Acessibilidade / Reportar erro

ARTES PLÁSTICAS EM FEIRA DE ARTESANATO: VENDA, CRIAÇÃO E OS OLHOS PARA VER A ARTE* * A pesquisa que deu origem a este artigo contou com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Faperj - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Agradeço a Peregrina Capelo, a Maria Sylvia Porto Alegre, a Dodora Guimarães e a Ismael Pordeus Jr. pelas indicações preciosas para essa pesquisa, naturalmente eu me responsabilizando por seus resultados. Seguindo acerto feito com artesãos e artistas plásticos entrevistados, evitaremos aqui, em muitos momentos, apresentar dados que permitam sua identificação.

PLASTIC ARTS AT A HANDICRAFTS MARKET: SELLING, CREATING AND HAVING PROPER EYES TO SEE ART

Resumo

Este artigo trata de aspecto nem sempre enfocado da arte, a venda, refletindo sobre as formas por meio das quais ela se liga a procedimentos criativos e a diversos atributos que costumam compor a identidade de artista, como o caráter original, individualizado e comercialmente desinteressado de sua produção. Analisando situação na qual artistas plásticos trabalham em feira de artesanato de Fortaleza, Estado do Ceará - Brasil, as aproximações e os distanciamentos das categorias artista/arte, de um lado, das categorias artesão/artesanato, de outro, contribuem para a reflexão sobre o significado variável de procedimentos vinculados à venda de seus produtos, as condições nas quais se realiza, e o quanto concorre para a diferenciação dos e entre artistas plásticos.

Palavras-chave:
Arte; Artista plástico; Venda; Feira de artesanato; Criação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com