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ENTRE OLHARES E PERCEPÇÕES: AS VIVÊNCIAS COM A CULTURA ESCRITA ACADÊMICA POR PARTE DE UMA TRABALHADORA TERCEIRIZADA INSERIDA EM AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

AMONG VIEWS AND PERCEPTIONS: THE EXPERIENCES WITH ACADEMICAL WRITTEN CULTURE ON THE PART OF AN OUTSOURCING WORKER INSERTED IN ACADEMIC SCOPE

RESUMO

Este trabalho tem como temática as vivências com a cultura [escrita] acadêmica por parte de um sujeito trabalhador de serviços gerais no âmbito da esfera universitária. Para a realização deste estudo, partimos de reflexões de Cerutti-Rizzatti, Pedralli e Tomazzoni (2016)CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; TOMAZONI, E.; PEDRALLI, R. Cultura escrita e grafocentrismo: um estudo sobre apropriação e usos sociais da escrita por funcionários prestadores de serviços básicos em espaços educacionais universitários. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos. v.16. n. 2, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25027>. Acesso em: 28/01/2020.
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com o objetivo de compreender o modo como esse sujeito-participante se inscreve na cultura escrita acadêmica, a partir da esfera laboral, e como ele assimila essa mesma cultura em diálogo com seus valores e crenças. Nossa busca por essa compreensão nos levou também a questões que envolvem as subjetividades do sujeito-participante. A partir da geração de dados, buscamos travar reflexões analíticas que partiram de dois campos epistemológicos: a perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2010 [1979]BAKHTIN, M. (1979). O autor e a personagem na atividade estética. In: Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010, p. 3-192., 2010 [1920-24]BAKHTIN, M. (1920-24). Para uma filosofia do ato responsável. 3. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.), visando compreender a relação dialógica dos sujeitos com a cultura acadêmica; e os estudos foucaultianos (FOUCAULT, 1995 [1982a]FOUCAULT, M. (1982a). O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. MICHEL FOUCAULT. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995., 2014 [1976]FOUCAULT, M. (1976). História da Sexualidade 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz & Terra, 2014.) com o propósito de compreender o aspecto político e institucional em tal contexto. Tratou-se de estudo de um caso (DUFF, 2012DUFF, P. A. Case Study. The Encyclopedia of Applied Linguistics, p. 1-8, 2012. doi:10.1002/9781405198431.wbeal0121.
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), a partir do qual utilizamos os seguintes instrumentos de análise: entrevista semiestruturada, observação participante, gravação em áudio, diário de campo e fotografias. A imersão em campo nos trouxe os seguintes questionamentos: como esse sujeito, imerso no contexto acadêmico, se relaciona com a esfera laboral? De que modo essa microanálise pode nos auxiliar a pensar as políticas linguísticas acadêmicas, no que se refere a práticas de inclusão e de “audibilidade/visibilidade” das vozes cotidianas?

Palavras-chave:
trabalho terceirizado; esfera universitária; subjetividade

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