Acessibilidade / Reportar erro

VIDAS REVISITADAS: A RECONSTRUÇÃO DO PASSADO DE IDOSOS EM PROGRAMAS GERONTOLÓGICOS* * Este artigo desenvolve questões apresentadas inicialmente como comunicação na XX Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (SBPH), realizada no Rio de Janeiro, em 2000, e publicada nos Anais da XX Reunião da SBPH, Curitiba, 2001, p. 37-43, sob o título "Experiência e memória: os limites da reconstrução do passado nas histórias de vida de idosos em projetos de gerontologia".

LIVES REVISITED: THE RECONSTRUCTION OF THE SENIORS' PAST IN GERONTOLOGICAL PROGRAMS

Resumo

Examino, neste artigo, o processo de reconstrução do passado de idosos engajados em projetos gerontológicos, utilizando material empírico produzido em pesquisas sob minha coordenação. Seguindo a orientação de Ruth Behar, considero que cada narrativa chamada de "história de vida" constitui-se na produção de um texto que é uma versão do self construída por um sujeito. Neste sentido, o artigo tem dois objetivos: o primeiro, de ordem teórico-metodológica, visa acentuar a dimensão interpretativa e situada das narrativas estudadas, verificando como algumas categorias interpretativas ordenam a produção das histórias de vida em agências gerontológicas; o segundo é contribuir para uma discussão mais ampla sobre as formas de relacionamento entre culturas diversas em sociedades complexas.

Palavras-chave:
Idosos; Identidade; Histórias de vida; Projetos gerontológicos; Sociedades complexas

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com