Acessibilidade / Reportar erro

Pendelluft diagnosticado através de índices de desmame ventilatório obtidos pela tomografia de bioimpedância elétrica: um relato de caso

RESUMO

CONTEXTO:

Atualmente, com o grande avanço tecnológico em recursos para diagnósticos em medicina, a avaliação e a monitorização de parâmetros clínicos à beira leito de paciente em unidade de terapia intensiva (UTI) se tornou possível.

RELATO DE CASO:

Neste relato de caso, apresentam-se os resultados e a interpretação de índices preditivos de desmame da ventilação mecânica obtidos pela tomografia de bioimpedância elétrica torácica. Esses índices incluíram a pressão inspiratória máxima, pressão expiratória máxima, índice de respiração superficial e teste de respiração espontânea. Estes estavam correlacionados com as variações de volume corrente, frequência respiratória, pressão arterial média e saturação periférica de oxigênio. Quanto ao comportamento da distribuição de ar no parênquima pulmonar, o paciente apresentou o fenômeno pendelluft. O pendelluft ocorre dado pela constante de tempo (produto da resistência e complacência das vias aéreas) de forma assimétrica entre as unidades pulmonares adjacentes.

CONCLUSÃO:

A tomografia de bioimpedância pode auxiliar no desmame da ventilação mecânica, como no caso apresentado. Pendelluft foi definido como limitação durante a execução dos testes para desmame.

PALAVRAS-CHAVE:
Desmame do respirador; Respiração artificial; Unidades de terapia intensiva; Cirurgia torácica; Lesão pulmonar aguda

Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br