McCoy et al., 2017324. McCoy CE, Sayegh J, Rahman A, Landgorf M, Anderson C, Lotfipour S. Prospective Randomized Crossover Study of Telesimulation Versus Standard Simulation for Teaching Medical Students the Management of Critically Ill Patients. AEM Educ Train [Internet]. 2017 [cited 2022 Aug 22];1(4):287-292. Available from: Available from: https://doi.org/10.1002/aet2.10047 https://doi.org/10.1002/aet2.10047...
Estados Unidos. |
Comparar a eficácia da telessimulação com simulação presencial. Cenários de parada cardíaca. |
Estudo clínico, randomizado. Estudantes de medicina. Avaliação das habilidades cognitivas e afetivas. |
Realizou-se randomização de 32 estudantes, divididos em grupo controle (simulação tradicional) e grupo intervenção (telessimulação). Por meio de uma conexão de televisão ao vivo com a internet, o grupo intervenção observou o cenário. Não obteve diferença significativa quanto ao conhecimento dos grupos e preferência pelas modalidades. Apesar de ambas as modalidades terem efeitos positivos para aprendizagem, a telessimulação fornece benefícios na ausência de recursos presenciais. Nível de evidência: 2 |
McCoy et al., 201977. McCoy CE, Alrabah R, Weichmann W, Langdorf MI, Ricks C, Chakravarthy B, et al. Feasibility of Telesimulation and Google Glass for Mass Casualty Triage Education and Training. West J Emerg Med [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 22];20(3):512-9.Available from: https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.40805 https://doi.org/10.5811/westjem.2019.3.4...
Estados Unidos |
Avaliar a viabilidade da telessimulação. Cenário de emergências pré-hospitalares. |
Estudo de intervenção. Médicos; enfermeiras; paramédicos; farmacêuticos; educadores e administradores. Avaliação das habilidades afetivas. |
A telessimulação se baseou em um cenário de um acidente em massa no ambiente pré-hospitalar. O conteúdo e materiais de estudo foram entregues usando recursos de telecomunicação. Combinaram-se pacientes padronizados e simulação com manequim de alta fidelidade. Realizou-se o teledebriefing. Todos os 32 participantes forneceram uma resposta favorável à telessimulação e relataram que esta experiência adicionou valor educacional. Este estudo demonstrou o sucesso de um curso de triagem de emergências médicas usando a telessimulação. Nível de evidência: 3 |
Naik et al., 202011. Naik N, Finkelstein RA, Howell J, Rajwani K, Ching K. Telesimulation for COVID-19 ventilator management training with social-distancing restrictions during the coronavirus pandemic. Simul Gaming [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];51(4):571-7.Available from: https://doi.org/10.1177/1046878120926561 https://doi.org/10.1177/1046878120926561...
Estados Unidos. |
Avaliar a eficácia de uma telessimulação. Cenário de manejo do ventilador mecânico em pacientes com COVID-19. |
Estudo de intervenção. Médicos; enfermeiras e docente em enfermagem. Avaliação das habilidades afetivas. |
Desenvolveu-se uma telessimulação utilizando um simulador de alta fidelidade, operado localmente por um tablet. Os sinais vitais foram exibidos em um monitor, e um pulmão de teste foi posicionado sobre o peito do manequim, conectado a um ventilador mecânico para imitar a complacência pulmonar. Um sistema de câmera portátil foi usado para fornecer imagens em tempo real do ventilador e monitor e cada grupo de alunos formou uma equipe de atendimento virtual. Realizou-se um teledebriefing de 20 minutos. Os alunos consideraram a telessimulação útil e semelhante à simulação tradicional. Nível de evidência: 3 |
Yang et al., 20211717. Yang T, Buck S, Evans L, Auerbach M. A Telesimulation Elective to Provide Medical Students With Pediatric Patient Care Experiences During the COVID Pandemic. Pediatr Emerg Care [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];37(2):119-22. Available from: https://doi.org/10.1097/pec.0000000000002311 Estados Unidos. |
Descrever a implementação de uma telessimulação. Cenário de emergência pediátrica. |
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Estudantes de medicina. Avaliação das habilidades afetivas. |
Sessões de telessimulação reuniram participantes de locais diferentes por meio de computador pessoal, telefone ou tablet. Um ator profissional desempenhou o papel de pai, adotando-se um fundo virtual para exibir imagens de um paciente pediátrico. Uma atriz fez papel de enfermeira e transmitiu o estado clínico do paciente. Um facilitador conduziu o pré-briefing. Os alunos foram divididos em duas equipes. Embora uma equipe tenha cuidado ativamente do paciente, a outra observou e participou do teledebriefing. Noventa por cento dos alunos se mostraram confortáveis e confiantes com a temática após a telessimulação, além de demonstrarem satisfação com essa modalidade de ensino. Nível de evidência: 6 |
O’Era et al., 20211818. O’Era A, Ferreira C, Hnatyshyn T, Krut B. Family nursing telesimulation: Teaching therapeutic communication in an authentic way. Teach Learn Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];16(4):404-9.Available from: https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.013 https://doi.org/10.1016/j.teln.2021.06.0...
Canadá |
Descrever a aplicação de uma telessimulação. Cenário de um atendimento terapêutico a uma família. |
Estudo descritivo de abordagem mista. Estudantes de enfermagem. Avaliação das habilidades cognitivas. |
O total de 101 alunos de enfermagem forneceu cuidados para uma família por meio de telessimulação. Cada evento durou 10 minutos de pré-briefing/briefing, 20 minutos de cenário e 40 minutos de teledebriefing. Uma ferramenta de telecomunicação foi utilizada para conectar alunos, pacientes e facilitadores. Os pacientes simulados desempenharam os papéis de membros da família. Cinquenta e seis por cento dos alunos concluíram a avaliação online e apreciaram esta estratégia didática. A telessimulação apoiou a capacidade dos alunos de praticar sua tomada de decisão. Nível de evidência: 6 |
Kurji et al., 20211919. Kurji Z, Aijaz A, Aijaz A, Jetha Z, Cassum S. Telesimulation Innovation on the Teaching of SPIKES Model on Sharing Bad News. Asia Pac J Oncol Nurs [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];8(6):623-7.Available from: https://doi.org/10.4103/apjon.apjon-20108 https://doi.org/10.4103/apjon.apjon-2010...
Paquistão |
Descrever a implementação de uma telessimulação. Cenário da comunicação de uma má noticia. |
Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Enfermeiros. Avaliação das habilidades cognitivas e afetivas. |
Um módulo de telessimulação disponibilizou seu componente teórico sobre comunicação de más notícias por PowerPoint com um desafio de comunicação online. Alunos de enfermagem foram convidados para serem pacientes simulados. Os 141 estagiários foram divididos em sete grupos de discussão em que cada um era acompanhado de um instrutor. Os alunos foram divididos em pares para interagirem com o paciente simulado. O corpo docente e os estagiários tomaram notas de suas observações para o teledebriefing. Os estagiários classificaram a atividade dentro dos parâmetros de boa a excelente e, a experiência de aprendizagem como positiva e envolvente. A telessimulação é uma ferramenta inovadora e útil para o ensino das habilidades de comunicação. Nível de evidência: 6 |
Gutierrez-Barreto et al., 20212020. Gutierrez-Barreto SE, Argueta-Muñoz FD, Ramirez-Arias JD, Scherer-Castanedo E, Hernández-Gutiérrez LS, Olvera-Cortés HE. Implementation Barriers in Telesimulation as an Educational Strategy: An Interpretative Description. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(9):e17852.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.17852 https://doi.org/10.7759/cureus.17852...
México. |
Identificar as barreiras de implementação da telessimulação na graduação médica. Cenário de uma consulta de pré-natal. |
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Alunos de medicina. Avaliação das habilidades afetivas. |
A amostra do estudo foi de 18 professores, 26 pacientes padronizados e 407 alunos. Realizou-se um pré-briefing (10 minutos), cenário simulado (20 minutos) e teledebriefing (30 minutos). A simulação abordou um paciente padronizado e uma plataforma de videoconferência. O cenário consistiu em uma consulta de pré-natal. Realizou-se o teledebriefing. Estruturou-se uma taxonomia de cinco barreiras da telessimulação: conhecimento; instalações; financiamento; atitude e participantes. A descrição das barreiras pode melhorar a qualidade da telessimulação. Nível de evidência: 6 |
Thomas et al., 202144. Thomas A, Burns R, Sanseau E, Auerbach M. Tips for conducting telesimulation-based medical education. Cureus [Internet]. 2021 [cited 2021 Sep 22];13(1):e12479.Available from: https://doi.org/10.7759/cureus.12479 https://doi.org/10.7759/cureus.12479...
Estados Unidos. |
Descrever 12 dicas sobre como implementar a telessimulação. |
Estudo descritivo. Alunos de Medicina. |
Descreveram-se 12 recomendações: (1) seleção da classificação de telessimulação; (2) consideração das limitações da telessimulação; (3) identificação dos objetivos de aprendizagem; (4) identificação de materiais áudiovisuais; (5) preparo do corpo docente, equipe e teste da telessimulação; (6) preparo dos alunos, incluindo pré-briefing; (7) permissão de “tempos limite” durante o pré-briefing; (8) estabelecimento de funções de equipe e comunicação; (9) preparo do debriefing; (10) envolvimento dos participantes silenciosos; (11) compartilhamento de recursos de aprendizagem adicionais; (12) coleta de feedback. Embora a telesimulação não substitua a simulação presencial, pode ser usada para envolver ativamente os participantes e servir como uma alternativa pedagógica. Nível de evidência: 6 |
Diaz; Walsh, 202188. Diaz MCG, Walsh BM. Telesimulation-based education during COVID-19. Clin Teach [Internet]. 2020 [cited 2021 Sep 22];18(2):121-5.Available from: https://doi.org/10.1111/tct.13273 https://doi.org/10.1111/tct.13273...
Estados Unidos |
Analisar os critérios para o desenvolvimento de telessimulações. |
Pesquisa descritiva. Estudantes e profissionais de saúde. Avaliação das habilidades cognitivas e afetivas. |
Esta pesquisa apresentou critérios para o desenvolvimento da telessimulação: (1) avaliação de necessidades; (2) resultados de aprendizagem; (3) equipamento; (4) prática; (5) pré-briefing; (6) facilitadores; (7) teledebriefing; (8) feedback. A telesimulação como plataforma educacional está em evolução e pode ser considerada uma maneira interativa e instigante de aprender. Nível de evidência: 6 |