Acessibilidade / Reportar erro
Sociologias, Volume: 15, Número: 33, Publicado: 2013
  • Documento sem título Editorial

    Cattani, Antonio David; Baumgarten, Maíra
  • Reconhecimento, teoria crítica e sociedade: sobre desenvolvimento da obra de Axel Honneth e os desafios da sua aplicação no Brasil Dossiê

    Rosenfield, Cinara L.; Saavedra, Giovani Agostini

    Resumo em Português:

    O artigo propõe traçar a evolução da Teoria do Reconhecimento através da obra de seu autor, Axel Honneth, e apresentar sua recepção no Brasil acompanhada de suas críticas e interpretações. Na primeira parte do artigo é apresentado o conjunto da obra do autor, buscando evidenciar sua evolução interna e os diálogos que Honneth estabelece com seus antecessores. Na segunda parte, discute-se a pertinência, abrangência ou adaptabilidade da Teoria do Reconhecimento a partir de dois pontos principais apontados pelas diversas interpretações da obra do autor: 1) a concepção individualista da autonomia e as suas implicações sobre o entendimento do papel da ação coletiva na luta pelo reconhecimento; 2) as dificuldades de operacionalização teórico-metodológica do seu sistema conceitual em estudos empíricos, e ainda associadas aos parâmetros cívicos europeus, ou mesmo alemães, sobre os quais o autor constrói sua noção de normatividade. Como será desenvolvido, esses temas se encontram articulados entre si e explorados pelos diferentes artigos que compõem o presente dossiê.

    Resumo em Inglês:

    The article aims to outline the development of the Theory of Recognition through the work of its author, Axel Honneth, and to present its reception in Brazil, as well as the criticism and interpretations of this theory. The first part of the article presents the author's body of work seeking to unveil its inner evolution and the dialogues established by Honneth with his predecessors. In the second part, we discuss the relevance, comprehensiveness or suitability of the Theory of Recognition from two main points highlighted by the various interpretations of the author's work: 1) the individualistic conception of autonomy and its implications on the understanding of the role of collective action in the struggle for recognition; 2) the difficulties regarding both theoretical and methodological operationalization of its conceptual framework within empirical studies, and its association to European, or even German, civic paradigms upon which the author builds his notion of normativity. The article concludes by showing how these themes are articulated and explored by the various works that comprise this dossier.
  • O eu no nós: reconhecimento como força motriz de grupos Dossiê

    Honneth, Axel

    Resumo em Português:

    Neste texto, analisam-se o conceito de grupo e suas manifestações, buscando contrapor às perspectivas categoriais da psicanálise e da teoria sociológica, consideradas incompletas em razão de estilizações unilaterais que impedem uma conexão conceitual básica entre as duas disciplinas, uma terminologia que, de partida, seja neutra frente às alternativas positiva e negativa de inserção do eu no grupo. Para tanto, o grupo, independentemente de seu tamanho e tipo, inicialmente deve ser compreendido como um mecanismo social fundado na necessidade ou no interesse psíquico do indivíduo, porque o auxilia na estabilidade e ampliação pessoais. O artigo descreve, em linhas gerais, o arcabouço categorial unificado, recorrendo ao conceito do reconhecimento. Num primeiro passo, apresenta-se brevemente a premissa de que a dependência individual de experiências de reconhecimento social explica por que o sujeito individualmente aspira a ser membro em diferentes modelos de agrupamentos sociais. Num segundo passo, tenta-se corrigir a imagem idealizada de grupo anteriormente introduzida, ao tematizar as tendências regressivas que frequentemente codeterminam a vivência no grupo. Por fim, segue-se a ideia de retirar gradativamente aquelas idealizações que estavam na base da premissa inicial de uma diluição harmônica do eu no nós do grupo.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the concept of group and its manifestations, seeking to contrast the categorial perspectives of both psychoanalysis and sociological theory, which are considered incomplete because of unilateral stylizations that prevent a basic conceptual connection between the two disciplines, with a terminology conceived to be neutral faced with positive and negative alternatives for insertion of the self in the group. To this end, the group, regardless of its size and type, should be initially understood as a social mechanism based on the individual's psychic need or interest, because it helps in his stability and personal development. The article outlines the unified categorial framework resorting to the concept of recognition. In a first step, I briefly present the premise that the individual's dependence on experiences of social recognition explains why the subject individually aspires to membership in different models of social groupings. In a second step, I try to correct the previously introduced idealized image of group, by thematizing the regressive tendencies that often co-determine the experiencing within the group. Finally, I proceed with the idea of progressively withdrawing those idealizations that were based on the initial premise of a harmonic blending of I in we in the group.
  • Desrespeito e revolta Dossiê

    Iser, Mattias

    Resumo em Português:

    Uma crítica social frutífera precisa questionar, também, se as ações ou condições sociais que inicialmente provocam apenas sentimentos difusos de mal-estar ou de vergonha, não deveriam, de preferência, suscitar revolta. Uma das mais frutíferas propostas teóricas para dar conta dessa tarefa é a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, com a qual ele pretende substituir a ênfase habermasiana em nossas práticas comunicativas como fundamento da Teoria Crítica. Contudo, nessa abordagem inovadora, é exatamente a forte ênfase de Honneth no autorrelacionamento individual (como núcleo de uma teoria formal do Bem) que conduz a uma incorreta interpretação por parte dele dos principais aspectos da revolta capazes de provocar o avanço. Neste artigo, eu analiso mais precisamente a contribuição que a ideia de uma autorrelação bem-sucedida (como suposto telos) realiza dentro da teoria do reconhecimento, porém, ressaltando suas limitações.

    Resumo em Inglês:

    A fertile social criticism must also question whether the actions or social conditions that initially cause only diffuse feelings of discomfort or shame should ideally also raise rebellion. One of the most fruitful theoretical proposals for dealing with this task is Axel Honneth's theory of recognition, by means of which he intends to replace the Habermasian emphasis on our communicative practices as the foundation of Critical Theory. However, in such innovative approach is exactly Honneth's strong emphasis on individual 'relations-to-self'(as the core of a formal Theory of the Good) that leads him to a misleading interpretation of the main aspects of rebellion that are able to bring on advancements. In this article, I analyze more precisely the contribution that the idea of a successful 'relation-to-self'(as a supposed telos) performs within the theory of recognition, though pointing out its limitations.
  • Reconhecimento e subjugação: da relação entre teorias positivas e negativas da intersubjetividade Dossiê

    Jaeggi, Rahel

    Resumo em Português:

    O texto se ocupa da relação entre reconhecimento e subjugação, das teorias negativas e positivas do reconhecimento. Ponto de partida comum dessas teorias é a percepção do caráter relacional de nossa identidade e a interpretação desta relação e dependência como um acontecimento constitutivo e produtivo. Em minha estratégia argumentativa, procederei de modo "interno": tomarei a sério a circunstância de que, nos dois casos, tratem-se de teorias da intersubjetividade para avaliar se fazem ou não justiça à percepção original de que a consciência de mim mesmo eu só adquiro mediada por outra autoconsciência. As duas posições compartilham da concepção segundo a qual não existe um self pré-social e, com isso, compartilham também a concepção de que individualidade e sociabilidade se condicionam reciprocamente. Mas elas se distinguem no modo como interpretam e avaliam esta circunstância.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the relationship between recognition and subjugation as approached in the negative and positive theories of recognition. A common starting point of these theories is the perception of the relational character of our identity and the interpretation of this dependency relation as a productive and constitutive event. In my argumentative strategy, I will proceed in an "inward" manner: I will take seriously the fact that, in both cases, theories of intersubjectivity are treated to assess whether or not they do justice to the original perception that consciousness of myself I only acquire as mediated by another self. The two positions share the conception that there is no pre-social self and, thus, also share the view that individuality and sociality are mutually conditioning. They, nevertheless, differ as to how they interpret and evaluate this condition.
  • Liberdade, reconhecimento e emancipação: raízes da teoria da justiça de Axel Honneth Dossiê

    Sobottka, Emil A.

    Resumo em Português:

    Emancipação tem sido, na teoria crítica da Escola de Frankfurt, o critério normativo último à luz do qual tanto a reconstrução de teorias sociais como a análise de realidades sociais específicas foram avaliadas. Como na Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, houve uma certa restrição ao mundo da vida em detrimento dos subsistemas político-administrativo e econômico, Axel Honneth propôs, em sua Teoria do Reconhecimento, retomar o projeto de uma teoria crítica que analise todas as dimensões da vida social à luz de critérios éticos imanentes, tendo a emancipação como horizonte teleológico. Em seu livro O direito da liberdade: esboço de uma eticidade democrática, lançado em junho de 2011, ele desenvolve uma teoria da justiça que, em distinção à tradição em que se insere o autor, coloca a liberdade como o critério ético nas diferentes esferas da vida. O texto analisa as raízes da obra perguntando-se como a questão da emancipação foi relacionada ao propósito de uma teoria da justiça. Sua atenção está menos voltada para o conteúdo concreto do diagnóstico de época e mais para a proposta metodológica de reconstrução normativa como uma ferramenta para a análise da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    In the critical theory of Frankfurt School, emancipation has been the ultimate normative criterion against which both the reconstruction of social theory and the analysis of specific social realities were evaluated. As in Habermas'Theory of Communicative Action there was a certain restriction to the world of life, to the detriment of political-administrative and economic subsystems, in his Theory of Recognition, Axel Honneth proposed to take up again the project of a critical theory to analyze all dimensions of social life in the light of ethical immanent criteria and having emancipation as its teleological horizon. In his book The right of freedom: outline of a democratic ethics, released in June of 2011, he develops a theory of justice that, unlike the tradition in which the author adheres to, sets freedom as the ethical criterion in various spheres of life. This paper analyzes the roots of that work inquiring how the issue of emancipation has been related to the ends of a theory of justice. Its attention is less focused on the actual content of the diagnosis of time and more to the methodological proposal for normative reconstruction as a tool for the analysis of society.
  • O primado do reconhecimento sobre a redistribuição: a origem dos conflitos sociais a partir da teoria de Axel Honneth Dossiê

    Fuhrmann, Nadia Lucia

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo precípuo socializar o estudo empreendido na Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth, em estágio pós-doutoral no Núcleo de Pesquisa "Violência e Cidadania", no Programa de Pós-graduação em Sociologia, da UFRGS, no período 2010-2011. A meta foi articular a pesquisa teórica sobre o "reconhecimento intersubjetivo e social" com uma investigação empírica qualitativa sobre as origens do fenômeno de rualização infanto-juvenil, no meio urbano. A hipótese preconizou o primado do reconhecimento negado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, em detrimento de condições econômicas desfavoráveis, como causa da migração para a vida nas ruas e da ocorrência dos múltiplos conflitos sociais deflagrados por essa condição. A pesquisa de campo foi realizada em parceria com duas instituições assistenciais de Porto Alegre, que oferecem o Serviço de Apoio Socioeducativo (SASE), conveniadas com a prefeitura municipal. Os resultados corroboraram a hipótese de que as políticas públicas de distribuição de renda desarticuladas das práticas assistenciais e educativas não contribuem para arrefecer as conflitualidades urbanas. Nesse sentido, o Programa SASE, voltado ao atendimento de crianças e jovens das classes populares que vivenciam diuturnamente a desestruturação familiar, o abandono afetivo, moral, intelectual e o desprezo social, contribui para o fortalecimento das três dimensões do reconhecimento: o amor, o direito e a estima social, reintegrando o público alvo ao núcleo familiar e à sociedade.

    Resumo em Inglês:

    The article's main purpose is to socialize the study undertaken in the Theory of Recognition of the German sociologist and philosopher Axel Honneth, in a postdoctoral Research Center on "Violence and Citizenship" in the Graduate Program in Sociology, from UFRGS, in 2010-2011 period. The goal was to articulate the theoretical research about the "intersubjective and social recognition" with a qualitative empirical research on the origins of the phenomenon of street-living children and youth in urban areas. The hypothesis proposed the primacy of recognition denied to children and youth in situations of social vulnerability in contrast to the argument of unfavorable economic conditions as a main cause of migration to the street life and the occurrence of multiple social conflicts started by this condition. The field research was conducted in partnership with two assistential institutions in Porto Alegre, which offer the Social Educational Support, in agreement with the city government. The results corroborate our hypothesis by showing the inadequacy of public policies on income distribution and social inclusion implemented in a disjointed front of assistential and educational practices, that doesn't contribute alone to decrease urban conflictualities. In this sense, the SASE program, aimed at assisting children and young people from lower classes who experience daily family disintegration, affective abandonment, moral, intellectual and social contempt, contributes to the strengthening of the three dimensions of recognition: love, law and social esteem, reinstating these people to families and society.
  • O Sistema Político Brasileiro hoje: o governo do Supremo Tribunal Federal e legitimidade democrática Artigos

    Oliveira, Eduardo Santos de

    Resumo em Português:

    Numa perspectiva tradicional, cujo quadro teórico é a teoria da separação de poderes, de formulação europeia continental, os órgãos do Poder Judiciário não são vistos como elementos genuínos do sistema governamental. Este artigo tem com objetivo central propor e desenvolver a tese de que o Supremo Tribunal Federal é um elemento original do governo brasileiro. Adotou-se como contraponto crítico a ideia bem difundida de que qualquer ato de governo do Supremo Tribunal Federal implica uma usurpação na forma de uma assim chamada judicialização da política. Buscou-se evidenciar, contra crenças ainda não de todo modificadas, a atuação precípua e funcional do Supremo na produção do discurso político, bem como identificar a forma como os ministros do Supremo Tribunal Federal se posicionam em relação ao fato de atuarem na produção da ordem política. Buscou-se, ainda, através da análise do conteúdo dos votos proferidos pelos ministros, registrar a presença de palavras ou expressões que configurassem, dentro do discurso principal, metadiscursos, que dessem alguma pista acerca da autoimagem e legitimidade correlata.

    Resumo em Inglês:

    From a traditional perspective whose theoretical framework is the so-called theory of separation of powers formulated in continental Europe, the organs of the judiciary are not seen as genuine elements of the governmental system. This article proposes and develops the central thesis that the Federal Supreme Court is an original element of the Brazilian government. The widespread idea that any act of government by the Supreme Court involves a misappropriation in the form of a so-called judicialization of politics was adopted as a critical counterpoint. Against beliefs that remain rather unchanged, we tried, on the one hand, to demonstrate the relevant and functional role of the Supreme Court in the production of a political discourse. On the other hand, we sought to identify how the ministers of the Supreme Court see the fact that they act in the production of the political order. In addition, by means of content analysis of judgments issued by ministers, we sought to detect the presence of words or expressions that might represent metadiscourses within the main discourse, and which could give some clue about their self-image and correlated legitimacy.
  • Comunidad y desarrollo en los Andes Peruanos: una crítica etnográfica al programa de modernidad/colonialidad

    Vries, Pieter de

    Resumo em Espanhol:

    En las últimas décadas la desconstrucción del desarrollo, conocida como el 'postdesarrollismo', ha cobrado gran auge en las ciencias sociales. En Latino-américa el programa teórico denominado modernidad/colonialidad/descolonialidad (MCD) se propone descolonizar el pensamiento moderno re-escribiendo la historia global a partir de la experiencia colonial. Arturo Escobar, uno de los mayores teóricos del paradigma postdevelopmentalista se apoya en el proyecto MCD para pensar 'alternativas a la modernidad'(o transmodernidad). En este artículo propongo someter la perspectiva postdesarrollista y el proyecto MCD a un test etnográfico. Para eso me centro en las visiones y experiencias de Usibamba, una comunidad en los Andes Centrales Peruanos. La etnografía gira alrededor de la siguiente pregunta: ¿porqué los usibambinos, a pesar de todas sus experiencias negativas con el aparato del desarrollo, insisten en reivindicar la promesa del desarrollo? El programa de MCD nos permite entender el impasse de la comunidad en Usibamba? ¿Conceptos como pluriverso y transmodernidad nos permiten entender los deseos y aspiraciones de los usibambinos? Para responder a estas preguntas me apoyo en un análisis Žižekian que distingue entre 'lo actual', 'lo virtual', y lo 'Real'de la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    In the last decades the deconstruction of development, also known as 'postdevelopmentalism', has grown in popularity within social sciences. In Latin America, the theoretical program called Modernity/Coloniality/Decoloniality (MCD) aims at decolonizing the modern thought by re-writing global history from the perspective of local histories. Arturo Escobar, one of the main theorists of the post-development paradigm, has adopted the MCD project in order to think about 'alternatives to modernity'(or trans-modernity). In this article I propose to submit the post-development and MCD programs to an empirical test. To that effect I centre on the visions and experiences of Usibamba, a community in the Central Andes of Peru. The ethnography is focused on the following question: why do usibambinos, in spite of all their negative experiences with the development apparatus, still insist on the promise of development? Does the MCD program enable us to understand the current impasse of community in Usibamba? Do concepts such as pluriverse and transmodernity enable us to understand the desires and aspirations of usibambinos? In order to respond to these queries I build upon a Žižekian analysis that distinguishes between 'the actual', 'the virtual', and 'the Real'of community.
  • Gilberto Freyre e nossa "modernidade tropical": entre a originalidade e o desvio Artigos

    Tavolaro, Sergio B. F.

    Resumo em Português:

    As questões que orientam o presente artigo são duas: em que medida Freyre coloca-se a tarefa de desconstruir um quadro de referência conceitual percebido como responsável pela perpetuação da imagem de incomensurabilidade entre a experiência societal brasileira e aquela das "sociedades modernas civilizadas"? Qual lugar o ambiente físico tropical ocupa nesse projeto? Examino três hipóteses de trabalho: 1) Há em Freyre uma consciente tentativa de relativizar o protagonismo (epistemológico, normativo e estético-expressivo) exclusivo reivindicado por sociedades tradicionalmente tidas como modelares da modernidade; 2) O trópico foi, desde o princípio de sua obra, uma peça-chave nesse ambicioso projeto intelectual, graças a predicados tomados por singulares, catalisadores de uma experiência social tida por inovadora e irreprodutível pelas sociedades europeias hegemônicas; 3) A ambiciosa intenção freyreana de desestabilizar a centralidade epistemológica da "modernidade europeia" vê-se inadvertidamente frustrada na medida em que essa mesma experiência (e o tipo de sociabilidade imaginado como exclusivamente seu) é retomada como padrão de medida para se aferir a singularidade da modernidade no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Two questions underlie the argument in this article: to what extent Freyre takes up the task of deconstructing a conceptual framework that is perceived as perpetuating the image of incommensurability between the Brazilian societal experience and that of the "modern civilized societies"? What place does the tropical environment occupy in this project? I examine three operational hypotheses: 1) Freyre makes a conscious attempt to relativize the exclusive (epistemological, normative and aesthetic-expressive) role claimed by societies traditionally regarded as models of modernity; 2) since the beginning of his work, the tropics was a key part of such ambitious intellectual project, because of peculiarities that would work as catalysts for an innovative social experience non-reproducible in hegemonic European societies; 3) the ambitious Freyrean attempt to destabilize the epistemological centrality of "European modernity" results inadvertently frustrated, insofar as this very experience (and the kind of sociability deemed to be peculiar to it) is resumed as a pattern to assess the singularity of Brazilian modernity.
  • A visibilidade ambiental em perspectiva sociológica: estudo comparado Brasil-Portugal Interfaces

    Barros, Antonio Teixeira de

    Resumo em Português:

    Análise sobre a produção social da visibilidade das temáticas ambientais no Brasil e em Portugal, no contexto recente, pelo ângulo da mediatização, com destaque para o papel da televisão. O objetivo é examinar como foram construídos os arranjos analíticos sociomediáticos a partir do agendamento e tematização ambiental, com base nas seguintes indagações: (a) quais as questões socioambientais postas em relevo pelos media nos dois países? (b) como se dá a articulação entre estudos mediáticos focados na agenda ambiental e a perspectiva das ciências sociais? (c) que atores sociais são privilegiados por esses estudos? (d) como os arranjos discursivos desses atores são postos em evidência pelos media? Estudo realizado com base em pesquisa bibliográfica, análise documental e revisão sistemática de estudos acadêmicos sobre mediatização ambiental, história das ideias ecológicas, com foco nas convergências entre sociologia da comunicação e sociologia ambiental. As conclusões destacam o caráter ambíguo da mediatização, como parte da lógica dos pacotes interpretativos que guiam a opinião pública.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the analysis of the social production of public image of environmental issues in Brazil and Portugal in recent contexts. For this purpose the paper takes the perspective of the media coverage, highlighting the role of television. The aim is to examine how the socio-analytic arrangements were constructed by the media entities, from setting the agenda and the subject of environment , based on the following questions: (a) what are the environmental issues highlighted by the media in both countries? (b) how do the media studies focused on the environmental agenda relate to the analytical perspective of the social sciences? (c) what social actors are favored in these studies? (d) how are the discursive arrangements of these actors exhibited by the media? The study was based on literature review, document analysis and systematic review of academic studies on environmental mediatization and history of ecological ideas, focusing on the convergence of sociology of communication and environmental sociology. The conclusions reveal the ambiguous nature of media coverage, as part of the logic of interpretive templates that guide public opinion.
  • Teoria crítica e semiperiferia: reflexões sobre a modernidade global e a geopolítica da teoria sociológica Resenha

    Jardim, Fernando Perlatto Bom

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, sobretudo devido ao destaque que a crítica pós-colonial assumiu no âmbito da sociologia, diversos estudos têm apontado para a necessidade de se problematizarem as relações de produção e circulação da teoria sociológica entre centro e periferia. O livro de José Maurício Domingues, Teoria Crítica e (Semi)Periferia, ao trazer para o centro da reflexão teóricos provenientes de diferentes regiões periféricas do globo - como América Latina, Índia, China e Israel -, abre novas possibilidades para a reflexão crítica sobre a geopolítica da teoria sociológica, assim como contribui para a discussão em torno da modernidade global a partir da periferia e da semi-periferia.

    Resumo em Inglês:

    In the past few years, mainly due the prominence that the Post-Colonial studies have assumed in the field of sociology, several studies have pointed to the need to problematize the relations of production and circulation of sociological theory between center and periphery. José Maurício Domigues's book, Theory and Semi-Periphery, by bringing to the center of theoretical reflections authors from different peripheral regions of the globe - such as Latin America, India, China and Israel -, opens new possibilities for critical reflection about the geopolitics of sociological theory as well contributes to the discussion on global modernity from the Periphery and Semi-Periphery.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br