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A influência dos boatos no mercado de ações: um estudo de caso com a Petrobras

Este trabalho analisa a influência dos boatos nas oscilações de preços ocorridas na Bolsa de Valores de São Paulo entre os anos de 2007 a 2011, por meio de um estudo de caso com a Petrobras, empresa cujas ações tiveram o maior volume financeiro no período. Para tanto se utilizou o histórico de preços do mercado à vista fornecido pela bolsa. A partir do sítio da bolsa de valores, foram levantados os comunicados onde a Petrobras presta esclarecimentos em relação a informações não oficiais divulgadas pela imprensa. A análise desses documentos permitiu criar um diagrama para a representação das informações acerca dos boatos e categorizá--los por assunto. Esse diagrama foi aplicado a uma base de dados para armazenamento das informações coletadas nos comunicados. Em seguida, essas informações foram recuperadas para se analisar a influência dos boatos nos movimentos de preço. Os resultados comprovam que os boatos, assim como as respostas da empresa sobre eles, exercem influência nas oscilações de preço das suas ações. Os investidores, ávidos por informações para diluir a incerteza, tomam decisões com base em boatos apostando na credibilidade dos meios de comunicação que os divulgam, mesmo sabendo que nem sempre são informações confiáveis.

Fluxos informais; Capital imaterial; Oscilação de preço; Boato; Mercado de ações; Conhecimento tácito


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