Acessibilidade / Reportar erro

Dimensões de competitividade para a empresa Brasileira: informação e conhecimento, qualidade, tecnologia e meio ambiente

Este trabalho analisa dimensões estratégicas da competitividade, em uma economia globalizada, para pequenas e medias empresas do setor de manufaturados, envolvendo a gestão da informação, a gestão da qualidade, a gestão da tecnologia e a gestão ambiental. Com base em modelo conceituai simplificado, mas de característica não linear e dinâmica, foram analisados alguns aspectos básicos desdobrados daquelas dimensões, através de referências bibliográficas e de pesquisa de campo envolvendo noventa empresas. A análise dos dados indica limitações de conhecimentos epráticas na maioria das empresas, no campo das quatro dimensões analisadas, quando comparadas a uma "organização de excelência " nesses quatro campos. As limitações em gestão do conhecimento induzem às dificuldades de implantação de sistemas de informação, sistemas de qualidade, sistemas de tecnologia, e sistemas de controle ambiental. Menos de 20% das organizações apresentam alguma configuração naquelas dimensões, porém com muita limitação em gestão da informação e gestão da tecnologia de produtos/processos, sendo a gestão ambiental dependente dessa última. Desta forma existe necessidade de ações de órgãos de governo, universidades, associações de classe, visando à conscientização e colaboração na geração de conhecimentos para essa categoria de empresas, pelos menos no campo das quatro dimensões analisadas, tendo em vista a importância das mesmas como fatores de competitividade em uma economia globalizada.

informação; organização; industria; qualidade; tecnologia


Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br