Acessibilidade / Reportar erro

REPETIÇÃO DIFERENÇA: SILVIANO SANTIAGO E O CENTENÁRIO DO MODERNISMO QUE VIRÁ (SEGUIDO DE “ALEIJADINHO, BRETAS E OS POETAS MODERNISTAS (1927-1930)”)* 1 N. E. Originalmente publicado como Prefácio a Rodrigo José Ferreira Bretas, “Traços biográficos do finado Antônio Francisco Lisboa, distinto escultor mineiro, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho”. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

REPETITION DIFFERENCE: SILVIANO SANTIAGO AND THE CENTENARY OF THE COMING MODERNISM (FOLLOWED BY “ALEIJADINHO, BRETAS AND THE MODERNIST POETS (1927-1930)”)

Resumo

Este registro de pesquisa situa um texto importante de Silviano Santiago dentro do debate sobre o que se pode fazer, hoje, com o legado do modernismo. Ainda, coloca questões sobre este movimento cultural para além do seu marco simbólico mais consagrado, a Semana de Arte Moderna de São Paulo, de 1922. Em 2024, comemoraremos o centenário da viagem modernista a Minas Gerais: um bom momento para rediscutir eurocentrismo, cosmopolitismo, ideais de pureza e unidade na cultura brasileira, bem como limites e possibilidades da nossa dependência cultural no cenário mundial.

Palavras-chave:
Modernismo; Dependência cultural; Cosmopolitismo; Silviano Santiago

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com