Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da covid-19 nos alunos de graduação de odontologia e a perspectiva de retorno às atividades presenciais

Resumo

Introdução

a contaminação em massa pelo novo coronavírus promoveu danos suficientes para que a pandemia se estendesse por tempo indeterminado.

Objetivo

analisar os fatores emocionais adquiridos por estudantes do curso de odontologia no período pandêmico COVID-19 e as influências relacionadas ao retorno das atividades presenciais.

Material e método

pesquisa observacional, transversal e analítica, realizada em uma universidade pública do estado do Pará. Foi aplicado na comunidade acadêmica um questionário de pesquisa, próprio, validado pelo comitê de ética da Universidade Federal do Pará, por um período de 3 meses (novembro de 2020 a janeiro de 2021). Para a análise foi pelo programa Excel, estatísticas Kappa e o teste Qui-quadrado exibidos por frequência e porcentagem.

Resultado

participaram da pesquisa 188 alunos de odontologia. Os resultados obtidos na pesquisa foram de acordo com a hipótese gerada pelos pesquisadores, cerca de 19,2% e 3,7%, apresentaram crises emocionais elevando-as no período de confinamento. Quanto as expectativas para o atendimento, houve aumento de estado opressivo de crises psíquicas (ansiedade, estresse, raiva, medo), consideradas influentes na cognição dos traços comportamentais durante o atendimento pós pandemia.

Conclusão

o estudo identificou que as alterações emocionais adquiridas no surto pandêmico desencadearam impacto negativo no rendimento estudantil, todavia, a sintomatologia depressiva esteve expressa em acadêmicos concluintes.

Descritores:
Estudantes de odontologia; esgotamento psicológico; pandemias; ajustamento emocional

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br