Conhecimento prévio do aprendiz |
Conhecimentos gerais sobre temas do curso de graduação em enfermagem como: clínica médica, anatomia e fisiologia do coração, doenças cardíacas, eletrocardiograma, causas de parada cardiorrespiratória e suporte básico e avançado de vida. Participação na disciplina para obter competências e habilidades para realizar o cenário proposto. |
Objetivos da aprendizagem |
Primário:
Secundários:
- Realizar exame físico direcionado ao sistema cardiovascular.
- Identificar e descrever o ritmo cardíaco encontrado.
- Identificar o ritmo como chocável ou não chocável.
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Fundamentação teórica |
Será realizada aula expositiva dialogada, disponibilização de conteúdo sistematizado entregue anteriormente e treinamento teórico-prático em laboratório. Referências: Guidelines da American Heart Association1414. Ko Y, Issenberg SB, Roh YS. Effects of peer learning on nursing students' learning outcomes in electrocardiogram education. Nurse Educ Today [Internet]. 2022 [cited 2022 Dec 28];108:105182. Available from: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105182 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.1051...
e Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia1515. Panchal AR, Bartos JA, Cabañas JG, Donnino MW, Drennan IR, Hirsch KG, et al. Adult Basic and Advanced Life Support Writing Group. Part 3: Adult Basic and Advanced Life Support: 2020 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28]142(16 Suppl 2):S366-468. Available from: https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000916 https://doi.org/10.1161/CIR.000000000000...
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Preparo do cenário
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Tema |
Identificação de arritmias chocáveis no indivíduo adulto em UTI |
Data de elaboração final |
setembro/2021. |
Nome do responsável pelo cenário |
Facilitadores. |
Complexidade do cenário |
Cenário de simulação clínica de média complexidade. |
Intervenções esperadas |
Espera-se que o aluno:
- Reconheça ritmos cardíacos.
- Realize exame físico direcionado ao sistema cardiovascular e avalie sinais e sintomas clínicos de possível alteração hemodinâmica.
- Identifique e descreva o ritmo cardíaco encontrado.
- Identifique o ritmo como chocável ou não chocável.
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Resultados esperados |
Espera-se que o aluno esteja apto a exercer a competência clínica na avaliação e no reconhecimento dos ritmos chocáveis do paciente adulto na UTI. |
Fidelidade |
Modelo híbrido, com simuladores de média fidelidade. |
Checklist
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Quadro 2
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Descrição do caso proposto para o instrutor |
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- Paciente (manequim), JAL, 60 anos, proveniente do serviço de emergência há dois dias, pós PCR revertida por desfibrilação elétrica. Com sinais vitais controlados por monitor multiparamétrico, sedado, intubado com respiração assistida por ventilação mecânica. História pregressa do paciente: hipertenso, diabético, tabagista há 40 anos.
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-Avaliado há duas horas, apresentava-se com cateter nasoentérico (CNE) fechado, com dieta suspensa. Cateter venoso central em veia subclávia esquerda, com administração de noradrenalina em bomba de infusão a 7ml/h, sedação (Ramsay: 6) com fentanil em bomba de infusão 5ml/h e com midazolam em bomba de infusão 3ml/h. Apresentava-se com pupilas isocóricas mióticas e fotorreagentes, hipocorado, afebril, sudorese intensa e pele fria. Ausculta cardiovascular (ACV): bulhas normofonéticas (BNF), taquicárdico. Ausculta respiratória (AR): murmúrios vesiculares presentes (MV+), com sibilos em base direita, expansão pulmonar bilateral. Acianótico e com edema em extremidades (+++/++++). Urina presente, amarelada em cateter vesical de demora, volume urinário inadequado com 50ml por hora, em média. Eliminação intestinal ausente há dois dias.
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- Sinais vitais: pressão arterial (PA): 90/50mmHg, frequência cardíaca (FC): 138 bpm, temperatura axilar (Tax): 35,0ºC, saturação arterial de oxi-hemoglobina não invasiva (SpO2): 92,0%, glicemia capilar: 140 mg/dl. Ventilação mecânica: modo ventilatório controlado, pressão positiva no final da expiração (PEEP): 8 cmH2O, Frequência respiratória (FR): 18 irpm, fração inspirada de oxigênio (FIO2): 100,0%; volume corrente (VC): 6 ml/kg.
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-O monitor começa a soar o alarme. Você é o enfermeiro responsável pelo paciente e foi chamado pelo técnico de enfermagem. Realize o atendimento/ a assistência de enfermagem.
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-O enfermeiro percebe alteração dos parâmetros vitais do paciente (Diminuição da SpO2 para 80,0%, aumento da FC e alteração do ritmo cardíaco no monitor, FR:18irpm).
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-Verifica que os sinais vitais apresentados (parâmetros apresentados no monitor) são: PA: imperceptível, FC: 200 bpm, SpO2: 80,0%, Tax: 34,5ºC.
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-Avalia o pulso central no paciente (ausência de pulso em artéria carótida).
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-Reconhece que no monitor o traçado eletrocardiográfico é compatível com um ritmo cardíaco chocável, definido como Fibrilação Ventricular (FV).
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-Solicita ajuda da equipe multiprofissional e comunica que o paciente está em PCR, com ritmo chocável: fibrilação ventricular.
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Parâmetros vitais |
- PA: inaudível; FC: 200bpm; SpO2: 80,0%; FR: 18 irpm, Tax: 34,5ºC. VM: modo ventilatório: controlado, PEEP: 8 cmH2O, FR: 18 irpm, FIO2: 100,0%; VC: 6 ml/kg. |
Roteiro/Instruções para o aluno
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Motivo da internação |
Pós PCR revertida no setor de emergência. |
Prescrição médica |
Dieta enteral - suspensa, noradrenalina - 7ml/h, fentanil - 5ml/h. Medicações protocoladas no suporte avançado de vida, 2º Ciclo: Epinefrina 1mg intravenoso ou intraósseo (IV/IO), a cada 3-5 min 3º Ciclo: Amiodarona (300mg) ou lidocaína (1-1,5 mg/kg) IV/IO. |
Descrição do caso para o aluno |
- Paciente, JAL, 60 anos, proveniente do serviço de emergência, pós PCR revertida por desfibrilação elétrica. Foi admitido na UTI há dois dias, tem os sinais vitais controlados por monitor multiparamétrico, sedado, intubado com respiração assistida por ventilação mecânica. HPP: hipertenso, diabético, tabagista há 40 anos. - Avaliado há duas horas, apresentava-se com os seguintes dados evoluídos em prontuário: (Obs.: disponibilizar a evolução em prontuário no cenário para o aluno). |
CNE com dieta suspensa. Cateter Venoso Central em subclávia esquerda com administração de noradrenalina em bomba de infusão a 7ml/h, paciente sedado (Ramsay: 6) com fentanil em bomba de infusão 5ml/h, midazolam em bomba de infusão 3ml/h. Apresentava-se com pupilas isocóricas mióticas e fotorreagentes, hipocorado, afebril, sudorese intensa e pele fria. ACV: BNF, taquicárdico. AR: MV+, com sibilos em base direita, expansão pulmonar bilateral. Acianótico e com edema em extremidades (+++/++++). Urina presente, amarelada em cateter vesical de demora, volume urinário inadequado com 50ml de diurese por hora, em média. Eliminação intestinal ausente há dois dias. - Sinais vitais: PA: 90/50mmHg, FC: 138 bpm, Tax: 35,0ºC, SpO2: 92,0%, glicemia: 140 mg/dl. VM: Modo ventilatório: controlado, PEEP: 8 cmH2O, Freq.: 18 rpm, FIO2: 100,0%; VC: 6 ml/kg. |
- O monitor começa a soar o alarme. Você é o enfermeiro responsável pelo paciente e foi chamado pelo técnico de enfermagem. Realize o atendimento/ a assistência de enfermagem. |
Orientações ao acadêmico (colocar na porta da sala de simulação) |
Reconhecimento do ritmo cardíaco/ atribuições do enfermeiro Avaliação inicial Tempo de simulação: Participantes: Caso clínico: Descrição do caso para o aluno: paciente (manequim), JAL, 60 anos, proveniente do serviço de emergência, pós PCR revertida por desfibrilação elétrica. Foi admitido na UTI há dois dias, tem os sinais vitais controlados por monitor multiparamétrico, sedado, intubado com respiração assistida por ventilação mecânica. HPP: hipertenso, diabético, tabagista há 40 anos. - Avaliado há duas horas apresentava-se com os seguintes dados evoluídos em prontuário: (Obs.: disponibilizar a evolução em prontuário no cenário para o aluno). |
CNE com dieta suspensa. Cateter venoso central em subclávia esquerda com administração de noradrenalina em bomba de infusão a 7ml/h, paciente sedado (Ramsay: 6) com fentanil em bomba de infusão 5ml/h, midazolam em bomba de infusão 3ml/h. Apresentava-se com pupilas isocóricas mióticas e fotorreagentes, hipocorado, afebril, sudorese intensa e pele fria. ACV: BNF, taquicárdico. AR: MV+, com sibilos em base direita, expansão pulmonar bilateral. Acianótico e com edema em extremidades (+++/++++). Urina presente, amarelada em cateter vesical de demora, volume urinário inadequado com 50ml de diurese em média por hora. Eliminação intestinal ausente há dois dias. - Sinais vitais: PA: 90/50mmHg, FC: 138 bpm, Tax: 35,0ºC, SpO2: 92,0%, glicemia: 140 mg/dl. VM: Modo ventilatório: controlado, PEEP: 8 cmH2O, Freq.: 18 rpm, FIO2: 100,0%; VC: 6 ml/kg. |
- O monitor começa a soar o alarme. Você é o enfermeiro responsável pelo paciente e foi chamado pelo técnico de enfermagem. Realize o atendimento/ a assistência de enfermagem. Objetivos do cenário:
1- Reconhecer alteração nos parâmetros vitais do paciente.
2- Realizar exame físico direcionado ao sistema cardiovascular.
3- Identificar e descrever o ritmo cardíaco encontrado.
4- Identificar o ritmo como chocável ou não.
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Recursos materiais |
Serão utilizados para compor a cena: cama hospitalar, identificação do leito, identificação da UTI, pulseira de identificação, régua de gases na parede, rouparia hospitalar, travesseiro, suporte de medicação, bomba de infusão, ventilador mecânico, tubo orotraqueal, fixador de tubo, bandeja, biombo, pia, dispenser de álcool 70,0%, dispenser de sabonete líquido, posto de enfermagem (bancada/mesa, pia, armário, cadeira), monitor cardíaco multiparamétrico, aspirador, carro de emergência, desfibrilador/cardioversor manual, manequim simulador corpo inteiro, medicações, estetoscópio, oxímetro de pulso, esfigmomanômetro, eletrodos, cabos, bolsa-válvula-máscara, tábua para compressão, escada de leito, acesso venoso central, equipo macrogotas, equipo fotossensível, frasco de soro fisiológico, soro glicosado, identificação para medicações, dânula/three-way. - Materiais necessários para a atuação do participante: luva de procedimento, estetoscópio, gorro, máscara, avental descartável. |
Espaço físico |
Laboratório de habilidades clínicas. |
Recursos humanos |
Público-alvo: estudantes do curso de graduação em Enfermagem entre o sexto e oitavo período. Participantes da cena: um estudante e um técnico em enfermagem. Organização do cenário: pesquisador, professor. Facilitador: pesquisador, professor. Avaliação: individual, pelo checklist.
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Tempo estimado do cenário |
10 minutos. |
Componentes finais do cenário
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Desenvolvimento do cenário |
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- Evolução da situação: avaliação do paciente, reconhecimento do ritmo chocável, indicação das condutas subsequentes. O término do cenário se dará após o encerramento do tempo do cenário ou quando os objetivos de aprendizagem forem atingidos.
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- Fator crítico do cenário: após o aluno realizar a avaliação inicial ao paciente, deverá identificar a gravidade e realizar o atendimento inicial a fim de estabilizar o paciente.
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- Espera-se que o aluno identifique a arritmia apresentada, realize a tomada de decisão de forma rápida diante da urgência do quadro clínico apresentado.
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Debriefing
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Revisão do atendimento por meio do checklist de avaliação, anotando pontos fortes, fragilidades e melhorias. Ocorrerá após o cenário simulado. A duração estimada da sessão será de 20 minutos. Condução do debriefing referente a reflexão e análise. - Método do debriefing: GAS (coletar, analisar, resumir)2121. Vieira TW, Sakamoto VTM, Moraes LC, Blatt CR, Caregnato RCA. Validation methods of nursing protocols: An integrative review. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 28];73(Suppl 5):e20200050. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0050 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0...
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Avaliação e aplicação da escala de satisfação e autoconfiança |
Avaliação: a verificação do conhecimento teórico é feita por meio de questões de múltipla escolha pré-aula expositiva e pós-cenário simulado2222. Pasquali L. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2010.. O conhecimento prático é analisado por meio do checklist (Quadro 2). A percepção dos alunos sobre a atividade é analisada por meio da escala de satisfação e autoconfiança2626. Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to portuguese of the scale of student satisfaction and self-confidence in learning. Rev Lat Am Enfermagem [Internet]. 2015 [cited 2022 Dec 29];23(6):1007. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2643 https://doi.org/10.1590/0104-1169.0472.2...
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