Acessibilidade / Reportar erro

Para velhas perguntas, novas e melhores respostas: da engenharia conceitual ao aprimoramento erotético1 1 O presente artigo é resultado de uma pesquisa financiada pelo CNPq, projeto número 311596/2019-3.

For Old Questions, New and Better Answers: From Conceptual Engineering to Erotetic Amelioration

Resumo:

Neste artigo, apresenta-se uma posição a que se chama de aprimoramento erotético, segundo a qual devemos avaliar e, eventualmente, aprimorar nossas respostas a perguntas da forma “O que é x?”. O foco será em casos em que x captura uma categoria fortemente social, como o casamento. Tal posição é oferecida enquanto alternativa à ideia - por vezes denominada engenharia conceitual - de acordo com a qual devemos avaliar e, eventualmente, buscar uma melhoria de nossos conceitos. Uma vez introduzida a ideia de aprimoramento erotético, será buscado mostrar como pode ser mobilizada para lidar com o que se chama de desafio da preservação de tópico, e que vantagens possui em relação a uma posição semelhante disponível na literatura, nomeadamente, o Quadro Austero, defendido por Cappelen (2018CAPPELEN, H. Fixing language: An essay on conceptual engineering. New York: Oxford University Press, 2018.).

Palavras-chave:
Aprimoramento erotético; Engenharia conceitual; Conceitos; Projetos de melhoria

Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br