Acessibilidade / Reportar erro

Modelo para a concepção de um instrumento de aprendizagem adaptativa e avaliação do conhecimento algébrico

Resumo

O objetivo deste estudo é desenvolver um teste a partir da abordagem de aprendizagem adaptativa, que facilite um diagnóstico que resulte em uma trajetória personalizada de atividades de aprendizagem para estudantes universitários com base no nível de domínio das habilidades para a disciplina de álgebra. Três professores participaram do projeto e ele foi aplicado a 46 estudantes universitários. O teste obteve pontuação com consistência interna de 0,85. O aplicativo permitiu o desenho de trajetórias personalizadas com as quais os alunos tiveram que iniciar e progredir em seu desempenho. Os resultados permitem indicar que as trajetórias personalizadas constituem um suporte essencial na aplicação da aprendizagem adaptativa ao trabalhar em modelos baseados em competências.

Palavras-chave:
Álgebra; Aprendizagem adaptativa; Competências; Ensino superior; Avaliação adaptativa

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br