Acessibilidade / Reportar erro

DIÁLOGO TRANSNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CANADÁ E NO BRASIL: COMO PROSSEGUIMOS FACE A TEMPOS NEOCONSERVADORES E NEOLIBERAIS?

RESUMO

Esta entrevista com o Prof. Dr. Brian Morgan da Universidade de York apresenta as perspectivas dos professores Morgan e Ferraz em relação à educação linguística no Canadá e no Brasil. A conversa focaliza temas essenciais para a educação linguística em ambos os contextos: políticas neoconservadoras, neoliberalismo, filosofia da linguagem (Derrida, Bakhtin Foucault, Deleuze), estudos culturais, formação de professores e práticas de ensino. Brian Morgan nos convida a repensar: 1. A agenda neoliberal nas ações e políticas educacionais; 2. As relações entre teorias (filosofias da linguagem, estudos culturais) e práticas (por exemplo, como tais teorias impactam ou não as práticas pedagógicas dos professores da escola pública); 3. O desenho de práticas pedagógicas (por exemplo, o projeto Get Involved, MONTE MÓR; MORGAN, 2014MONTE MÓR, W.; MORGAN, B. (2014). Between conformity and critique. Teaching volunteerism, 'activism' and active citizenship: Dangerous pedagogies? Interfaces Brasil-Canadá [Special Issue], 14 (2), p. 16-35.) que proveem momentos críticos para se trabalhar com e contra as agendas neoliberais.

Palavras-chave:
educação linguística; Brasil; Canadá; neoliberalismo; tempos neoconservadores

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br