Acessibilidade / Reportar erro

Análise de diferentes processamentos da fibrina rica em plaquetas

Resumo

Introdução

A fibrina rica em plaquetas (FRP) é formada por um concentrado sanguíneo autólogo, com propriedades de promover a proliferação celular, regeneração de tecido, dentre eles tecido ósseo, gengival e epitelial.

Objetivo

Comparar quatro tipos diferentes de processamento e obtenção de FRP, analisando a sua formação através de técnicas laboratoriais. A finalidade do estudo é validar um método que obtenha maior qualidade para o uso em cirurgias nas diversas áreas da odontologia.

Material e método

O experimento foi constituído de uma coleta de sangue de 12 voluntários, onde a amostra de cada paciente foi processada de 4 formas. A análise dos processamentos se deu em duas etapas, onde na primeira, quantitativa, foi analisado o plasma pobre em plaquetas (PPP), através de contagem de constituintes sanguíneos em câmara de Neubauer. Na segunda etapa, qualitativa, foram analisadas as FRP em microscopia através de lâminas histológicas.

Resultado

A análise estatística da contagem de leucócitos, hemácias e plaquetas não mostraram diferença significativa entre os distintos processamentos. As análises histológicas do FRP mostraram redes de fibrina com agregação plaquetária, inúmeros leucócitos e presença de hemácias, sendo que as amostras de dupla centrifugação apresentaram mais leucócitos que nas demais.

Conclusão

Dos procedimentos analisados, a amostra centrifugada a 1 única vez a 3000 RPM (1900 G) por 10 min mostrou-se a melhor qualidade de FRP.

Descritores:
Processamento; amostra; concentrado sanguíneo; leucócitos; procedimentos odontológicos

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br