Acessibilidade / Reportar erro

Cristo, Bíblia e Iemanjá: monumentos e diversidade religiosa no Brasil1 1 Os autores agradecem aos pareceristas anônimos da revista por suas críticas e sugestões. Agradecem também as pessoas entrevistadas. Uma versão deste texto foi discutida em sessão da disciplina “Religião e Sociedade”, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, em 2023/2. Para Giumbelli, este texto é resultado do projeto “Materialidades Religiosas”, Bolsa de Produtividade do CNPq; para Lima, é resultado do projeto “Territórios Sagrados, Patrimônio e Meio Ambiente: a memórias das religiões afro-maranhenses em cena” e de sua inserção em FATUMBI: Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades.

Christ, Bible and Iemanjá: monuments and religious diversity in Brazil

Este texto analisa três casos em que referências religiosas servem para a construção de monumentos: uma estátua de Cristo no Rio Grande do Sul, a escultura de uma Bíblia no Rio de Janeiro e uma imagem de Iemanjá no Maranhão. O objetivo de nossas elaborações é tomar esses objetos como formas de presença, respectivamente, do catolicismo, das igrejas evangélicas e das religiões afro-brasileiras no espaço público. As análises focam em dois pontos: a inserção desses objetos monumentalizados, com suas materialidades específicas, na paisagem urbana e os modos de interação com seus públicos que esses monumentos almejam ou que os sustentam. Buscamos contribuir para discussões sobre as configurações da diversidade religiosa brasileira e as consequências de certos modos de ocupação de espaços públicos.

Palavras-chave:
monumentos; diversidade religiosa; espaço público


Instituto de Estudos da Religião ISER - Av. Presidente Vargas, 502 / 16º andar – Centro., CEP 20071-000 Rio de Janeiro / RJ, Tel: (21) 2558-3764 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: religiaoesociedade@iser.org.br