Acessibilidade / Reportar erro

Diabete insípido central: alerta para desidratação no período neonatal em recém-nascidos de muito baixo peso. Um relato de caso

CONTEXTO:

Diabete insípido central (DIC) é uma rara causa de hipernatremia durante o período neonatal. O diagnóstico é difícil, particularmente em recém-nascidos (RN) de muito baixo peso (RNMBP).

RELATO DE CASO:

Relatamos um RN que apresentou DIC logo após o nascimento. No terceiro dia de vida, apresentava sinais de desidratação, embora estivesse recebendo aporte adequado de líquidos. A diurese aferida era de 4,4 ml/kg/h. Apesar do aumento do aporte hídrico, manteve-se desidratado, com hipernatremia, valores normais de glicemia e diurese de 7,4 ml/kg/h com densidade urinária de 1005 mOsmol/l. Desta forma, a hipótese diagnóstica de diabete insípido foi considerada. O teste com análogo da vasopressina (dDAVP) foi realizado e DIC foi confirmado. A redução do aporte de líquidos foi possível com o tratamento adequado.

CONCLUSÃO:

O diagnóstico de DIC raramente é realizado durante o período neonatal, particularmente em RNMBP, devido à dificuldade em detectar diurese aumentada. Hipernatremia persistente, geralmente acompanhada de hipertermia, apesar do abundante aporte de água, perda de peso e osmolaridade urinaria baixa, são importantes sinais de alerta.

Diabetes insípido neurogênico; Recém-nascido de muito baixo peso; Hipernatremia; Desidratação; Recém-nascido


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br