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“Bilíngues”, “bilíngues de verdade” e global citizens. Distinção e disposições sociais no mercado educacional

“Bilinguals”, “truly bilinguals” and “global citizens”: distinction and social dispositions in the educational market

Resumo

Com base em pesquisa qualitativa sobre o mercado de educação bilíngue e internacional na cidade de São Paulo, o artigo analisa a problemática da distinção de classe na globalização. Após discutir transformações mais amplas no mercado de diplomas, apresenta-se o universo do ensino internacional/bilíngue no Brasil e, por meio de análise documental, delineia-se o espaço relacional das escolas privadas de ensino internacional/bilíngue na capital paulista. A tipologia de (a) escolas internacionais, (b) escolas brasileiras com currículo internacional, (c) escolas bilíngues e (d) escolas com programas bilíngues mostra que agentes em diferentes posições no espaço social disputam desigualmente a incorporação de disposições relacionadas à globalização.

Palavras-chave:
Distinção; Globalização; Capital cultural; Educação bilíngue; Escolas internacionais

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