Acessibilidade / Reportar erro

Gravidade da anquiloglossia em bebês: dor materna, autoeficácia e aspectos funcionais do aleitamento materno

RESUMO

Objetivo:

Analisar aspectos funcionais da amamentação, autoeficácia e dor relatada pelas mães durante a amamentação, em recém-nascidos com anquiloglossia grave e leve.

Métodos:

Estudo observacional, realizado com 81 bebês diagnosticados com anquiloglossia avaliados pelo Bristol Tongue Assessment Tool (grave: escores 0–3; leve: escores: 4–6), aninhados em um estudo de coorte realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil. Os aspectos funcionais do aleitamento materno foram analisados por meio do Formulário de Observação da Amamentação do Fundo Internacional para a Infância das Nações Unidas (BOF-UNICEF) e da Escala LATCH. Aautoeficácia foi mensurada por meio da Breastfeeding Self-Efficacy Scale — Short-Form. Os indicadores de dor foram avaliados pelo Short-Form McGill Pain Questionnaire. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados:

A idade materna foi 26,7±0,8 anos, e 64,2% concluíram o ensino médio. A maioria dos recém-nascidos era do sexo masculino (67,9%), e o peso ao nascer foi 3232±60g. Foi detectada associação significante no aspecto da sucção avaliado pelo BOF-UNICEF [β=0,22 (IC95% 0,07; 0,73), p=0,013]. No entanto, os grupos não diferiram na avaliação do aleitamento materno realizada pela escala LATCH. Os grupos não apresentaram diferenças na avaliação da autoeficácia em amamentar relatada pelas mães e no escore de dor.

Conclusões:

Apesar de ter sido observada dificuldade de sucção em lactentes com anquiloglossia grave, a qualidade da amamentação em geral, a dor materna e a autoeficácia relatada pelas mães não diferem quando comparadas com as de lactentes com anquiloglossia leve. Assim, a gravidade da anquiloglossia parece não afetar os indicadores de amamentação.

Palavras-chave:
Anquiloglossia; Aleitamento materno; Autoeficácia; Dor

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br