Acessibilidade / Reportar erro

Pollen morphology in the genus Dyckia (Bromeliaceae): endemic species from southern Brazil comprising the proposed infrageneric grouping “D. selloa complex”

Resumo

Dyckia (Bromeliaceae) possui espécies com diversas semelhanças morfológicas. O proposto agrupamento de 13 espécies do gênero está baseado em sua restrita distribuição geográfica e características das sementes como um “complexo D. selloa”, porém necessita ainda de um melhor entendimento. O presente trabalho possui como objetivo analisar a morfologia dos grãos de pólen das espécies pertencentes ao agrupamento. Foram realizadas análises por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia de Luz em Campo Claro e em Fluorescência, com a medição de algumas estruturas. Os grãos de pólen são heteropolares, oblados, com tamanho pequeno ou médio e sulco do tipo simples. Eles possuem uma sexina (com teto e infrateto columelar) e nexina 1. Diferentes padrões de ornamentação foram identificados: reticulado, microrreticulado, reticulado com grânulos livres, reticulado com um retículo parcialmente descontínuo e reticulado com retículo descontínuo. A margem da abertura de algumas espécies difere do descrito para o gênero (tipo Puya) e é aqui indicado como tipo “Outro”. Os resultados são consistentes com os dados existentes para o gênero Dyckia e contribuem para a compreensão da morfologia polínica no gênero e no agrupamento estudado. Os dados obtidos aqui e as variações observadas podem ser úteis para um melhor entendimento do “complexo D. selloa”.

Palavras-chave:
Brasil; Bromeliaceae; Dyckia; microscopia; pólen

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br