Acessibilidade / Reportar erro

Conferência online entre pares: uma janela de oportunidade a favor do feedback para a escrita

Resumo

A pandemia teve um grande impacto na forma como ensinamos e aprendemos. Durante esse tempo, as universidades brasileiras implementaram o ensino remoto por mais de 15 meses. Se inicialmente esse movimento foi uma reação emergencial e observou-se a transposição de muitas aulas presenciais para o modo virtual, nos meses seguintes observaram-se novas iniciativas que potencializaram o aprendizado mobilizando de forma eficiente o uso da tecnologia digital. Nesse contexto, este estudo descritivo qualitativo emprega uma abordagem exploratória de casos múltiplos para investigar os propiciamentos no contexto digital que os alunos do ensino superior usam para facilitar o engajamento com feedback por pares mediado por computador durante um curso de letramento acadêmico em inglês em uma universidade no Brasil. Os dados provêm de entrevistas individuais semiestruturadas, gravações de reuniões do feedback em duplas e seções de visionamentos individuais com três pares de alunos. Os participantes são alunos do ensino superior que tiveram duas reuniões online, usando o Google Meet, para discutir o feedback de seus colegas sobre dois textos que escreveram para o curso ao longo de um semestre. Os resultados indicam que as conferências online oferecem um canal de comunicação multimodal, em que diferentes aspectos semióticos desempenham um papel na mediação do insumo escrito. Além disso, o WhatsApp foi amplamente utilizado para feedback informal de colegas. Concluímos o trabalho com implicações pedagógicas e sugerimos ações para que os aprendizes possam aproveitar todo o potencial oferecido por essas ferramentas.

Palavras-chave:
Feedback por pares ; Conferência online entre pares ; Escrita acadêmica; Letramento acadêmico; Google Meet

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Cep: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais / Brasil, Tel: +55 (31) 3409-6009 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistatextolivre@letras.ufmg.br