Acessibilidade / Reportar erro

Esquizofrenia e violência: estudo em um hospital psiquiátrico clínico com o HCR-20 e a MOAS

Resumo

Objetivo:

Este estudo preliminar tem por objetivo identificar e comparar características relacionadas ao comportamento violento em pacientes com esquizofrenia internados em um hospital psiquiátrico utilizando o Historical, Clinical, and Risk Management 20 (HCR-20), a Modified Overt Aggression Scale (MOAS), e dados sociodemográficos.

Método:

Foram selecionados participantes com e sem histórico de comportamento violento, referidos nos relatórios de internação hospitalar. Participantes violentos e com escore total do HCR-20 ≥ 21 na internação foram selecionados para o grupo violento. Participantes não violentos com escore total do HCR-20 < 21 na internação foram selecionados para o grupo não violento. A MOAS foi aplicada para caracterizar o grau de severidade do comportamento violento.

Resultados:

O HCR-20 e suas subescalas foram eficazes na diferenciação entre os participantes dos grupos. Doze dos 20 itens do HCR-20 foram úteis na diferenciação entre os grupos, apesar do escore total do HCR-20 ter sido mais confiável quando aplicado ao grupo não violento. A MOAS não apresentou graus de severidade elevados para os tipos de agressividade observados nos participantes.

Conclusão:

O HCR-20 foi útil e confiável na distinção entre pacientes esquizofrênicos violentos e não violentos em ambiente psiquiátrico clínico, já que a análise dos itens identificou as características mais relevantes em cada grupo. O uso do HCR-20 em ambientes psiquiátricos clínicos deveria ser encorajado.

Descritores:
Agressividade; psicose; esquizofrenia; HCR-20; avaliação de risco; MOAS

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br