Acessibilidade / Reportar erro

Análise das inter-relações entre os fatores que influenciam a pressão arterial em adultos

RESUMO

OBJETIVO

Investigar as inter-relações entre fatores sociodemográficos, comportamentais e clínicos associados à elevação da pressão arterial em adultos.

MÉTODOS

Utilizaram-se dados de um estudo transversal de base populacional. Foi desenvolvido um modelo hipotético em que condição socioeconômica, consumo de frutas e vegetais, adiposidade e pressão arterial foram tratadas como variáveis latentes, e idade, sexo, glicemia, atividade física, tabagismo, consumo de álcool e controle da hipertensão arterial (HA) foram tratadas como variáveis observadas. Utilizou-se a modelagem de equação estrutural para ajustar o modelo final.

RESULTADOS

Participaram do estudo 808 indivíduos, com idade média de 44,2 anos (DP = 17,8), sendo 52,7% do sexo feminino. Verificou-se que a idade exerceu efeito positivo sobre pressão arterial (β = 0,39), adiposidade (β = 0,44), glicemia (β = 0,26) e tabagismo (β = 0,30), e efeito negativo sobre atividade física (β = -0,17) e consumo de álcool (β = -0,09). O sexo masculino mostrou-se associado positivamente com a pressão arterial (β = 0,13), com o tabagismo (β = 0,28) e com o consumo de bebida alcoólica (β = 0,18). A adiposidade teve efeito positivo sobre a pressão arterial (β = 0,23) e a glicemia (β = 0,16), o consumo de álcool produziu efeito positivo sobre a adiposidade (β = 0,09), o consumo de frutas e vegetais exerceu efeito negativo sobre a pressão arterial (β = -0,11), e a condição socioeconômica teve efeito positivo sobre o consumo de frutas e vegetais (β = 0,47). O modelo estrutural foi ajustado pela variável controle médico da hipertensão, que apresentou efeito negativo sobre a pressão arterial (β = -0,10).

CONCLUSÕES

Os resultados sugerem que o aumento da idade se associa ao aumento da pressão arterial, adiposidade, glicemia e tabagismo, assim como com a redução da atividade física e consumo de álcool. O sexo masculino associou-se com aumento da pressão arterial e maior uso de bebida alcoólica e cigarros. A adiposidade correlaciona-se ao aumento da pressão arterial e da glicemia, enquanto maior consumo de álcool associa-se com aumento da adiposidade e maior consumo de frutas e vegetais, assim como o controle ativo da hipertensão, correlaciona-se com redução da pressão arterial. A melhor condição socioeconômica mostrou-se associada com maior consumo de frutas e vegetais.

Adulto; Pessoa de Meia-Idade; Hipertensão, epidemiologia; Comportamentos Relacionados com a Saúde; Fatores de Risco; Fatores Socioeconômicos; Estudos Transversais

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br