Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre cloreto de alumínio e o cloridrato de tetrizolina no controle do afastamento gengival vertical e fluído crevicular

Resumo

Introdução

A utilização de fio de afastamento gengival com uma substância de afastamento gengival é um procedimento comum para se realizar uma moldagem com qualidade do término cervical em dentes com finalidade protética.

Objetivo

Avaliar se o método mecânico-químico com cloridrato de tetrizolina a 0,05% ou cloreto de alumínio a 25% são capazes de reduzir o fluido crevicular e afastar o tecido gengival verticalmente em uma quantidade maior, estatisticamente significante, em comparação com o método mecânico de afastamento (sem substâncias químicas).

Material e método

Dez pacientes foram selecionados, e os fios Ultrapak n° 000 e 1 foram posicionamos de maneira randomizada nos dentes 13, 21 e 23. Grupo I: fio sem substância química; Grupo II: fio impregnado com cloridrato de tetrizolina; Grupo III: fio impregnado com cloreto de alumínio. Utilizando modelos de gesso, foram capturadas trinta imagens com uma câmera acoplada a uma lupa, para análise do grau de afastamento. O fluxo crevicular foi quantificado através de uma balança de alta precisão, a partir de tiras de papel absorvente personalizadas para cada dente que recebeu afastamento gengival.

Resultado

Não houve diferença estatística entre os três grupos quanto a quantidade de afastamento gengival vertical (Anova, p=0,26). Quanto a redução de fluido crevicular, não houve diferença entre os grupos teste e controle (Wilcoxon e Friedman, p < 0,05).

Conclusão

A utilização do cloridrato de tetrizolina ou cloreto de alumínio em fio de afastamento gengival não melhorou a quantidade de afastamento vertical da gengiva e não reduziu a quantidade de fluido crevicular.

Descritores:
Retração gengival; líquido do sulco gengival; sulco gengival

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Humaitá, 1680 - Caixa Postal 331, 14801-903 Araraquara,São Paulo,SP, Tel.: (55 16) 3301-6376, Fax: (55 16) 3301-6433 - Araraquara - SP - Brazil
E-mail: adriana@foar.unesp.br