RESUMO
Objetivo:
Comparar e analisar parâmetros de função pulmonar e de mecânica respiratória entre escolares saudáveis e com fibrose cística (FC).
Métodos:
Estudo transversal que incluiu escolares saudáveis (GES) e com FC (GFC), com idades entre seis e 13 anos, provenientes de instituições de ensino e de um centro de referência da FC em Florianópolis/SC, Brasil, pareados por idade e sexo, respectivamente. Inicialmente, conduziu-se avaliação antropométrica para pareamento e caracterização de ambos os grupos e, no GFC, consultou-se prontuário médico para registro dos dados de colonização bacteriana, genótipo e gravidade da doença (Escore de Schwachman-Doershuk — ESD). Para a avaliação da função pulmonar, realizou-se espirometria e a avaliação da mecânica respiratória foi conduzida por meio do sistema de oscilometria de impulso.
Resultados:
Participaram 110 escolares, 55 em cada grupo. No GFC, 58,2% foram classificados pelo ESD como excelentes, 49,1% apresentaram genótipo ∆F508 heterozigoto e 67,3% eram colonizados por alguma patógeno. Houve diferença significativa (p<0,05) na maioria dos parâmetros de função pulmonar e de mecânica respiratória entre os grupos.
Conclusões:
Escolares com FC apresentaram distúrbio ventilatório obstrutivo e com comprometimento de vias aéreas periféricas, em comparação aos escolares hígidos. Esse evento reforça o início precoce da alteração de função pulmonar e de mecânica respiratória nessa enfermidade, evidenciados pelos achados desta investigação.
Palavras-chave:
Marcadores clínicos; Lesão pulmonar induzida por ventilação mecânica; Espirometria; Oscilometria