

Métodos:

Estudo transversal em oito unidades de saúde de Fortaleza, Ceará, com 201 gestantes. Utilizou-se questionário socioeconômico e de saúde, Teste de Associação Livre de Palavras e Questionário de Frequência Alimentar. Os padrões alimentares foram identificados pelo método de análise fatorial por componentes principais. Utilizou--se a regressão de Poisson, adotando-se nível de significância de 5%.

Resultados:

Três padrões alimentares foram identificados: brasileiro atual (feijão, arroz, carnes processadas, gorduras, pães refinados, massas, refrigerante, açúcares e doces, biscoitos), saudável (frutas e sucos de frutas, vegetais, cereais integrais, frutos do mar, laticínios) e denso em energia (salgados, pipoca, salgadinho, macarrão instantâneo, tubérculos e frango). As mulheres que não receberam orientação sobre alimentação no pré-natal mostraram menor chance de aderir ao padrão brasileiro atual (RP=0.87), o que fez com que alimentos típicos da dieta do brasileiro fossem pouco consumidos entre elas. Para a maioria das mulheres, o significado da alimentação foi ser importante e saudável, porém representar esses significados não mostrou associação com nenhum dos padrões alimentares identificados. No entanto, aquelas que não perceberam a alimentação como algo que deve ser saudável apresentaram maior chance de adesão ao padrão denso em energia (RP=1.18), padrão que deve ser visto com cuidado, pois o ganho de peso excessivo pode repercutir negativamente na gravidez.

Conclusão:

As orientações alimentares no pré-natal e o modo como as gestantes percebem sua alimentação podem influenciar nas escolhas alimentares na gravidez.

Palavras-chave:
Comportamento alimentar

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br