Acessibilidade / Reportar erro

A vibração dos corpos: notas sobre uma teoria umbandista do intercâmbio mediúnico-energético1 1 Este artigo consiste em uma versão revista e ampliada de comunicação oral realizada no Seminário Temático "Religião e tecnologia: novas abordagens”, durante a VI ReACT (Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia), em 2017. Devo agradecer a Tim Ingold, a Bruno Reinhardt e a Carly Machado, bem como pareceristas, pelas sugestões e comentários às ideias presentes no texto.

The vibration of the bodies: notes concerning an umbandista theory of energetic-mediumistic switching

Resumo

Por meio de pesquisa etnográfica, este estudo registrou o conceito nativo do fenômeno mediúnico como transmissão de vibrações entre seres intangíveis e pessoas encarnadas. Primeiramente, apresento a noção quântica de vibração com que se explica o conceito dos sete corpos da pessoa. Em seguida, argumento que a técnica do processo mediúnico, através do qual as pessoas corporificam e materializam o sagrado, faz também com que elas próprias transformem-se em media. A relevância teórica da formulação para o estudo da materialidade nas religiões mediúnicas é evidenciada na mesma medida em que a pessoa-médium torna-se aparelho mediúnico e instrumento tecnológico. Por fim, conclui-se que essa teoria umbandista configura a concepção de “incorporação” de modo bastante diverso da ideia que o termo evoca.

Palavras-chave:
Mediação; Vibração; Noção de pessoa; Fenômeno Mediúnico; Umbanda

Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br