Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do posicionamento crestal do implante na estabilidade primária antes e após carga: um estudo in vitro

Resumo

Introdução

A estabilidade primária é um dos objetivos da implantodontia moderna e, caso atingida, reduz o tempo de tratamento para a reabilitação protéticas e o número de intervenções realizadas. Diversas empresas preconizam a posição subcrestal no uso de implantes com conexão cônica interna.

Objetivo

Este estudo in vitro avaliou o efeito do posicionamento de implantes de conexão conica interna sub e equicrestal sob condições estáticas e em função, considerando dois tipos de densidades ósseas.

Material e método

um total de 200 espécimes de osso extraído do femur de suínos e padronizados por meio de radiografias e microtomografias computadorizadas foram separados em densidade alta e baixa. Implantes foram instalados no centro dos especimes e for a avaliados por meio de microCT e histomorfometria.

Resultado

Os resultados demonstraram que a colocação de implante subcrestalmente promoveu melhor estabilidade primária e performance em todas as situações, irrespectivamente à densidade óssea.

Conclusão

A colocação de implantes subcrestalmente melhora a estabilidade primária em todas as situações, sendo indicada quando da utilização de conexões cônicas internas.

Descritores:
Implantes dentais; técnica in vitro; microtomografia; teste de arrancamento

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br