Acessibilidade / Reportar erro

Envelhecer com saúde: estratégias de ageing in place de uma população portuguesa com 65 anos ou mais

RESUMO

OBJETIVO:

Identificar as estratégias desenvolvidas por pessoas em processo de envelhecimento para se manter residindo na própria casa, apesar das fragilidades e das dificuldades com que deparam.

MÉTODOS:

A pesquisa foi realizada a partir de um inquérito a uma população com 65 anos ou mais no município português de Portimão. Os dados foram recolhidos por questionário, em 2017, e submetidos a análise estatística e análise de conteúdo.

RESULTADOS:

A maioria dos inquiridos tem habitação própria, onde se sente segura e satisfeita, e revela ter consciência e preocupação em relação às alterações que deve executar em sua casa para ali poder permanecer. Além das condições habitacionais e de habitabilidade, as condições de saúde, os recursos económicos, a rede social e os serviços disponíveis assumem um papel preponderante no envelhecimento na comunidade.

CONCLUSÕES:

Foi possível identificar uma diversidade nas estratégias utilizadas para permanecerem em suas casas à medida que envelhecem e uma multiplicidade de formas como mobilizaram os recursos que têm à disposição, bem como constrições do ageing in place.

DESCRITORES:
Envelhecimento na Comunidade; Habitação; Características de Residência; Vida Independente

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br