Acessibilidade / Reportar erro

O IMPACTO DA INSTRUÇÃO MULTIMODAL NA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO

RESUMO

O uso de práticas inadequadas e desatualizadas, tais como a memorização de listas de palavras descontextualizadas e o uso desmedido da tradução de conteúdos no ensino de vocabulário, representam um problema importante. Neste estudo se pretende demonstrar que o uso da multimodalidade melhora significativamente a aquisição de vocabulário nos estudantes. Para determinar como o uso da multimodalidade afeta a aquisição de vocabulário, este estudo foi realizado em quatro grupos de dois estabelecimentos educacionais particulares subvencionados pertencentes a 8º ano básico, 1º, 2º e 3º do ensino secundário. A intervenção foi dividida em cinco seções, nas quais se apresentaram trinta palavras em total, dividindo-as em seis por curso. Para medir o avanço, foi aplicado aos estudantes um pré teste antes das intervenções, e um pós teste depois de ter sido expostos ao tratamento multimodal. Ademais, foi aplicado um teste de estilos de aprendizagem chamado VARK, para adequar o material e aas atividades que se realizariam. Os resultados obtidos projetaram que existe significância estatística entre o pré teste e o pós teste, razão pela qual se aceita a hipótese de investigação O uso de modalidade na sala de aula melhora a aquisição de vocabulário em estudantes de 8º ano básico, 1º, 2º e 3º do ensino secundário pertencentes a colégios particulares subvencionados.

Palavras-chave:
multimodalidade; aquisição de vocabulário; ensino primário e secundário.

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br