Acessibilidade / Reportar erro

Fidelidade e praxeologias em aplicações didáticas desenvolvidas para resolução de expressões matemáticas

Resumo

São analisados os resultados de um desenvolvimento tecnológico para verificar seu nível de confiança em relação aos conhecimentos matemáticos ministrados em sala de aula. O conceito de fidelidade foi utilizado em sua estrutura de programação, uma vez que foi projetada e construída em Python. O aplicativo possui quatro características importantes, das quais se destaca a portabilidade no celular do aluno. Ele resolve exercícios relacionados com equações diferenciais lineares de primeira ordem. A técnica matemática seguida para a resolução é caracterizada no artigo a partir da Teoria Antropológica da Didática. O estudo é complementado com a análise de outras aplicações semelhantes encontradas na web. As descobertas incentivam o uso de aplicativos em sala de aula, pois fortalecem a conquista de habilidades nos alunos.

Palavras-chave:
Praxeologia; Fidelidade; App.m.

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br