Acessibilidade / Reportar erro

Quais são os fatores que influenciam a utilização das redes sociais como meio para servir a pedagogia?

Resumo

As redes sociais são um elemento-chave nos tempos livres dos jovens e dos adolescentes. Mas a sua influência vai para além do campo do entretenimento, atingindo o ambiente educativo e de formação. Essas ferramentas podem apoiar e melhorar a aprendizagem dos estudantes, mas é evidente que também podem ser um incômodo ou um perigo potencial para os jovens. O objetivo desta investigação é descrever os perfis dos professores que utilizam as redes sociais como recursos para o seu ensino, tanto dentro como fora da sala de aula. Procura também conhecer as características que influenciam a sua incorporação como elementos de aprendizagem. Por esta razão, é realizada uma exploração secundária da base de dados PISA 2018. Ela contém os dados de 21.621 professores do ensino secundário das 19 regiões de Espanha. A análise multinível é utilizada como um método de análise de dados. Os resultados apontam para diferenças de utilização de acordo com as Comunidades Autônomas, mostrando a importância da idade do professor e o número de anos de experiência, tanto para a sua utilização na sala de aula como para cobrir as suas necessidades de formação. Um ensino de qualidade requer um compromisso com os recursos tecnológicos; por conseguinte, é decisivo conhecer esses elementos para planear professores e instituições de ensino.

Palavras-chave:
Redes sociais; Formação de professores; Instrução multimédia; Tecnologia da informação

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br