Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização dos primeiros sintomas de esclerose múltipla em um centro brasileiro: estudo transversal

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica do sistema nervoso central (SNC) imunomediada e degenerativa, com critérios diagnósticos bem estabelecidos. O tratamento pode modificar o curso da doença. O objetivo deste estudo foi descrever os sintomas iniciais da esclerose múltipla em um centro médico brasileiro.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo descritivo, conduzido em um centro médico de referência no tratamento de EM no Brasil.

MÉTODOS:

Foram incluídos no estudo dados de 299 pacientes com diagnóstico confirmado de EM. Seus prontuários foram avaliados e os dados foram analisados.

RESULTADOS:

O sintoma mais comum encontrado envolveu nervos cranianos (50,83%) e a manifestação unifocal foi apresentada pela maioria da população estudada (73,91%). O tempo médio entre o primeiro sintoma e o diagnóstico foi de 2,84 anos. O sintoma unifocal foi relacionado com maior tempo para o estabelecimento do diagnóstico, com uma média de 3,20 anos; enquanto para os sintomas multifocais, a média foi de 1,85 anos para o diagnóstico. O início unifocal foi relacionado a maior dificuldade de diagnóstico.

CONCLUSÕES:

EM é uma doença heterogênea e sua manifestação clínica inicial é muito variável.

PALAVRAS-CHAVE:
Esclerose múltipla; Centros médicos acadêmicos; Avaliação de sintomas; Comportamento de doença; Nervos cranianos

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br