Acessibilidade / Reportar erro

O dispositivo “antes e depois” nas cirurgias estéticas íntimas: novas formas de materialização das normas de gênero1 1 Este artigo é resultado do projeto de pesquisa “Novas formas de circulação de conhecimento e de acesso a tecnologias biomédicas: cenários contemporâneos para transformações corporais e subjetivas”, apoiado pelo CNPq.

The “before and after” dispositive in intimate aesthetic surgeries: new ways of materializing gender norms

El dispositivo “antes y después” en las cirugías estéticas íntimas: nuevas formas de materializar las normas de género

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida uma reflexão sobre a produção de imagens e narrativas circunscritas em torno do dispositivo antes e depois. Argumenta que a divulgação de padrões estéticos, especialmente nas redes sociais, opera de modo a prescrever uma necessária transformação e aprimoramento de si. Analisa relatos de experiências de mulheres que realizaram a chamada cirurgia íntima (ninfoplastia ou redução dos pequenos lábios vaginais) com a intenção de melhoria estética. Os depoimentos provêm de um grupo de discussão em torno desses procedimentos na internet. Nos casos em que as intervenções cirúrgicas são avaliadas negativamente, o antes e depois não se realizam da forma prevista. Nesse cenário, as mulheres tendem a ressignificar a necessidade da cirurgia e a reconhecer a imposição, por parte da sociedade, de padrões corporais idealizados. Este processo é discutido por meio do debate acerca do pós-feminismo e constrangimentos de gênero.

Palavras-chave
cirurgia estética genital feminina; antes e depois; gênero; sexualidade; pós-feminismo

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) R. São Francisco Xavier, 524, 6º andar, Bloco E 20550-013 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel./Fax: (21) 2568-0599 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sexualidadsaludysociedad@gmail.com