Acessibilidade / Reportar erro

Escala de Avaliação da Necessidade de Cuidado em Saúde Mental: evidências adicionais

RESUMO

OBJETIVO

Investigar evidências de validade da Escala de Avaliação da Necessidade de Cuidado em Saúde Mental (CuidaSM).

MÉTODOS

Trata-se de um estudo de natureza psicométrica, que busca evidências adicionais de estrutura interna. A coleta de dados foi realizada em 11 unidades básicas de saúde (UBS), que executam a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), distribuídas nas cinco regiões brasileiras. A versão preliminar da CuidaSM, contendo um bloco autorreferido pelo usuário e outro avaliado por profissionais da atenção primária à saúde (APS), foi aplicada em usuários com 18 anos ou mais que compareceram às UBS para consulta com profissional de nível superior. As técnicas de análise fatorial confirmatória e network analysis foram utilizadas para investigação das evidências de validade. Para os dados primários da análise fatorial confirmatória, utilizou-se as cargas fatoriais e o poder preditivo do item (R2). Foram adotados seis índices de ajustamento do modelo e a confiabilidade foi aferida por três indicadores por meio de bayesian estimation.

RESULTADOS

Participaram do estudo 879 usuários. Pela análise fatorial confirmatória, as cargas fatoriais variaram de 0,43 a 0,99 e R2 de 0,19 a 0,98. Tanto os indicadores primários como os índices de adequação do modelo estabeleceram-se em níveis satisfatórios e consistentes. A network analysis apontou que os itens se associaram de forma adequada a seus pares, respeitando as dimensões estabelecidas, o que indica, novamente, a sustentabilidade e estabilidade do modelo proposto.

CONCLUSÕES

Os achados do estudo confirmam um modelo consistente e confiável do instrumento, por meio da combinação de técnicas. Considerando a relevância do uso de instrumentos sólidos na prática clínica, a CuidaSM se apresenta como uma ferramenta promissora para a gestão de base populacional e organização do cuidado em rede, alinhada às propostas da PAS.

Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Gestão da Saúde da População

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br