Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 02/05/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

A Cogitare Enfermagem (título abreviado: Cogitare Enferm.) é uma publicação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, com sua primeira edição publicada em 1996. Desde 2015 está disponível somente na versão eletrônica e atualmente publica seus artigos na versão português, inglês e espanhol.

A missão da Cogitare Enfermagem é publicar e divulgar o conhecimento produzido nas áreas da saúde e de enfermagem com excelência e respeito aos princípios éticos. Serão considerados para publicação, artigos que contribuam para o avanço do conhecimento, originais, que tenham consistência científica, respeito às normas éticas, que sejam atuais e relevantes para a área da saúde e enfermagem.

É um periódico brasileiro, afiliado a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC. Está disponível em diversas bases indexadoras e Portais, tanto nacionais quanto internacionais.

O título abreviado do seu título é Cogitare Enferm., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Alinhada com o movimento de Ciência aberta, a Cogitare Enfermagem esclarece que segue o modelo Gold Open Access, que publica textos científicos disponibilizados em repositórios Preprints (reconhecidos pela comunidade acadêmica) nacionais e internacionais, bem como, textos cujos conteúdos (dados de pesquisas) sejam disponibilizados em repositórios institucionais nacionais e internacionais reconhecidos pela comunidade acadêmica. Essas informações deverão estar informadas no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (download) e devem ser submetidas como documentação suplementar.

Nos artigos publicados na Cogitare Enfermagem, terá descrito o/a Editor (a) Associado(a) responsável por todo o processo de avaliação do manuscrito.

 

 

Ética na Publicação

 

A Cogitare Enfermagem, segue as orientações do Requisitos uniformes para manuscritos apresentados aos periódicos biomédicos (Estilo Vancouver) disponível em: https://www.icmje.org. Assim como, as condutas de Boas Práticas de Editoração, disponíveis em: https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors.pdf .

Esclarece que adota a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas, Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013). Assim como a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 12/12/12, Resolução Nº510 de 07/04/2016, e demais legislações de pesquisa realizada no Brasil.

Artigos de ensaios clínicos devem informar o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE (ICMJE | Home). Desta forma serão aceitos ensaios clínicos registrados em pelo  menos uma das seguintes entidades: https://www.clinicaltrials.gov; International Standard Randomised Controlled Trial Number - ISRCTN Registry; UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR); WHO International Clinical Trials Registry Platform https://www.who.int/clinical-trials-registry-platforme no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) ensaiosclinicos.gov.br.

A Cogitare Enfermagem adota as recomendações dos códigos de condutas de ética em publicação do Committee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/) que serão levados em consideração nos casos de retratações, correções, plágio, e demais infrações relacionadas a ética e integridade de pesquisa.

Quanto a autoria, os autores necessitam especificar na página de identificação (download) qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em:  https://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html

 

 

Foco e Escopo

 

A Cogitare Enfermagem destina-se a publicação artigos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência/caso, reflexão e comunicação livre, da área da saúde, em especial a Enfermagem. Adota o sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass) e proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Os manuscritos submetidos à Cogitare Enfermagem deverão atender à sua política editorial, às instruções aos autores, bem como as diretrizes da Rede EQUATOR. As submissões são aceitas nos idiomas português, inglês e espanhol, nas categorias: Artigos Original, Artigo de Revisão, Relato de experiência/caso, Reflexão, Inovação Tecnológica e Comunicação livre. O processo de avaliação é de revisão por pares (peer review), composto por dois pareceristas (se necessário um terceiro para desempate) que são designados segundo o tema e o enfoque do artigo. Destaca-se que se preserva o anonimato dos autores e revisores.

 

 

Preservação Digital

 

A Cogitare Enfermagem segue os padrões definidos no programa de preservação digital da SciELO disponível em: Política de Preservação Digital do Programa SciELO | SciELO.org

 

 

Fontes de Indexação

 

Internacionais

  • CINAHL – Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature
  • CUIDEN – Index de Enfermería em Español, Fundación Index – Área de Documentación, Granada, España
  • DOAJ – Diretório de Revistas de Acesso Aberto
  • LATINDEX – Índice Latinoamericano de publicações científicas seriadas
  • LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
  • PERIÓDICA – Base de Dados Bibliográfica en Ciências Y Tecnología
  • REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
  • SCOPUS 

Nacionais

  • BDENF  Base de Dados Nacionais da Enfermagem
  • DIADORIM – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
  • SciELO Brasil–Scientific Electronic Library Online

Outras fontes de disseminação

 

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Cogitare Enfermagem.
  • Título abreviado: Cogitare Enferm.
  • Publicação de: Universidade Federal do Paraná Departamento de Enfermagem
  • Periodicidade: Anual com publicação contínua
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1996
 

 

Websites e Mídias Sociais

 

A proposta da Cogitare Enfermagem é divulgar as pesquisas publicadas nas esferas acadêmicas, profissional e para a sociedade. Esta divulgação ocorre das seguintes formas: mailing mensal com artigos publicados para autores, pesquisadores e pareceristas cadastrados na revista.

Visando a divulgação para a sociedade civil, a Cogitare Enfermagem divulga press releases, podcast, vídeos dos autores sobre os artigos, numa linguagem acessível a todos, esta divulgação ocorre nas redes sociais do periódico, como o Facebook e Instagran.

 

 

Política Editorial

 

Preprints

A Cogitare Enfermagem aceita publicar artigos de preprints (Um preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico. Essa prática se junta à da publicação contínua como mecanismos para acelerar a comunicação das pesquisas. Os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos).

Serão aceitos os repositórios Preprints (reconhecidos pela comunidade acadêmica) nacionais e internacionais. Essas informações deverão estar informadas no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (download), e devem ser submetidas como documentação suplementar.

Declaração de tecnologia assistida por Inteligência Artificial (IA)

A Cogitare Enfermagem compreende que o uso dos LLMs (Large Language Model ou Grandes Modelos de Linguagem) funcionarão como aliados da pesquisa, desta forma, solicita que os autores divulguem se usaram tecnologias assistidas por inteligência artificial (IA) (LLMs, chatbots ou criadores de imagens) na produção dos trabalhos submetidos, exclusivamente com o objetivo de melhorar a legibilidade e a qualidade da linguagem durante o processo de escrita. No entanto, o uso destas tecnologias deve ser realizado com a supervisão dos pesquisadores, uma vez que, ainda, o texto produzido por IA pode ser incorreto, incompleto ou tendencioso.

As tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autoria. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por seres humanos, conforme descrito na política para autores, de acordo com os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em:  http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html.  Os autores devem ser capazes de afirmar que não há plágio em seu artigo, inclusive em texto e imagens produzidas pela IA. Os seres humanos devem garantir que haja atribuição apropriada de todo o material citado, incluindo citações completas.

Quanto ao uso da IA ou demais LLMs no processo de escrita, os autores deverão incluir uma declaração sobre isso no documento de submissão (download) com o seguinte conteúdo:

Os autores declaram o uso de IA Gerativa e Tecnologias Assistidas por IA no processo de escrita: durante a elaboração do estudo intitulado: ...... Os autores (es) utilizaram a/o [FERRAMENTA DE NOME/SERVIÇO] para [RAZÃO]. Após a utilização desta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisaram e editaram o conteúdo conforme necessário e assumem total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

Processo de avaliação por pares

Os artigos submetidos à Cogitare Enfermagem passam por um processo de análise, em três etapas distintas.

Depois de submetido no OJS – Open Journal Systems –  http://revistas.ufpr.br/cogitare/login, é atribuído um número de submissão que será a identificação do artigo no sistema.

Na primeira etapa o artigo é recepcionado e avaliado pelo Editor Chefe, que observará os seguintes itens: escopo, atualidade, relevância, questões éticas e método utilizado para realização da pesquisa. Nesta ele poderá ser recusado ou encaminhado ao Editor de Associado, conforme a área de conhecimento (prazo de até 30 dias).

Na segunda etapa o Editor Associado encaminha o artigo ao revisor técnico que realiza a análise do artigo, segundo as normas (preparo do artigo e documentação suplementar), e o submete ao software anti-plágio. Ao final desta etapa o artigo poderá ir diretamente para a terceira etapa ou ser devolvido aos autores para readequação das normas (prazo de até 30 dias).

Na terceira etapa, com o artigo adequado às normas, o Editor Associado encaminha-se para dois consultores ad hoc para a análise do texto juntamente com o instrumento próprio de avaliação. Se houver discordância entre os pareceres dos consultores, o texto será enviado a um terceiro consultor (prazo de até 120 dias).

O Editor de Associado gerencia todo fluxo entre os consultores e o autor correspondente e terá seu nome publicado como responsável pela avaliação. Durante todo o processo de avaliação (peer review) omite-se a identificação dos consultores e dos autores.

Após a análise dos pareceristas e da versão final, o artigo poderá ser Recusado ou Aceito, de acordo com a deliberação do Conselho de Editoração, sendo o resultado comunicado ao autor correspondente pelo e-mail informado no processo de submissão.

Durante o processo de análise e antes do envio do artigo para a publicação, o autor correspondente poderá retirar o artigo, mediante solicitação formal e assinada por todos os autores.

Artigos com temas emergentes poderão seguir o sistema “fast tracking”, a fim de facilitar a troca de questionamentos e resultados produzidos sobre doenças negligenciadas e temas emergentes, da área de saúde em especial em Enfermagem. O processo de avaliação será acelerado pelo Editor Chefe da Revista e Conselho de Editoração.

Nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta.

Cabe ao Conselho de Editoração a composição dos volumes para a publicação.

Dados abertos

Alinhada com o movimento de Ciência aberta, a Cogitare Enfermagem estimula os autores a publicarem em repositórios online abertos como por exemplo: SciELO Data, Zenodo, Figshare, OSF e Mendeley Data, dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos. Essas informações deverão estar informadas no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (download), e devem ser submetidas como documentação suplementar.

Cobrança de Taxas

Para garantir os serviços de apoio à editoração, publicação, indexação e disseminação de periódicos científicos, a Cogitare Enfermagem solicitará:

1.Taxa de Avaliação;

1.1Taxa de Avaliação no valor de R$200,00 deverá ser paga após a aprovação do artigo na Primeira Etapa

O autor correspondente receberá um e-mail informando sobre sua aprovação na primeira etapa, e a solicitação do pagamento da Taxa de Avaliação. O boleto para pagamento deverá ser gerado no endereço que será encaminhado no e-mail.  O comprovante de pagamento deverá ser anexado em “Documentos suplementares” dentro do sistema da Cogitare Enfermagem.

*Após aprovação do artigo na Primeira etapa o pagamento e envio do comprovante de pagamento da taxa de avaliação, o artigo seguirá para a Segunda Etapa da avaliação.

2.Taxa de Publicação;

2.1Taxa de Publicação será de R$1.000,00 cujo pagamento será solicitado somente se o artigo for “Aceito” para publicação ao final da Terceira Etapa de avaliação. 

A Cogitare Enfermagem encaminhará ao autor correspondente a versão final do artigo para aprovação e o boleto da Taxa de Publicação. Este é responsável por consultar os demais autores e manifestar o aceite da versão final para publicação.

O pagamento da tradução dos artigos para idioma em inglês e espanhol é de responsabilidade de seus autores, isentando a Cogitare Enfermagem dos custos.

Valores de taxas para 2023: Taxa de avaliação R$200,00; Taxa de publicação R$1000,00 aprovados pela RESOLUÇÃO Nº 24/22-COPLAD.

Detalhamento financeiro dos custos por artigo


Serviço

%

Custo por artigo

Atividades de editoração*

19%

R$226,00

Equipe de apoio

53%

R$634,00

Custos para manutenção institucional

18%

R$220,00

Aquisição e manutenção de softwares e equipamentos

7%

R$87,00

Custos eventuais

3%

R$33,00

*diagramação; marcação XML, traduções.
A Cogitare Enfermagem isenta as taxas de avaliação e publicação dos artigos de pesquisa originais que tenham sido desenvolvidos por autores estrangeiros em países emergentes, exceto Brasil.
Quando houver a necessidade de retificação, correção e/ou retratação o(s) autor(es) deverão pagar a taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais) para brasileiros e U$ 100,00 (cem dólares) para estrangeiros.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Os artigos submetidos à Cogitare Enfermagem deverão atender à sua política editorial e às instruções aos autores, bem como as diretrizes da Rede EQUATOR http://www.equator-network.org, do Code of Conductand Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE) – http://publicationethics.org, as orientações do International Committee of Medical Journal Editors http://www.icmje.org, bem como o Guia de boas Práticas: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf

O artigo deverá destinar-se, exclusivamente, à Cogitare Enfermagem, não devendo ser submetido a outro periódico, será publicado na integra, obrigatoriamente em português e inglês, e espanhol.

Qualquer adição e modificação no texto submetido deverá ser feita somente antes da aceitação do manuscrito e somente se aprovada pelo Editor-chefe. O Editor só considerará adição e modificação no texto em circunstâncias excepcionais após a aceitação do manuscrito. Enquanto o Editor considera a solicitação, a publicação do manuscrito ficará suspensa. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

O artigo já publicado, na Cogitare Enfermagem, em que a má conduta for identificada, permanecerá indexado na base de dados do periódico na condição de retratado. O procedimento para registro de retratação de um artigo publicado pela Cogitare Enfermagem será iniciado após o recebimento de comunicação formal ao Editor-chefe do periódico (e-mail: lucianakalinke@ufpr.br). A comunicação deverá vir acompanhada do texto de retratação informando os motivos pelos quais o artigo sofrerá retratação, de acordo com o Guia para o registro e publicação de retratação (disponível em: guia_retratacao.pdf (scielo.org)).

Em caso de necessidade de Errata, desde que não sejam configuradas como má conduta, deverão ser realizadas de acordo com o guia para o registro e publicação de Errata (disponível em: guia_retratacao.pdf (scielo.org)).

Destaca-se que quando houver a necessidade de retificação, correção e/ou retratação o(s) autor(es) deverão pagar a taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais) para brasileiros e U$ 100,00 (cem dólares) para estrangeiros.

Política sobre Conflito de Interesses

Entende-se como conflito de interesses, na pesquisa, quando um ou mais de um dos participantes do processo, sejam os pesquisadores ou até mesmo o editor e/ou o revisor do periódico no qual, eventualmente, o estudo será publicado, têm ligações com instituições ou interesses que possam prejudicar a lisura da investigação ou restringir a competência e a imparcialidade para avaliação da mesma (ALVES, EM de O.; TUBINO P., 2007).

Em relação ao Conflito de Interesse, a Cogitare Enfermagem exige que durante o processo de submissão os autores assinem o documento de submissão (download). Nele consta declaração de responsabilidade, de transferência de direitos autorais, de participação no artigo e de conflito de interesses. É obrigatório para submissão o preenchimento e assinatura de todos os autores.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

As políticas de plágio adotadas pela Cogitare Enfermagem, estão embasadas no esclarecimento e definição sobre a propriedade intelectual, visando a estimular a publicação com qualidade e a coibir a prática do plágio. Estas irão impactar diretamente nos manuscritos submetidos para avaliação.
Quando a Cogitare Enfermagem recebe o manuscrito submetido pelo autor, ele será analisado por um software anti-plágio CopySpider. Após análise e detecção de plágio de até 15%, apontado pelo software, a equipe da Cogitare Enfermagem irá solicitar ao autor que o reescreva e cite a fonte original. Caso o plágio seja extenso a partir de 16% a mais do mínimo estipulado, o manuscrito será recusado e tanto os autores quanto suas instituições serão notificadas. Acreditamos que esta prática, apesar de punitiva, também se torna educativa e auxiliará na confecção de novos manuscritos.

Caso o plágio seja detectado no processo peer review, nas etapas de avaliação por revisores ou pelos editores, as medidas mencionadas acima, também serão aplicadas. Quando o plágio for detectado após a publicação do artigo, a Cogitare Enfermagem irá notificar e publicar a infração cometida por nota do Editor publicada na mesma edição que o manuscrito tiver sido divulgado.

Questões de Sexo e Gênero

A Cogitare Enfermagem segue os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER) diretriz. Desta forma, os termos sexo (atributo biológico) e gênero (moldado por circunstâncias sociais e culturais) (Heidari S, Babor TF, Castro PD, Tort S, Curno M, 2017) devem ser utilizados, respeitando os princípios da diretriz, com atenção, a fim se evitar confusão em seu uso.

Comitê de Ética

Os autores deverão explicitar nos artigos, resultantes de pesquisa ou relato de experiência que envolveu seres humanos, se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Para os artigos originais decorrentes de pesquisa realizada no Brasil, indicar o respeito à Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 12/12/12.

Nos artigos resultantes de pesquisa que envolva seres humanos, os autores deverão informar no texto que o projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e especificar o número da aprovação pelo Comitê, além de enviar cópia do parecer de aprovação (como documentos suplementares).

Artigos de ensaios clínicos devem informar o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE (ICMJE | Home ). Desta forma serão aceitos ensaios clínicos registrados em pelo  menos uma das seguintes entidades: https://www.clinicaltrials.gov; International Standard Randomised Controlled Trial Number - ISRCTN Registry; UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR); WHO International Clinical Trials Registry Platform https://www.who.int/clinical-trials-registry-platforme no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) ensaiosclinicos.gov.br.

Direitos Autorais

A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.

Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

O periódico detém os direitos de primeira publicação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação no periódico, por meio da licença CC-BY .

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do Autor:

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:

  • Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
  • Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
  • Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Responsabilidade do Site:

A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.

A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Universidade Federal do Paraná

 

 

 


Corpo Editorial

 

Editor-Chefe

   

 

Conselho diretor

   

 

Editores associados

   

 

Conselho editorial

   

 

Equipe técnica

   

 

 


Instruções aos autores

 

Tipos de documentos aceitos

 

1. Editorial – Limite máximo de 600 palavras (excluindo títulos e referências).
Matéria de responsabilidade do Conselho de Editoração.

2. Artigos originais – Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).

3. Inovação tecnológica: – Limite máximo 5.000 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).
Será considerada inovação tecnológica, artigos que apresentem a geração e/ou aplicação de novas ideias, ou novas formas de realizar uma atividade, ou desenvolvimento de um produto, que resulte em melhoria de um serviço, programa, estrutura, produtos e/ou processos para a área da saúde. Preferencialmente deverá ter a apresentação ou disponibilização da inovação, no formato de link ou QR-CODE, para que o leitor possa conhecê-la.

4. Revisão – Limite máximo de 5.500 palavras (incluindo título, highlights, resumo, introdução, método, resultados, discussão, considerações finais, tabelas, quadros, gráficos e referências).
Serão aceitas revisões sistemáticas, revisões de escopo, integrativas e bibliométricas. Para as revisões sistemáticas sugere-se que sigam as orientações do check list e fluxograma do modelo PRISMA, disponível no link: http://www.prisma-statement.org/PRISMAStatement/

5. Relato de experiência/caso – Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão, tabelas, quadros, gráficos).
Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.
Relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve contemplar: Introdução apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; metodologia com descrição de local, data, pessoas ou fontes de informação, desenvolvimento da situação vivida, detalhando informações e informantes que assegurassem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência. Na discussão incluir as possíveis barreiras e facilitadores, impactos na prática, mudanças adotadas. Incluir fontes bibliográficas. Conclusão com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros.

6. Reflexão - Limite máximo de 2000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).
Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras
Texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento relacionado à área da saúde. Inclui: procedimentos adotados; sugere-se que seja o registro de fatos ou fenômenos percebidos como significativos às ciências da saúde, particularmente para a enfermagem, com aporte teórico e possíveis contribuições para a prática profissional. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão.

7. Comunicação livre – Limite máximo de 2.000 palavras (highlights, Introdução, desenvolvimento e conclusão).
Obs.: título, resumo e referências não contam dentro do limite de palavras.
Texto descritivo, reflexivo e interpretativo, com fundamentação teórica sobre a situação global de determinado tema, correspondente ao escopo da Revista Cogitare Enfermagem. Requer clareza e objetividade, pertinência com o “estado da arte” do tema tratado e, especialmente, aspectos inovadores para o ensino e a prática profissional.

 

 

Contribuição dos Autores

 

Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em:  http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .

É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:

  1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
  2. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
  3. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
  4. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo
 

 

Preparação do Manuscrito

 

O artigo deverá destinar-se, exclusivamente, à Cogitare Enfermagem, não devendo ser submetido a outro periódico, será publicado na integra, obrigatoriamente em português e inglês, e espanhol.

O número máximo de autores está limitado a 7 (sete), solicitações de exceção serão analisadas pelo Editor chefe. Os autores são responsáveis por declarar conflitos de interesse, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal, relacionados ao estudo; e por agradecimentos.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

FORMATO: “doc.”;
FOLHA: Tamanho A4;
MARGENS: 2,5 cm nas quatro margens;
FONTE: Times New Roman; fonte 12 (incluindo tabelas e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.
ITÁLICO: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o artigo foi redigido ou em transliteração de depoimentos.
NOTAS DE RODAPÉ: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: †, ‡, §, ††, ‡‡, §§, †††, etc.

DEVERÁ TER:

  • Título (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Highlights
  • Resumo (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Descritores (somente no mesmo idioma do artigo)
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Considerações finais/conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências
  • Anexos
 

 

Formatação da estrutura do artigo

 

O artigo não poderá ter a identificação dos autores, esta identificação deverá estar somente na página de identificação.

As palavras “HIGHLIGHTS”, “RESUMO”, “DESCRITORES”, “INTRODUÇÃO”, “MÉTODO”, “RESULTADOS”, “DISCUSSÃO”, “CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO”, “REFERÊNCIAS” e demais que iniciam as seções do corpo do artigo devem ser digitadas em CAIXA ALTA, NEGRITO E ALINHADAS À ESQUERDA.

TÍTULO - CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES E CENTRALIZADO.
- Deve aparecer no mesmo idioma do artigo;
- Tem limite de 16 palavras;

HIGHLIGHTS
Esta etapa é destinada para que os autores identifiquem os Highlights ou, os principais resultados e conclusões do seu artigo. Portanto, devem ser elaboradas de três a quatro pequenas frases, com até 10 palavras em cada uma delas, que demonstrem a principal contribuição do estudo. Cada frase deverá ter no máximo 75 caracteres.

RESUMO

  • Incluir, de forma estruturada, informações de acordo com a categoria do artigo. Inclui: objetivo, método, resultados e conclusão.
  • Texto limitado a 150 palavras, no idioma no qual o artigo foi redigido;
  • Não poderá conter abreviaturas, nem siglas.

DESCRITORES

  • Apresentados imediatamente abaixo do resumo e no mesmo idioma deste, sendo a palavra “descritores” em: CAIXA ALTA E EM NEGRITO;
  • Inserir 5 descritores, separando-os por ponto e vírgula, e a primeira letra de cada descritor em caixa alta;
  • Os descritores devem identificar ou refletir os principais tópicos do artigo;
  • Preferencialmente, as palavras utilizadas nos descritores não devem aparecer no título;
  • Para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DECS) → DeCS – Descritores em Ciências da Saúde (bvsalud.org); lembrar de clicar em: “Descritor Exato”.
  • Também poderão ser utilizados descritores do Medical Subjetc Headings (MeSH) → www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html.
  • Espaçamento simples entre linhas, conforme exemplo:

Exemplo: DESCRITORES:  Educação; Cuidados de enfermagem; Aprendizagem; Enfermagem; Ensino.

INTRODUÇÃO
Deverá conter justificativa, fundamentação teórica e objetivos. A justificativa deve definir claramente o problema, destacando sua importância, lacunas do conhecimento, e o referencial teórico utilizado quando aplicável.

MÉTODO

  • Deverá conter o método empregado, período e local em que foi desenvolvida a pesquisa, população/amostra, critérios de inclusão e de exclusão, fontes e instrumentos de coleta de dados, método de análise de dados.
  • Para pesquisa que envolva seres humanos os autores deverão explicitar a observação de princípios éticos, em acordo com a legislação do país de origem do artigo, e informar o número do parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa de acordo com a legislação vigente.
  • Ressalta-se a importância da inserção do Parecer do Comitê de Ética na sessão “documentação suplementar”, no ato da submissão do artigo.

RESULTADOS

  • Informações limitadas aos resultados da pesquisa. O texto deve complementar informações contidas em ilustrações apresentadas, não repetindo os dados.
  • Inserir sempre o valor de “n” e a porcentagem entre parênteses. Lembrando que n abaixo de 10 deverá estar escrito por extenso e igual ou acima de 10 deverá ser numérico.

Exemplo: “Dos 100 participantes, 15 (15%) referiram melhora do quadro e seis (6%) referiram piora”.

DISCUSSÃO
Apresentação de aspectos relevantes e interpretação dos dados obtidos. Relação e discussão com resultados de pesquisas, implicações e limitações do estudo. Não devem ser reapresentados dados que constem nos resultados.

CONCLUSÕES OU CONSIDERAÇÕES FINAIS
Destacar os achados mais importantes, comentar as contribuições para área;
Fundamentadas nos objetivos, resultados e discussão, evitando afirmações não relacionadas ao estudo e/ou novas interpretações. Incluir as contribuições do estudo realizado.

AGRADECIMENTOS
Destinar nesta seção os agradecimentos as agências de financiamentos ou organizações que de alguma forma contribuíram para a realização do estudo.
Não se aplica agradecer pessoas ou autores que colaboraram na pesquisa.

Agradecimentos, apoio financeiro ou técnico, declaração de conflito de interesse financeiro e/ou de afiliações:
É responsabilidade dos autores as informações e autorizações relativas aos itens mencionados acima. Citar o número do edital ao qual a pesquisa está vinculada. Em virtude da Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES, solicitamos a todos os autores que informem o recebimento de auxílio à pesquisa em todos os artigos submetidos. A partir desta data, os autores devem fazer referência ao apoio recebido que decorram de atividades financiadas pela CAPES, integral ou parcialmente.

REFERÊNCIAS
As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto pela primeira vez, e apresentadas de acordo com o estilo Vancouver.
Limite máximo de 30 referências;

Exclusivamente, para Artigo de Revisão, não há limite quanto ao número de referências;

  • Sugere-se incluir referências atuais e estritamente pertinentes à problemática abordada, evitando número excessivo de referências em uma mesma citação;
  • Artigos disponíveis online devem ser citados segundo normas de versão eletrônica;
  • Não serão aceitas referências/citações de resumos e abstracts;
  • As citações de guias, manuais, cartilhas, cartazes e afins, serão aceitas somente quando extraídas de organizações oficiais, exemplo: IBGE, WHO, Ministério da Saúde, INCA, etc.;
  • Observação: Quando o artigo possuir DOI, deverá obrigatoriamente ser utilizado.

ANEXOS
Os anexos, quando indispensáveis, devem ser citados no texto e inseridos após as referências.

Ativos Digitais

  • Por ilustrações entendem-se tabelas, quadros e figuras (gráficos, diagramas, fotos).
  • São permitidas, no máximo, 5 ilustrações as quais devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos.
  • Devem ser indicadas no texto com a primeira letra maiúscula.

Exemplo: Tabela 2, Quadro 1, Figura 3.

A fonte das informações da ilustração, quando resultante de outra pesquisa, deve ser citada e constar nas referências.


O cabeçalho e as fontes (quando houver) devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas; 

Deve ser inserida o mais próximo possível do texto;

Tabelas 

  • Forma não discursiva de apresentar as informações, das quais o dado numérico se destaca como informação principal. Tem por finalidade a apresentação de informações tratadas estaticamente, sistematizando dados de modo a facilitar a leitura e interpretação das informações.
  • Abertas nas laterais, não se utiliza de linhas para fechar;
  • Utilizar traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e, na parte inferior da tabela;
  • Não devem apresentar nem linhas verticais e horizontais no interior da tabela;
  • Toda tabela deve ter título, escrito na parte superior (topo), constituído da palavra Tabela, seguido do número em algarismo arábico que a identifica.
  • Após o título da tabela, incluir nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem o uso do ponto final, conforme exemplo abaixo.

Exemplo:

  • Os títulos das colunas devem ser curtos: quando abreviados devem constar por extenso na legenda.

Quadros 

  • Quadros se compõem de informações qualitativas e textuais e devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem. Diferente das tabelas, os quadros são formados por linhas verticais e horizontais com as extremidades fechadas.
  • Todo quadro deve ter um título, escrito na parte superior, constituído da palavra Quadro, seguido do número em algarismo arábico que o identifica.
  • Após o título do quadro, incluir nome da cidade, estado, país e ano, conforme exemplo abaixo.

Exemplo:


Figuras (Gráficos, Diagramas, Fotos)

  • O título da figura deve ser colocado imediatamente abaixo desta, separado por ponto do nome da cidade, estado, país e ano, separados por vírgula e sem ponto final.

Exemplo:

  • As figuras devem ser anexadas em arquivo separado, com qualidade necessária à publicação, preferencialmente, no formato JPEG, GIF, TIFF ou PNG, com resolução mínima de 300 dpi.
  • Serão aceitos gráficos e diagramas coloridos; não serão aceitas fotos coloridas e fotos de pessoas (exceto as de acesso público, já publicadas).

Citações e Referências
1) Citação indireta ou paráfrase
Informar o número da referência imediatamente ao término do texto, sem espaço, entre parênteses, e antes do sinal gráfico.  
Exemplo:
O enfermeiro contribui para a prevenção de condições incapacitantes 1.

2) Citação sequencial/intercalada
Separar os números de cada referência por traço, quando for sequencial.
Exemplo:
(8-10) - a informação refere que as referências 8, 9 e 10 estão inclusas.
Separar os números de cada referência por vírgula, quando for intercalada.
Exemplo:
(8,10) - a informação refere que as referências 8 e 10 estão inclusas.

3) Citação direta com até três linhas
Inserida no corpo do parágrafo e entre aspas. O número e página correspondentes à citação literal devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.
Exemplo:
(8:13)  - a informação se refere à referência 8, página 13.

4) Citação direta com mais de três linhas
Constar em novo parágrafo, justificado à direita e com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte Times New Roman 10, espaço simples entre linhas, sem aspas.
O número e página correspondentes à citação direta devem constar sobrescritos, entre parênteses e separados por dois pontos.
Exemplo:
(8:345-6)  - o número 8 se refere à referência e o 345-9 às páginas.

5) Depoimento
A transliteração de depoimento deverá constar em novo parágrafo, digitada em fonte Times New Roman 12, itálico, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas.
Comentários do autor devem estar entre colchetes e sem itálico.
A identificação do sujeito deve ser codificada (explicar a codificação na metodologia), entre parênteses, sem itálico e separada do depoimento por ponto.
Exemplo: [Comunicação] é você expressar algo, dizer alguma coisa a alguém é o ato de se comunicar […]. (Familiar 2).

Referências

Disponibilizamos abaixo exemplos de apresentação de referências, baseados no estilo Vancouver. Para outros exemplos consultar o site: https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html .

Os títulos dos periódicos devem estar abreviados e de acordo com informação na página oficial eletrônica do periódico ou no Catálogo Coletivo Nacional: http://ccn.ibict.br/busca.jsf .

Caso o artigo a ser citado esteja no idioma inglês, português ou espanhol, referenciá-lo obrigatoriamente no idioma inglês.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

Autoria Pessoal com até Seis Autores
Lenardt MH, Hammerschmidt KSA, Modesto AP, Borghi ACS. O sistema de conhecimento e de cuidado dos idosos em hemodiálise concernente a terapia medicamentosa. Cogitare Enferm. [Internet]. 2008 [cited 2011 Jan. 04]; 13(2). Available from: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i2.12432.

Autoria Pessoal com mais de Seis Autores
Cotta RMM, Batista KCS, Reis RS, Souza GA, Dias G, Castro FAF, et al. Perfil sociossanitário e estilo de vida de hipertensos e/ou diabéticos, usuários do Programa de Saúde da Família no município de Teixeiras, MG. Ciênc. saúde colet. [Internet]. 2009 [cited 2015 Mar. 09]; 14(4). Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000400031.

Autoria de Organização
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

World Health Organization (WHO). HIV/AIDS Programme. WHO recommendations on the diagnosis of HIV infection in infants and children. Geneva: WHO; 2010.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. [Internet] Brasília: Ministério da Saúde; 2006 [cited 2017 Dec. 04]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF.

European Society of Hypertension (ESH), European Society of Cardiology (ESC). Guidelines for the management of arterial hypertension. J. Hypertens. [Internet]. 2007 [cited 2014 Dec. 06]; 31(7). Available from: http://www.esh2013.org/wordpress/wp-content/uploads/2013/06/ESC-ESH-Guidelines-2013.pdf.

 Autoria Pessoal e de Organização
Margulies EH, Blanchette M, NISC Comparative Sequencing Program, Haussler D, Green ED. Identificação e caracterização de sequências conservadas multi-espécies. Genoma res. 2003;13(12):2507-18.

 Sem indicação de Autoria
21st century heart solution May have a sting in the tail. BMJ. 2002; 325(7357):184.

 Com números em Algarismos Romanos
Chadwick R, Schuklenk U. The politics of ethical consensus finding. Bioethics. 2002;16(2):iii-v.

 Volume com Suplemento
Geraud G, Spierings EL, Keywood C. Tolerability and safety of frovatriptan with short- and long-term use for treatment of migraine and in comparison with sumatriptan. Headache. [Internet]. 2002 [cited 2014 Sept. 23]; 42(Suppl 2). Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12028325.

 Número com Suplemento
Glauser TA. Integrating clinical trial data into clinical practice. Neurology. 2002;58(12 Suppl 7):S6-12.

Volume ou Número com Partes
Abend SM, Kulish N. The psychoanaytic method from an epistemological viewpoint. Int. j. psychoanal. [Internet]. 2002 [cited 2014 Nov. 26]; 83(Pt 2). Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1516/EPM9-WQAV-5L37-X3T1/abstract.

Número Considerado no Todo
Pediatric Critical Care Medicine. Society for Critical Care Medicine. Hagerstown (MD) [Internet]. 2003 [cited 2014 July 13]; 4(2). Available from: http://www.worldcat.org/title/critical-care-medicine-official-journal-of-the-society-of-critical-care-medicine/oclc/231040325.

 Número Especial
Cruz EDA, Moreira I, Quiquio ZF. Prevenção de infecções associadas a cateter venoso central em pacientes neutropênicos. Cogitare Enferm. [Internet]. 2000 [cited 2014 Oct. 30]; 5(n.esp):46-55. Available from: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v5i1.44868.

 Artigo sem Número ou Volume
Banit DM, Kaufer H, Hartford JM. Intraoperative frozen section analysis in revision total joint arthroplasty. Clin. orthop. relat. res. [Internet]. 2002 [cited 2014 Apr. 11]; (401). Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12151900.

 Artigo Indicado de Acordo com a Categoria da Publicação
Tor M, Turker H. International approaches to the prescription of long-term oxygen therapy [letter]. Eur. respir. j. [Internet]. 2002 cited 2014 May 02]; 20(1). Available from: http://erj.ersjournals.com/content/20/1/242.full.pdf.

Artigo Publicado Eletronicamente antes da Versão Impressa
Ribeiro Adolfo Monteiro, Guimarães Maria José, Lima Marília de Carvalho, Sarinho Sílvia Wanick, Coutinho Sônia Bechara. Fatores de risco para mortalidade neonatal em crianças com baixo peso ao nascer. Rev Saúde Pública; 43(1). Ahead of print Epub 2009 Feb. 13.

 Artigo no Prelo
Villa TCS, Ruffino-Netto A. Questionário para avaliação de desempenho de serviços de atenção básica no controle da tuberculose no Brasil. J. bras. pneumol. In press 2009.

Roehrs H, Maftum MA, Stefanelli MC. A comunicação terapêutica sustentando a relação interpessoal entre adolescente e professor do ensino fundamental. Online Braz J Nurs. [Internet]. 2007 [cited 2014 Oct. 30]; 6(3). Available from: http://www.uff.brobjnnursing/index.php/nursing/articleviewArticle/j.1676-4285.2007.1.

 Artigo Provido de DOI
Castillo BAA, Marziale MHP, Castillo MMA, Facundo FRG, Meza MVG. Situações estressantes de vida, uso e abuso de álcool e drogas em idosos de Monterrey, México. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2008 [cited 2014 Nov. 11]; 16(n.esp). Available from: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000700002.

Livro Padrão
Wall ML. Tecnologias educativas: subsídios para a assistência de enfermagem a grupos. Goiânia: AB; 2001.

Mendes EV. Um novo paradigma sanitário: a produção social da saúde: uma agenda para a saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec; 1999.

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

 Capítulo de Livro (quando o autor do capítulo não é o mesmo do livro)
Nascimento SR, Meier MJ. Uma visão tecnológica do exame físico. In: Westphalen MEA, Carraro TE, organizadores. Metodologias para a assistência de enfermagem: teorizações, modelos e subsídios para a prática. Goiânia: AB; 2001. p. 57-76.

 
Capítulo de Livro (quando o autor do capítulo é o mesmo do livro)
Veronesi R. Doenças infecciosas. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1982. Eritema infeccioso. p. 32-4.

 Livro cujo Autor é Editor ou Organizador
Lefréve F, Lefréve AMC, Teixeira JJV, organizadores. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica na pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS; 2000.

Hoskins LM. Clinical validation, methodologies for nursing diagnoses research. In: Carrol Johnson RM, editors. Classification of nursing diagnoses: proceedings of the eighth conference, 1989. Philadelphia: Lippincott; 1989. p. 126-31.

Livro com Autor Cooperativo
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (BR). População recenseada e estimada, segundo os municípios de São Paulo em 2007. Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; 2007.

Livro com Indicação de Tradutor
Teorias de enfermagem. Trad. de Regina Machado Garces. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.

Livro com Data Desconhecida ou Estimada
Marcuzzi A. Alimentazione: risorse e possibilità. Bologna: Malipiero S.p.A; [unknown date]. 72 p.

Livro na Internet
Killings DB, ed. Anglo-Saxon chronide [Internet]. Berkeley: Berkeley Digital Library; 1995 July [cited 2014 Nov. 03]. 25 p. Available from: www.sunsite.berkeley.edu.

Parte de Livro em Internet
MedlinePlus health topics [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US). Alzheimer’s disease [cited 2014 Dec. 14]; [about 8 p.]. Available from: www.nlm.nih.gov/medlineplus/alzheimersdisease.html.

Livro de Série
Kleinman A. Patients and healers in the context of the culture: an exploration of the borderland between anthropology, medicine and psychiatry. Berkeley: University of California Press; 1980. (Comparative studies of health systems and medical care; 3)

Livro Eletrônico, CD, DVD
Anderson SC, Poulsen KB. Anderson’s electronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.

Maftum MA, Reichembch MT, Canabrava DS, Sanglard TS. O cuidado à saúde de familiares de pessoas em sofrimento mental [CD-ROM]. Rio de Janeiro: UFRJ; 2005.

TESE E DISSERTAÇÃO
Wyatt TH. Pilot testing Okay with Asthma(TM): a digital story for psychosocial asthma management [Dissertation]. Charlottesville (VA): University of Virginia; 2003. 109 p. Available from: http://okay-with-asthma.org/.

Maftum MA. O ensino de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica no Paraná [Thesis]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 2004.

*Dar preferência para artigos derivados do estudo

RELATÓRIO
Ministério da Saúde (BR). III Conferência Nacional de Saúde Mental: cuidar sim, excluir não – efetivando a reforma psiquiátrica com acesso, qualidade, humanização e controle social. Brasília: Conselho Nacional de Saúde; Ministério da Saúde; 2002. 211 p. Relatório final.

JORNAL
Chiaradia T. Obesidade e câncer de mama: uma relação perigosa. 2007. [cited 2008 Oct. 20]. Available from: http://dietaja.uol.com.br/Edicoes/154/artigo67009-1.asp.

Inscrições para o Enem podem ser feitas. Folha de S. Paulo [Internet] São Paulo; 2001 [cited 2001 Apr. 17]. Available from: www.uol.com.br/folha/ (2001 Mar. 14).

Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12; Sect. A:2 (col. 4).

LEGISLAÇÃO
Ministério da Saúde (BR). Decreto n. 1948, de 3 de julho de 1996: regulamenta a Lei n. 8.842, sancionada em 4 de Janeiro de 1994, a qual dispõe sobre a Política Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, [Internet]. 1994 Jan. 05 [cited 2009 Mar. 18]. Available from: http: www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8842.htm.

Brasil. Lei n. 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1986 June 26. Seção 1:1.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria n. 470, de 24 de novembro de 1999. Institui as características básicas dos rótulos das embalagens de águas minerais e potáveis de mesa. Diário Oficial da União, 1999 Nov. 25; Seção 1.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado; 1988.

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília; 2012.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução n. 272, de 27 agosto 2002. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE – nas Instituições de Saúde Brasileiras. Rio de Janeiro: COFEN; 2002.

HOME PAGE
Associação Nacional de Empresas de Pesquisa [Internet]. Belo Horizonte: Associação Nacional de Empresas de Pesquisa; [cited 2005 Dec. 13]. Critério de Classificação Econômica Brasil; [3 screens]. Available from: http://www.anep.org.br/codigosguias/CCEB.pdf.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas de População 2017. [Internet]. 2017 [cited 2017 Dec. 04]. Available from: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?&t=resultados.

Hooper JF. Psychiatry & the Law: Forensic Psychiatric Resource Page [Internet]. Tuscaloosa (AL): University of Alabama, Department of Psychiatry and Neurology; 1999 Jan 1 [update in 2006 jul 08; cited 2007 Feb. 23]. Available from: http://bama.ua.edu/~jhooper/.

BASE DE DADOS
Haynes RB, Mcdonald H, Garg AX, Montague P. Interventions for helping patients to follow prescriptions for medications (Cochrane Review). In: The Cochrane Library. Oxford: Update Software; 2004.

 Who’s Certified [Internet]. Evanston (IL): The American Board of Medical Specialists. c2000 – [cited 2001 Mar. 08]. Available from: https://www.abms.org/verify-certification/.

Parte de um banco de dados/ base de dados na internet
Navegador MeSH [Internet]. Bethesda (MD): US National Library of Medicine; 2002 -. Meta-análise; [cited 2017 Dec. 01]; [about 1 p.]. Available from: https://meshb.nlm.nih.gov/record/ui?ui=D017418 MeSH Unique ID: D017418.

DOCUMENTOS DIVERSOS

Verbete de Dicionário
Ferreira ABH. Aurélio, século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3.ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1999. Colono; p. 504.

Apostila e Similares
Rodrigues JG. Orientação à pesquisa bibliográfica. Rio de Janeiro; 2002. [apostila da disciplina Orientação à Pesquisa Bibliográfica – Curso de Pós-Graduação – Instituto Oswaldo Cruz].

Documento publicado na Internet
Organização Internacional do Trabalho (OIT). A eliminação do trabalho infantil: um objetivo ao nosso alcance. Suplemento – Brasil Relatório Global – 2006. 2006. [cited 2009 Feb. 17]. Available from: http://www.oitbrasil.org.br/info/download/GR_2006_Suplemento_Brasil.pdf.

Documentos Suplementares

Como parte do processo de submissão, além do artigo, os autores estão obrigados a anexar a documentação suplementar solicitada:

  1. Página de identificação (para todas as categorias de artigo);
  2. Cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (para artigos originais);
  3. Documento de submissão, assinado por todos os autores (para todas as categorias de artigo);
  4. Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (para todas as categorias de artigo).

Lembramos que a não inserção da documentação suplementar, no ato da submissão do artigo, acarretará a não avaliação do mesmo.

 

 

Declaração de Financiamento

 

A Cogitare Enfermagem recebe apoio financeiro da Universidade Federal do Paraná.

 

 

Informações Adicionais

 

Destaca-se que os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos publicados pela Cogitare Enfermagem, assim como a exatidão e procedência das citações e referências, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do Conselho de Editoração.

A publicação do manuscrito dependerá do cumprimento das normas da Cogitare Enfermagem e da apreciação pelo Conselho de Editoração, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.

 

 

Contato

 

Universidade Federal do Paraná
Cogitare Enfermagem
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Bloco Didático II – 3° andar
CEP: 80210-170 | Jardim Botânico | Curitiba | PR | Brasil
Fone: (+55 41) 3361-3755
e-mail: cogitare@ufpr.br  – ufprcogitare@gmail.com

 

 

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br