Acessibilidade / Reportar erro
Tempo Social, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2001
  • Inovação, rigor e ascese: entre a vida e a obra de Vinicius Caldeira Brant In Memorian

    Oliveira, Francisco de
  • Universidade pública e identidade cultural Dossiê Universidade E Autonomia

    Salmeron, Roberto A.

    Resumo em Português:

    Elogiamos a atitude dos professores na defesa das universidades públicas e damos ênfase ao papel dessas universidades em nossa identidade cultural como povo. Analisamos a pressão do FMI para que o ensino nas universidades públicas venha a ser pago e o perigo de que isto venha a acontecer em vista de declarações do próprio ministro da Educação. Resumimos as pressões exercidas pela OMC em setores industriais e comerciais e para a privatização do ensino, considerado como mercadoria. Descrevemos a preocupação da UNESCO com essa pressão. Analisamos a penetração cada vez maior das universidades privadas no ensino superior brasileiro, com seu caráter quase sempre comercial, e a diferença de mentalidade cultivada nessas universidades relativamente às universidades públicas.

    Resumo em Inglês:

    Praise is bestowed on the attitude of lectures in defense of the public universities and emphasis is given to the role these universities play in shaping our cultural identities as a people. We analyse the pressure by the IMF to make public universities charge fees, and the danger that this may happen vis a vis the statements by the Minister of Education. We summarize the pressure exerted by the World Commerce Organization on industrial and commercial sectors, and for the privatization of teaching seen as a commodity. We describe UNESCO's concern about this pressure. We analyse the growth of the private universities in Brazilian higher education, with its ever commercial character, and the difference in the mentalities cultivated there relative to that in the public universities.
  • A perda da experiência da formação na universidade contemporânea Dossiê Universidade E Autonomia

    Silva, Franklin Leopoldo e

    Resumo em Português:

    O texto procura mostrar, por via de um comentário das posições de Adorno acerca das finalidades da educação, que a história da modernidade, vista como processo de constituição da hegemonia da razão instrumental, destituiu a educação de uma característica essencial, a formação da consciência para a liberdade, aspecto que no entanto se encontra implicado na relação entre experiência, verdade e felicidade, constitutiva do ideal humanista de sabedoria e de emancipação. O progresso civilizatório pode ser visto como a perda progressiva do ideal de formação, substituído pelos procedimentos de racionalização adaptativa do indivíduo às condições de alienação próprias do mundo administrado. Na impossibilidade de reinstauração das condições objetivas favoráveis à experiência educacional formadora, resta, na perspectiva de uma educação crítica, a tentativa de se opor à instrumentalização da subjetividade por via de um esforço de recuperação da negatividade como contraponto à adesão cega ao presente histórico.

    Resumo em Inglês:

    The text aims to show, based on a commentary of Adorno's points of view on the goals of education, that the history of modernity, seen as process for the constitution of the hegemony of instrumental reason, has removed an essencial feature from education: the formation of a consciousness for freedom, an aspect that is involved in the relationship between experience, truth and happiness, which constitute the humanist ideal of knowledge and emancipation. Civilizing progress can be seen as a progressive loss of the ideal of formation, substituted by the procedures of adaptive rationalization of the individual to the alienating conditions that are peculiar to the managed world. In the event of an impossibility to reinstall the favourable conditions to the cultivating education experience, we are left, from a critical education perspective, with an attempt to oppose the instrumentalization of subjectivity by means of an effort to recuperate the negativity as a counterpoint to the blind adhesion to the historical present.
  • Dos riscos que se corre nas ciências sociais Dossiê Universidade E Autonomia

    Cohn, Gabriel
  • A águia e os estorninhos: Galileu e a autonomia da ciência Dossiê Universidade E Autonomia

    Mariconda, Pablo; Lacey, Hugh

    Resumo em Português:

    A idéia de que a ciência é "livre de valores" pode ser reconduzida à emergência da distinção entre fato e valor no século XVII. Pode-se considerar que essa idéia tem três componentes: imparcialidade, neutralidade e autonomia. Mostramos que partes importantes dessas idéias componentes foram desenvolvidas e defendidas por Galileu, principalmente em suas cartas a Castelli e à grã-duquesa Cristina e em seus livros O ensaiador e Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo. O argumento de Galileu em favor da autonomia é particularmente poderoso e, embora não tenha a generalidade introduzida por argumentos posteriores (uma vez que seu principal objetivo era o de garantir a autonomia da ciência com relação à autoridade da Igreja), permanece no cerne de todas as defesas subseqüentes da autonomia da ciência. Esse argumento está baseado em três suposições: que o entendimento científico está sujeito a critérios que são independentes da autoridade da Igreja e de qualquer perspectiva de valor; que os cientistas cultivam as virtudes do "ethos científico"; e que (porque usam linguagens diferentes - o argumento dos "dois livros") não pode existir contradição entre os juízos científicos apropriados e as declarações da Igreja. Finalmente, algumas limitações dos argumentos de Galileu são indicadas, sem serem desenvolvidas.

    Resumo em Inglês:

    The idea that science is "value free" can be traced back to the emergence of the distinction between fact and value in the 17th century. It can be considered to have three components: impartiality, neutrality and autonomy. We show that important parts of these component ideas were developed and defended by Galileo, principally in his letters to Castelli and to Grand Duchess Cristina and in his books The Assayer and Two Chief World Systems. Galileo's argument for autonomy is particularly powerful and, although lacking the generality introduced in later arguments (since his principal concern was to win autonomy for science from the authority of the Church), it remains at the core of all subsequent defenses of the autonomy of science. This argument is based on three suppositions: that scientific understanding is subject to criteria that are independent of the Church's authority and of any value perspective, that scientists have cultivated the virtues of the "scientific ethos", and that (because they use different languages - the "two books" argument) there cannot be contradiction between properly made scientific judgments and declarations of the Church. Finally some limitations of Galileo's arguments are indicated but not developed.
  • Radicalismos, violências e integração política na Turquia Artigos

    Bozarsian, Hamit

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os principais obstáculos a serem enfrentados para a integração política na Turquia. Mostra que o radicalismo e a violência originam-se em três fontes: a oposição curdo-turca; a oposição alevita-sunita e o avanço do islamismo político, com sua recusa de abandonar a referência religiosa. Contribuíram para a atual fragmentação política as contradições da doutrina kemalista, na qual ainda se assenta a legitimidade do Estado turco; os sucessivos golpes militares de Estado, que obrigam a constantes realinhamentos das formações partidárias; e a militarização de vastas regiões da Turquia em resposta às sucessivas ondas curdas e alevitas de contestação violenta, conduzindo à autonomização dos grupos armados que tendem a perpetuar a contestação e a repressão violentas. Diante desse quadro, o futuro da Turquia depende, por um lado, da integração social das identificações e convicções (curdas, alevitas e islamitas) pelo reconhecimento das culturas regionais e, por outro lado, da adoção do princípio de não-politização das convicções religiosas e do abandono do conservadorismo social por oposição à ocidentalidade.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the main obstacles to be faced for the political integration in Turkey. It shows that radicalism and violence spring from three sources; the Turkish-Kurd opposition; the Sunite-Alevite opposition and the rise of political Islamism, with its refusal to abandon religious reference.What has contributed to the present political fragmentation are the contradictions of the Kemalist doctrine, on which the legitimacy of the Turkish State is based; the successive military coups d'etat that cause constant party realignements; and the militarization of vast regions of Turkey to hold back the successive waves of Kurdish and Alevite violent uprisings, which, in turn, give autonomy to armed groups that tend to perpetuate the violent contends and repression. From this perspective, the future of Turkey depends, on the one hand, on the social integration of identifications and convictions (Kurds, Alevites and Islamites) for the recognition of regional cultures and, on the other, on the adoption of the principle of non-politization of religious convictions and the abandonment of social conservatism as an opposition to westernization.
  • Pequena história visual da violência Artigos

    Menezes, Paulo
  • A democracia ao sul da América: uma visão tocquevilleana Artigos

    Vouga, Claudio

    Resumo em Português:

    O artigo mostra como, na visão tocquevilleana, a democracia americana longe de ser um modelo é na verdade um caso particular. Apesar de sua erudição o nobre normando quase nada conhecia das instituições políticas do mundo ibérico, assim sendo para estudarmos a parte sul do continente americano de uma perspectiva inspirada em Tocqueville será o seu método e não suas análises empíricas que deverão servir de guia. A descrença nas instituições democráticas que encontramos hoje, de forma crescente, nos países da América ibérica nos desperta para a necessidade de aprofundarmos o estudo das instituições enraizadas em nossa tradição política e social. É provável que a descrença não seja na democracia mas num tipo determinado de variante de democracia que aparece aos povos da Ibero-América como alheio a seu destino. Apesar dos votos piedosos de alguns cientistas políticos, em matéria de democracia, certamente, o que é bom para os Estados Unidos só é bom (se for) para os Estados Unidos.

    Resumo em Inglês:

    This paper shows how, from a Tocquevillean point of view, the American democracy, far from being a model is, in reality, a unique case. In spite of his erudition, the noble Norman knew very little about the political institutions of the Iberian world. Thus, to study the south of the American continent from a Tocquevillean inspired perspective, it is his method and not his empirical analysis that will be followed. The growing disbelief in democratic institutions in Iberian-American countries, nowadays, brings up the need to study in depth the institutions that are rooted in our political and social tradition. It is quite probable that the mistrust is placed not in democracy itself but in some specific kind of variant of democracy which appears to the Iberian-American population as alien to its destiny. In spite of the merciful wishes of some political scientists, when it comes to democracy, what is good for the United States is good only if it is for the United States.
  • Algumas raízes do anti-semitismo no Brasil ou um outro olhar sobre Paris Artigos

    Blay, Eva Alterman

    Resumo em Português:

    A construção da cultura passa por múltiplas influências culturais. A dinâmica cultural desmente pretensas posições etnocêntricas. Ao longo do tempo a história brasileira se viu vinculada a vários sistemas socioculturais e, nos dois últimos séculos, às influências ibérica, africana e indígena houve intensa incorporação da cultura francesa e anglo-saxônica que somadas, moldaram, em grande parte, nossos corações e mentes. Neste trabalho se focaliza a influência da cultura e do catolicismo conservador francês na formação do anti-semitismo brasileiro. A partir da análise da iconografia religiosa se observará uma das fontes da construção da diabolização do judeu no imaginário popular e culto. A construção da exclusão social dos judeus franceses e sua deportação para campos de concentração será observada através de um roteiro pelo Marais, o bairro judaico de Paris. A arquitetura concentracionista de Corbusier completa o quadro da exclusão social. Todos estes elementos, reunidos, permitem entender, em parte, como foi sendo construída a imagem do judeu imigrante no Brasil expressa por vários autores.

    Resumo em Inglês:

    The construction of culture undergoes a number of cultural influences. Cultural dynamics disavows alleged ethnocentric positions. From the beginning, Brazilian history has been linked to various socio-cultural systems. In the last two centuries, an intense incorporation of French and Anglo-Saxon cultures has been added to the Iberian, African and Native influences. Together, these have molded, to a large extent, our hearts and minds. This paper focuses on the influence of French culture and French conservative Catholicism in the constitution of Brazilian anti-semitism. The analisys of religious iconography reveals one of the sources of the satanization of the Jews in popular and elite imagination. The development of the social exclusion of the French Jews and their deportation to the concentration camps is analysed in the context of a tour around the Marais, the jewish district in Paris. Corbusier's concentrationist architecture completes the social exclusion picture. All of these elements together allow us to understand, to a certain extent, how the image of the immigrant Jew was built and seen by various authors.
  • A mestiçagem e seus contrários: etnicidade e nacionalidade no Brasil contemporâneo Artigos

    Costa, Sérgio

    Resumo em Português:

    A imagem de uma brasilidade mestiça, culturalmente assimilacionista e politicamente integradora, conforma o núcleo da ideologia que configura a nação brasileira a partir das primeiras décadas do séc. XX. O elogio do hibridismo constitui, assim, a forma de superação dos biologismos racistas predominantes nos debates político e intelectual de até então. Tal modelo de nacionalidade, contudo, perde crescentemente, ao longo da democratização, sua força legitimadora. Muitas das manifestações culturais recentes assim como alguns dos atores sociais importantes no Brasil contemporâneo buscam a identificação étnica que os distinga da nação que assimilou em seu bojo as diferenças culturais. Tratam, dessa forma, de exprimir o descontetamento com as desigualdades estruturais associadas ao processo de construção ideológica da nação mestiça. O artigo descreve tais processos de etnização e discute as conseqüências destes para a construção democrática.

    Resumo em Inglês:

    The image of a miscegenated, culturaly assimilationist and politically integrating Brazilianess delineates the heart of the ideology that constitutes the Brazilian nation, as of the first decades of the 20th century. The eulogy over hybridism was, thus, a means to overcome the racist biologisms that predominated in public and intellectual debates until then. However, such a nationality model increasingly lost its legitimizing strength during the process of democratization. Many of the recent cultural manifestations as well as many of the important social actors in Brazil nowadays look for an ethnic identification that will distinguish them from the nation that assimilated all the cultural differences. Thus, they express their discontent with structural inequalities associated to the process of the ideological construction of the mestizo nation. The paper describes such ethnizing processes and discusses their consequences for the democratic construction.
  • Comunidades da nova era no Planalto Central: utopia, ideologia e reafirmação da ordem Artigos

    Nogueira, Aico Sipriano

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a constituição de uma comunidade alternativa no planalto central do Brasil, a partir do que se convencionou chamar de "novas formas contemporâneas de sociabilidade". Através de uma discussão teórico-conceitual sobre comunidade, comunidade utópica, mito, ideologia, utopia e imaginário, o texto sugere a possibilidade de se pensar a idéia de alternativa ao sistema social vigente enquanto expressão, ao mesmo tempo, do pensamento conservador e da possibilidade de construção do novo.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the constitution of an alternative community in the central plateau of Brazil, based on what has been called 'new contemporary forms of sociability'.Using a theoretical-conceptual discussion on community, utopian community, myth, ideology, utopia and imaginary, the text suggests the possibility of taking the idea of alternative to the present social system as an expression, along with conservative thought and the possibility of the construction of the new.
  • Sociologia do desvio e interacionismo Artigos

    Lima, Rita de Cássia Pereira

    Resumo em Português:

    Este artigo é essencialmente teórico e tem como objetivo apresentar uma análise histórica não exaustiva da sociologia do desvio, privilegiando as teorias interacionistas. Inicialmente, após um breve relato sobre a aparição da sociologia do desvio em Chicago, serão comentadas três tendências que buscam analisar as causas do desvio: o funcionalismo, a anomia e o culturalismo. Em seguida, o interacionismo surge como uma proposta de rompimento com o enfoque causal. A especificidade da teoria interacionista, particularmente a "Labelling Theory" de H. Becker, encontra-se na ação coletiva e na ênfase no processo social através do qual um indivíduo ou grupo é considerado desviante pelos demais. Para finalizar, serão mencionadas algumas tendências mais recentes, por exemplo, a fenomenologia e a etnometodologia, acrescidas de algumas críticas dirigidas ao conjunto dessas teorias, especialmente por Pierre Bourdieu.

    Resumo em Inglês:

    This is essentially a theoretical article and it aims to present a non-exhaustive analysis of the sociology of deviance, emphasizing interactionist theories. A brief account of the emergence of the sociology of deviance in Chicago is followed by a discussion on three tendencies that are involved in analyzing the causes of deviance: functionalism, anomie and culturalism. Next, interactionism arises as a means to break up with the causal approach. The specificity of the interactionist theory, especially H. Becker's Labelling Theory, can be seen in collective action and in the emphasis on the social process through which an individual or a group is considered deviant by the others. Finally, a few of the more recent tendencies are mentioned, such as phenomenology and ethnomethodology, and the criticism directed at these theories, mainly by Pierre Bourdieu, are discussed.
  • Juán Linz: um sociólogo de nosso tempo Artigos

    Avelar, Lúcia

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um resumo da história intelectual de Juan Linz, suas principais idéias sobre a política e a ciência política, com o objetivo de oferecer aos estudiosos da área um quadro geral de seu trabalho e principais publicações. Autor de numerosos artigos e livros publicados em muitos países, tendo influenciado toda uma geração de acadêmicos e políticos, uma síntese de seu trabalho demonstra a diversidade de temas e enfoques que faz parte de sua extensa obra.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a summary of the intellectual history of Juan Linz, his main ideas on politics and political sciences, with the aim to offer researchers a general view of his work and main publications. Having written many articles and published many books in a number of countries, he influenced a whole generation of academics and politicians; a synthesis of his work reveals the diversity of themes and approaches of his extensive production.
  • A cidade e seus temas relatos de uma trajetória exemplar Resenhas

    Rizek, Cibele Saliba
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br