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PODER, IDENTIDADE E CULTURA NA PERCEPÇÃO DE ESCRITA ACADÊMICA DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS

RESUMO

Questões em torno do inglês para fins acadêmicos e seu uso por falantes de inglês como idioma adicional (EAL) no ensino superior têm se tornado cada vez mais significativas nos últimos anos, impulsionadas pelo aumento da mobilidade internacional de estudantes e pelo aumento da diversidade cultural e linguística dentro e fora do corpo discente. Além de apresentar desafios relacionados à linguagem, a transferência de estudantes do EAL para uma universidade estrangeira de língua inglesa também exige a negociação de novas expectativas da universidade, canalizadas por meio de um novo ambiente cultural. Enquanto a pesquisa de letramentos acadêmicos identificou que conceitos como poder, identidade e cultura desempenham um papel na escrita acadêmica, as percepções dos próprios alunos permanecem relativamente inexploradas. Consequentemente, este estudo analisa as maneiras pelas quais os estudantes do EAL articulam sua relação com a escrita acadêmica em uma instituição terciária na Irlanda. Os dados para este estudo foram coletados por meio de questionários e entrevistas, analisados por meio da análise do discurso por meio de uma lente crítica. As descobertas sugerem que, embora os participantes geralmente reflitam positivamente sobre sua capacidade de negociar a escrita acadêmica através da língua inglesa, existe um alto nível de conflito entre as normas lingüísticas dominantes e a expressão de identidade e cultura dos alunos.

Palavras-chaves:
inglês para fins acadêmicos; letramentos acadêmicos; teoria cultural

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