Acessibilidade / Reportar erro

Influence of test tube sealing on the morpho-anatomy and ultrastructure of leaves of Aechmea bromeliifolia (Bromeliaceae) grown in vitro1 1 Research conducted as part of Master’s degree of the first author.

Resumo

Plantas desenvolvidas in vitro podem apresentar características estruturais e fisiológicas pouco funcionais. Contudo, o tipo de vedação dos recipientes utilizados na cultura de tecidos pode minimizar tais características. Este estudo avaliou a influência do tipo de vedação dos tubos de ensaio sobre a anatomia e a ultraestrutura das folhas de Aechmea bromeliifolia (Rudge) Baker (Bromeliaceae), uma bromélia ornamental nativa do Brasil, desenvolvidas in vitro. Foram utilizados três tipos de vedação: tampa rígida de polipropileno (PC), filme de policloreto de vinila (PVC) e PC coberta com uma membrana microporosa (PM). Para efeitos de comparação, plantas provenientes de sementes germinadas em telado também foram estudadas. As plantas desenvolvidas em tubos vedados com PM se assemelharam mais às desenvolvidas em telado, quanto à abertura dos estômatos, a presença de grãos de amido e a organização do sistema interno de membranas dos cloroplastos. Nas plantas cultivadas em tubos vedados com PC, houve maior densidade estomática e os cloroplastos ficaram com grandes áreas sem tilacóides no estroma. Na condição PVC, pouco ou nenhum grão de amido foi encontrado. Esses resultados sugerem que a membrana microporosa, adicionada ao orifício da PC, proporcionou uma vedação com ventilação natural, contribuindo para o melhor desenvolvimento das plantas.

Palavras-chave:
ambiente in vitro; cultura de tecidos vegetais; ultraestrutura dos cloroplastos

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br