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CARTILHA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DO BULLYING TRANSFÓBICO NA ESCOLA

RESUMO

Objetivo:

Descrever o processo de desenvolvimento, validação e avaliação de cartilha educacional para prevenção do bullying transfóbico na escola.

Método:

Trata-se de um estudo metodológico, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2022 em uma escola pública de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A cartilha educacional foi desenvolvida de acordo com a trajetória metodológica proposta por Echer, e submetida à validação de conteúdo e avaliação semântica por juízes especialistas e professores do Ensino Fundamental II, respectivamente. Na análise dos dados, utilizaram-se os coeficientes de validade de conteúdo e correlação intraclasse, e o índice de concordância semântica.

Resultados:

A cartilha educacional teve seu conteúdo validado com coeficiente de validade de 0,981 e coeficiente de correlação intraclasse de 0,833 para o conjunto de itens do instrumento de avaliação. Na avaliação semântica, os professores consideraram a cartilha compreensível, com nível de concordância mínima de 94%.

Conclusão:

A cartilha desenvolvida foi considerada válida por juízes, para ser utilizada com professores, de forma individual e em ações de educação permanente ou em saúde, a fim de contribuir na prevenção do bullying transfóbico na escola.

DESCRITORES:
Tecnologia Educacional; Pessoas Transgênero; Transfobia; Bullying; Violência de Gênero; Promoção da Saúde Escolar; Educação em Saúde; Enfermagem

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