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Estudos da deficiência na produção acadêmica: uma cartografia nas arenas do Norte-global

Disability studies in academic production: a cartography of the global North arena

Resumo

Qual seria o lugar dos estudos da deficiência na prática científica contemporânea? Em que medida a circulação de investigações que questionam ontologias capacitistas e posicionam a deficiência como um marcador social relevante para a compreensão das diferentes formas de apagamento e de opressão social estaria influenciando o desenvolvimento de novas agendas de pesquisa? A partir de um mapeamento de 2.864 documentos registrados nas bases de dados Scopus e Web of Science entre os anos de 1956 e 2020, este artigo procura descrever as tendências gerais de produção e a estrutura intelectual dos estudos da deficiência ao longo das últimas sete décadas. A intenção é oferecer um mapa atualizado dos principais periódicos, autores e autoras, repertórios teóricos, enfoques heurísticos e sujeitos políticos que disputam visibilidade e legitimidade no cenário internacional da produção de conhecimentos a respeito da deficiência. Os resultados desta investigação sugerem que a deficiência é uma categoria plural e em construção nos meios científicos especializados; simultaneamente analítica e política, ela se organiza em torno de múltiplas áreas que participam da coprodução de distintos modelos de interpretação e de construção das vidas das pessoas com deficiência.

Palavras-chave
estudos da deficiência; modelo social; produção científica; sociologia do conhecimento; bibliometria

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