Acessibilidade / Reportar erro

“Desculpe a demora!”: métodos online como estratégia para desenvolvimento de pesquisas sobre maternidades1 1 Essa pesquisa foi financiada pelo Ministério da Educação do Brasil através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Agradecemos ao Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, que mantém no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública a execução de pesquisas como essas.

“Sorry for the delay!”: online methods as a strategy for developing research on maternity

Resumo

A partir da experiência de pesquisa com mulheres mães lésbicas e bissexuais e das dificuldades encontradas para realização de encontros síncronos para a coleta de dados, observou-se que métodos de pesquisa online assíncronos se apresentam como estratégias em potencial para esse grupo em específico, considerado de difícil acesso. Este trabalho visa retratar o percurso metodológico para desenvolvimento de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de métodos online, utilizando-se de estratégias como entrevistas abertas e grupo focal online, por meio da mídia social WhatsApp.

Palavras-chave:
Metodologia; Pesquisa Qualitativa; Grupos Focais Online; Maternidade

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br