Acessibilidade / Reportar erro

Diferentes critérios de classificação do índice de massa corporal para o rastreio do excesso de peso em crianças de seis a dez anos

RESUMO

Objetivo:

Analisar a concordância dos parâmetros de índice de massa corporal (IMC) para crianças com idade de seis a dez anos da cidade de Montes Claros/MG com os demais critérios de abrangência nacional e internacional, bem como sua sensibilidade e especificidade no rastreio do excesso de peso.

Métodos:

Foi utilizada uma amostra de 4.151 crianças de seis a dez anos, sendo mensuradas estatura e massa corporal para a determinação do IMC. Os valores obtidos foram classificados de acordo com os pontos de corte da World Health Organization (WHO), International Obesity Task Force (IOTF), Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Conde & Monteiro e uma recente proposta local. Calculou-se o índice de concordância entre os critérios mencionados e, em seguida, a sensibilidade e a especificidade.

Resultados:

A proposta local mostrou-se altamente concordante na maioria das combinações, principalmente para o excesso de peso com a WHO (k=0,895). Com relação ao excesso de peso, a proposta local apresentou valores de 0,8680 e 0,9956 para a sensibilidade e especificidade respectivamente, mostrando alto poder de discriminação do IMC.

Conclusões:

Conclui-se que os parâmetros locais de IMC para crianças de seis a dez anos representam uma proposta válida, altamente viável e utilizável para o rastreio do excesso de peso desse grupo populacional, melhorando a tomada de decisão profissional no acompanhamento de tais indivíduos.

Palavras-chaves:
Obesidade; Sobrepeso; Obesidade pediátrica; Status nutricional

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br