Acessibilidade / Reportar erro

Outsiders: um conceito de difícil operacionalização na Ciência Política

Outsiders: a hard concept to operationalize in Political Science

RESUMO

Introdução:

O sucesso eleitoral de outsiders, isto é, aqueles que constroem suas carreiras fora dos partidos políticos estabelecidos, não é novo, mas é cada vez mais presente na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Como definir esse fenômeno e aplicar o conceito?

Materiais e métodos:

Através de pesquisa de alta sensibilidade nas bases Web of Science, Scopus, SciELO Brasil, Redalyc e Google Scholar foram selecionados 30 documentos para esta revisão de escopo. A partir da análise dos artigos, examinou-se como o fenômeno tem sido tratado na Ciência Política e quais as bases empíricas para a definição do político outsider.

Resultados:

Três dimensões mostraram-se essenciais para identificar outsiders: 1) partidária, 2) discursiva e 3) profissional. A primeira dimensão verifica se o indivíduo ganhou proeminência dentro ou fora dos partidos tradicionais. A segunda dimensão examina se esse líder tem uma retórica anti-establishment político. A terceira dimensão investiga se ele já possuía uma posição na política institucional antes de lançar-se na disputa eleitoral. Constatou-se que na maioria dos estudos há uma tendência de se chamar de outsiders líderes e partidos políticos que utilizam um discurso de crítica exacerbada à classe política.

Discussão:

Ainda permanecem alguns desafios conceituais e metodológicos nesse campo de estudos. Ao lado de diferentes ênfases em determinadas variáveis pelas áreas que abordam o fenômeno (ciência política, comunicação política), há dificuldades para se operacionalizar o conceito de outsider tal como estabelecido na literatura. Diferentes tipos de outsiders já foram identificados nos casos de eleições presidenciais. Entretanto, para aplicar esse modelo aos cargos legislativos é preciso refinar o conceito e incorporar nas análises o estudo das carreiras políticas.

Palavras-chave
políticos outsiders; discurso anti-establishment; partidos políticos; carreiras políticas; revisão de escopo

Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com