Acessibilidade / Reportar erro

Análises das isoformas de heparanase e da catepsina B em plasma de pacientes com carcinomas gastrointestinais: estudo transversal analítico

CONTEXTO E OBJETIVO:

A heparanase-1 degrada heparam sulfato e está relacionada à progressão de tumor. Apesar de a isoforma heparanase-2 não possuir atividade catalítica, parece ser importante para modular a atividade da heparanase-1. A catepsina B é uma proteinase envolvida na metástase de tumores. O objetivo deste estudo foi analisar a expressão das isoformas de heparanase e atividade da catepsina B em amostras de plasma de pacientes com carcinomas gastrointestinais, comparando-se com indivíduos saudáveis (grupo controle).

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Este é um estudo transversal analítico. Foram coletadas amostras de sangue periférico, em hospital público brasileiro, de 21 pacientes com diagnóstico histopatológico de carcinoma gastrointestinal e 43 indivíduos saudáveis. As análises foram realizadas em duas faculdades de medicina brasileiras.

MÉTODOS:

As isoformas da heparanase foram identificadas e quantificadas em amostras de plasma por Western blot. As atividades enzimáticas de heparanase-1 e catepsina B foram também mensuradas.

RESULTADOS:

Os resultados demonstraram que as expressões das isoformas de heparanase foram significativamente maiores nas amostras de plasma de pacientes com carcinoma gastrointestinal em comparação com o grupo controle. A análise feita por regressão logística mostra que aumento na expressão de heparanase-1 e heparanase-2 é exclusivamente dependente da presença de tumor. Houve aumento significativo na atividade da heparanase-1 e catepsina B no plasma dos pacientes.

CONCLUSÃO:

A superexpressão de heparanase-1 e heparanase-2, bem como o aumento da atividade de heparanase-1 e catepsina B no plasma, está associada com o diagnóstico de carcinoma gastrointestinal. Tais achados dão suporte ao uso de ensaios não invasivos (amostras de plasma) como método auxiliar para o diagnóstico de tumores gastrointestinais.

Glucuronidase; Catepsina B; Marcadores biológicos de tumor; Carcinoma; Plasma


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br