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Transletramentos: o ensino de língua portuguesa mediado pelas TDIC

Transliteracy: Portuguese language teaching mediated by ICDT

Resumo

A ampliação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar abre espaço para que a centralidade do ensino - que, quase sempre, recai sobre a figura do professor e/ou do aluno - se estabeleça na ‘aprendência’ enquanto processo (ASSMANN, 2001ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.). Desse modo, situadas na área da Linguística Aplicada (KLEIMAN; CAVALCANTI, 2007KLEIMAN, Angela B.; CAVALCANTI, Marilda C. Lingüística aplicada: suas faces e interfaces. 1ª edição. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.) e à luz da pesquisa qualitativa/interpretativista e etnográfica (DENZIN; LINCOLN, 2006DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª edição. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artmed, 2006.), objetivamos discutir como práticas pedagógicas ancoradas nos transletramentos podem contribuir, reciprocamente, para a formação crítica ampliada do professor e dos alunos, nas aulas de Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual. As discussões se fundamentaram basicamente nos conceitos de transletramentos (THOMAS et al., 2007THOMAS, Sue et al. View of Transliteracy: Crossing divides. First Monday, v. 12, n. 12, dez 2007. Disponível em: Disponível em: http://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/2060/1908#author . Acesso em: 11 jul. 2018.
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), cultura (CANCLINI, 2009CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. 3ª edição. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.), texto multimodal (RIBEIRO, 2018RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, Hoje. Palavra, Imagem e Tecnologias Digitais na Educação. São Paulo: Parábola, 2018.), saberes locais (BASÍLIO, 2006BASÍLIO, Guilherme. Os Saberes Locais e o novo Currículo do Ensino Básico. Jul. 2006. Mestrado em Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: Disponível em: http://tede2.pucsp.br/tede/handle/handle/9925 . Acesso em: 20 jul. 2021.
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) e multiletramentos (ROJO, 2013ROJO, Roxane. Escol@ Conectada. os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.). A partir da análise, entendemos que uma abordagem ancorada nos transletramentos, mediada pelas TDIC e em sua relação com os saberes locais, possibilita a valorização dos conhecimentos próprios de cada grupo social, tornando a produção do conhecimento um processo mais significativo para o aluno, que deixa de ser mero receptor de conteúdos e passa a exercer um papel ativo, dividindo com o professor a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

Palavras-chave:
Linguística Aplicada; Transletramentos; Saberes locais; Tecnologias digitais de informação e comunicação

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