Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 20/12/2023)

Sobre o Periódico

 

Quem somos

 

Missão dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: fomentar a produção e divulgação de conhecimento teórico e prático relevante em Administração, Políticas Públicas, e todas as áreas do conhecimento relacionadas.

Visão dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: ser um periódico com destacada contribuição para o avanço dos estudos envolvendo o setor público brasileiro, proporcionando conteúdo relevante para formação dos atores sociais comprometidos com o desenvolvimento da gestão e de políticas públicas.

Objetivos principais dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: 1) divulgar trabalhos acadêmicos de excelência sobre gestão e políticas públicas; e 2) contribuir para o avanço da teorização sobre o setor público brasileiro, seja como protagonista, seja em ações em parcerias com outros setores.

Público-alvo dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: gestores, professores, pesquisadores e interessados em temáticas relacionadas ao setor público brasileiro e áreas envolvidas.

 

 

Princípios

 
  • Fomento da pesquisa com benefícios para a sociedade.
  • Foco em temas de grande relevância para os cidadãos, a sociedade, as instituições públicas.
  • Promoção da conexão entre teoria e prática.
  • Garantia do rigor metodológico.
  • Reconhecimento da pluralidade de abordagens e paradigmas.
  • Reconhecimento das particularidades dos países em desenvolvimento.
  • Reconhecimento e respeito aos autores, revisores e editores associados.
  • Promoção de uma linguagem científica objetiva e direta.
 

 

Nossa história

 

Lançada em 1996 pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), os Cadernos Gestão Pública e Cidadania têm crescentemente ganhado espaço no meio acadêmico em gestão e políticas públicas e têm buscado diálogos com as mais relevantes redes da área e com os países similares do eixo Sul-Sul.

Destaques da linha do tempo:

  • 2011: digitalização de todo o acervo e migração para a publicação exclusivamente on-line em acesso aberto, com todas as despesas subsidiadas pela Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
  • 2012: profissionalização da gestão editorial, com equipe especializada da FGV EAESP.
  • 2013-2018: aprovação em importantes indexadores mundiais: WoS/ESCI, Latindex, REDIB, EBSCO, ProQuest, Gale-Cengage Learning, Cabell’s Publishing, OASISBR, Diadorim, Open Academic Journals Index, LAReferencia, LatAmEstudios+, RCAAP.
  • 2017: avanço para Qualis B2
  • 2018: Primeira chamada de trabalhos para edição especial - Finanças Públicas Municipais e Estaduais no Brasil. E primeiro workshop de aperfeiçoamento de artigos / Fórum Finanças Públicas Municipais e Estaduais no Brasil
  • 2020: Início de publicação em fluxo contínuo, proporcionando mais agilidade na disponibilização dos resultados de pesquisa.
  • 2021: Realização de webinários fortalecendo o debate sobre os temas de edições especiais e outros emergentes na área.
  • 2022: 1) Inauguração de novo projeto gráfico-visual. 2) Lançamento da seção Brasil Contemporâneo. 3) Lançamento da seção Artigo Tecnológico. 4) Indexação no DOAJ-Directory of Open Access Journal.
 

 

Nossa mantenedora

 

Os CGPC são mantidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), a primeira escola de administração de empresas criada no Brasil, em 1954, e atualmente a única detentora da tripla acreditação internacional: AACSB, EFMD e AMBA.

A FGV EAESP tem 240 professores e cerca de 4.000 alunos, em programas de graduação, pós-graduação executiva e pós-graduação acadêmica.

A instituição conta com 20 centros de pesquisa aplicada e é reconhecida por seu impacto organizacional e social, tendo recebido em 2021 o certificado do Business School Impact System (BSIS), da EFMD.

 

 

Periodicidade

 

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania são publicados exclusivamente on-line, com acesso aberto sem restrições.

Adotam a modalidade de publicação em fluxo contínuo, com um único volume anual.

Os autores não pagam taxa de publicação de artigo (APC-Article Processing Charge) e nenhuma outra taxa para publicar nos CGPC.

 

 

Política de Arquivamento

 

Como Política de Arquivamento os Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) utilizam o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração.

Os CGPC também fazem parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil. Estando também incluídos em Diretórios de Políticas de depósitos, como o Diadorim.

Mais informações, contatar cadernosgpc-redacao@fgv.br

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

CGPC seguem o modelo Open Science Green, incentivando o/a autor/a a compartilhar seu paper.

CGPC utilizam o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta no processo de submissão dos artigos.

 

 

Ética na Publicação

 

Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) é um periódico da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), publicado pela área de periódicos FGV EAESP Pesquisa & Publicações.

CGPC comprometem-se como praticante e disseminador de conduta ética, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ética e Conformidade da Fundação Getulio Vargas e por instituições nacionais e internacionais que regulamentam e orientam padrões éticos e de integridade em periódicos científicos, tais como: Committee on Publication Ethics Code of Conduct (COPE), Singapore Statement on Research Integrity, Academy of Management (AOM) Code of Ethics; SciELO Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, Boas Práticas da Publicação Científica: um manual para autores, revisores, editores e integrantes de Corpos Editoriais da ANPAD, Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP, Ética e Integridade na Prática Científica do CNPq.

Além disso, na diligência com a preservação dos direitos do autor, os artigos submetidos à publicação nos CGPC passam por verificação de similaridades, por meio de plataforma profissional reconhecida internacionalmente (iThenticate) antes do desk review, cabendo à Editora-chefe as decisões para encaminhamentos ao processo de avaliação apenas trabalhos originais. Os casos de má conduta identificados serão tratados conforme políticas do Committee on Publication Ethics (COPE).

Desse modo, para fazer parte e desempenhar qualquer papel no processo de certificação científica e de publicação dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania – autores, avaliadores, comitê editorial, corpo editorial científico, editores, equipe editorial –, é necessário total aderência aos princípios dos códigos de ética e conduta apontados acima e também descritos em Ética e Conduta CGPC, e posicionar-se como referência em termos de conduta e integridade ética.

Informações adicionais, consultar Ética e Conduta CGPC.

Dúvidas podem ser esclarecidas em cadernosgpc-redacao@fgv.br

 

 

Foco e Escopo

 

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) configuram um periódico científico orientado para produção em duas áreas do conhecimento: Administração Pública e Políticas Públicas, bem como suas áreas de inter-relação, tais como Ciência Ambiental, Saúde, Turismo, Serviço Social e outras nas quais a Administração Pública e Políticas Públicas sejam transversais.

Os CGPC são um espaço com orientação metodológica plural, aberto a estudos de natureza qualitativa, quantitativa e multimétodos. Têm especial interesse por métodos inovadores, que ofereçam rigor e relevância em termos científicos e contribuição para avanço do conhecimento.

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania aceitam estudos que envolvam os diversos atores que se relacionam na e com a esfera pública, além das organizações estatais e paraestatais, tais como: parcerias setor público-privado, organizações da sociedade civil, iniciativas de investimento social privado, organizações sociais, agências governamentais, arranjos produtivos locais, além de estudos intraorganizacionais cujo nível de análise pode ser indivíduo, grupo ou organização.

Vale enfatizar que não basta replicar modelos analíticos da administração num contexto da esfera pública: é essencial contextualizar, traduzir e interpretar os resultados a partir das características da esfera pública brasileira.

Os CGPC publicam artigos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos, revisões bibliográficas, artigos de posicionamento e ensaios, e artigos tecnológicos. 

 

 

Preservação Digital

 

CGPC seguem os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Adicionalmente, os Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) utilizam o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração.

Os CGPC também fazem parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil. Estando também incluídos em Diretórios de Políticas de depósitos, como o Diadorim.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Cadernos Gestão Pública e Cidadania
  • Título abreviado: Cad. Gest. Pública Cid.
  • Publicação de: Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo 
  • Periodicidade: Anual (volume único)
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1996
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

CGPC aceitam artigos publicados em repositórios preprints (por exemplo, SciELO Preprints, Fighshare, Zenodo, arXiv, PeerJ Preprints, SOC ARXIV) e estimula os/as autores/as a anteciparem a divulgação de versões prévias de seus trabalhos. Deste modo, está contribuindo para a disseminação da pesquisa e para colaborações entre pares.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

O processo de avaliação se inicia uma vez que a Redação recebe o artigo submetido. Imediatamente, é feita a avaliação por formato. Se aprovado por formato, o artigo segue para o rastreamento de similaridades (iThenticate). Só então, o artigo é encaminhado à editora-chefe para desk review, iniciando a avaliação, que resulta em rejeição ou na continuidade do processo pelos pares, composto de três etapas:

1ª) Triagem realizada pela Editora-Chefe, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. Caso considere que o manuscrito está fora da linha editorial, ou abaixo do padrão competitivo da publicação, a editora chefe pode rejeitá-lo de imediato. Caso contrário, designa-o para membro do Corpo Editorial Científico;

2ª) Avaliação preliminar por um membro do Corpo Editorial Científico, que visa identificar a contribuição do artigo para a sua área de especialidade; e

3ª) Sistema de avaliação por pares, por pelo menos dois pareceristas: coordenado por um membro do Corpo Editorial Científico da área de especialidade do artigo, consiste na interação entre os autores e no mínimo dois pareceristas especialistas que, ao avaliarem o trabalho, fazem comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos.

Opções de abertura

Nas seções Artigo Tecnológico e Brasil Contemporâneo, o processo de avaliação por pares é completamente aberto em todas as fases do processo de avaliação.

Nas demais seções, os CGPC:

  • Identificam o nome do/a editor/a associado/a responsável pelo processo de avaliação no artigo publicado.
  • Oferecem a possibilidade de identificação dos nomes do(a)s pareceristas responsáveis pela avaliação no artigo publicado.
  • Oferecem a opção de publicar os pareceres dos artigos com ou sem a identificação do(a)s pareceristas.
 

 

Dados abertos

 

Os CGPC recomendam que os/as autores/as depositem os dados e todos os materiais de pesquisa em repositórios de dados, contribuindo para o armazenamento, acesso e compartilhamento de dados.

Ademais os CGPC recomendam que seus autores orientem-se pelas diretrizes SciELO: Guia TOP; Guia de citação de dados de pesquisa; Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Os autores não pagam taxa de publicação de artigo (APC-Article Processing Charge) e nenhuma outra taxa para publicar nos CGPC. Os leitores também acessam todo o conteúdo dos CGPC com acesso livre e sem custos. CGPC seguem o modelo Ciência Aberta Diamante, em que a instituição publicadora subsidia todas as despesas.

Informações adicionais podem ser obtidas na Declaração SciELO sobre Sustentabilidade Financeira.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Os CGPC seguem as políticas estabelecidas pelo SciELO Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica e Comitê de Ética em Publicação (COPE) / Fluxogramas para as diversas situações de violação das boas práticas de produção e publicação científica, descritas em detalhes nos dois documentos citados acima.

Quando houver necessidade de publicação de erratas, os CGPC se orientam pelo SciELO Guia para o registro e publicação de Errata.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Autores, avaliadores e editores do CGPC devem declarar eventuais conflitos de interesse ao participar do processo de submissão ou avaliação de manuscritos. (Ver Ética e Conduta e Diretrizes para Autores)

Entende-se por conflito de interesse quaisquer questões pessoais, intelectuais, comerciais, políticas, acadêmicas ou financeiras. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Mais informações em Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

O rastreamento de similaridades pelo software iThenticate é realizado nas primeiras fases de avaliação do manuscrito, imediatamente após a checagem de formato, ou seja, uma vez aprovado na triagem de conformidade, o artigo segue para o rastreamento de similaridades (iThenticate). Só então, o artigo é encaminhado à editora-chefe para desk review, iniciando a avaliação, que resulta em rejeição ou na continuidade do processo pelos pares. O relatório de similaridades é analisado em detalhes independentemente do índice de similaridade sinalizado, pois esse indicador é sempre importante ainda que não haja um índice máximo ou mínimo. A título de ilustração, se o índice de similaridade for alto (por exemplo, 30%) devido ao artigo ter origem em trabalho apresentado em congresso pelo próprio autor, isso não impedirá o artigo de seguir para a etapa seguinte de avaliação por pares. No entanto, se for um percentual, por exemplo, de 5%, mas representar reprodução de trabalho de outrem sem a devida identificação da fonte, o artigo é devolvido ao autor para justificativa ou correção. Cada relatório é considerado um caso único e é tratado com diligência, de modo individualizado. No caso de haver atenção por motivo de similaridade, o autor sempre é consultado antes da tomada de decisão da editora-chefe e, a partir de sua conduta diante da situação, justificativa ou correção, o artigo pode seguir no processo de avaliação por pares ou ser rejeitado.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

Os CGPC asseveram seu compromisso com o fomento e a disseminação do conhecimento como um bem comum, com equidade e justiça, envolvendo os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) e dessa maneira promovem governança inclusiva com públicos diversos e minorizados. Consequentemente, os CGPC ratificam seus esforços em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), com destaque para os objetivos 5-Igualdade Gênero e 10-Diminuição das desigualdades.

Nesse sentido, os CGPC recomendam que todos seus colaboradores tomem ciência e tenham adesão a princípios universais de equidade estabelecidos, por exemplo, em:

Para mais informações, clique aqui

 

 

Direitos Autorais

 

Os CGPC comprometem-se com a proteção dos direitos intelectuais do autor e:

O conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as. Ao submeter o artigo aos CGPC, os/as autores/as garantem que o manuscrito não contém quaisquer violações de direitos autorais ou direitos de terceiros e que o artigo não foi submetido à publicação em outro periódico. É por isso que ao submeter deve formalizar a contribuição de autoria e declarar eventuais conflitos de interesses.

 

 

Patrocinadores

 

 

 


 

Corpo Editorial

 

Coordenador geral

   

 

Editor-Chefe

   

 

Editor Adjunto para a América Latina

   

 

Editor(es) Adjunto

   

 

Comitê de Política Editorial

   

 

Editores Associados

   

 

Equipe Técnica

 
  • Ilda Fontes, Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0192-5932, http://lattes.cnpq.br/6490552044093841, e-mail: ilda.fontes@fgv.br
  • Denise Cândido, Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), São Paulo, SP, Brasil. e-mail: denise.candido@fgv.br
  • Marina Vitale, Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), São Paulo, SP, Brasil. e-mail: marina.vitale@fgv.br
  • Andréa Cerqueira Souza, Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), São Paulo, SP, Brasil. e-mail: andrea.csouza@fgv.br
  • Eldi Soares, Fundação Getulio Vargas (FGV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), São Paulo, SP, Brasil. e-mail: eldi.soares@fgv.br
 

 


 

Instruções para os Autores

 

 

Em arquivo à parte:

  • Informar contribuição de autoria com base nos critérios do CRediT.
  • Indicar o/a autor/a de correspondência.
  • Inserir os dados de autores/as: e-mail de contato, instituição de vinculação (unidade principal/subunidade ou departamento), cidade, estado e país;
  • Incluir link do ORCID de cada autor/a;
  • Incluir link do CV Lattes de cada autor/a (para brasileiros/as);
  • Incluir informações sobre financiamento da pesquisa;
  • Declarar possibilidade ou não de conflitos de interesse na realização e comunicação da pesquisa. Entende-se por conflito de interesse quaisquer questões pessoais, intelectuais, comerciais, políticas, acadêmicas ou financeiras. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Mais informações em Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest;
  • Todos os artigos recebem DOI.
 

 

Seção: Artigos

 

Trabalhos com implicações relevantes para prática e pesquisa em gestão e políticas públicas constituem a prioridade da política editorial dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania.

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania disponibilizam um modelo de artigo. Clique aqui para baixá-lo.

Formatação geral

  • Língua de submissão: português, inglês ou espanhol.
  • Extensão: Entre 5.000 e 8.000 palavras – texto completo, incluindo título, resumo e cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como tabelas, figuras e referências.
  • Fonte: Arial, tamanho 12.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Itálico: Utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos.
  • Negrito: Utilizado para títulos e subtítulos.
  • Aspas: Utilizadas em citações diretas de até 40 palavras.
  • Autoria: Para preservar o anonimato, não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo.
  • Título sempre nos três idiomas.
    • TÍTULO: Caixa alta + negrito + justificado. Respeitar o limite de 80 caracteres com espaço.
    • Title: Caixa alta/baixa + negrito + itálico + justificado. 
    • Título: Caixa alta/baixa + negrito + itálico + justificado.
  • Resumo sempre nos três idiomas.
    • Termo RESUMO | ABSTRACT| RESUMEN: Caixa alta + negrito.  Texto com no máximo 150 palavras; Caixa alta/baixa; parágrafo único.
  • Total de cinco palavras-chave sempre nos três idiomas.
    • Termo Palavras-chave | Keywords| Palabras clave: Caixa alta/baixa + negrito. Respeitar a quantidade de cinco palavras-chave, em caixa baixa, sempre separadas por vírgula.
  • Seções do Artigo: Títulos e subtítulos não devem ser numerados e devem-se evitar o uso de abreviaturas nos títulos
    • TÍTULO DA SEÇÃO: Caixa alta + negrito + justificado.
    • Primeiro subtítulo: Caixa alta/baixa + negrito + justificado.
    • Segundo subtítulo: Caixa alta/baixa + negrito + cinza.
  • Parágrafos: Primeiro parágrafo de cada seção sem recuo, os demais recuos de 1,25 cm.
  • Notas de rodapé e de final de texto: Os CGPC não publicam notas de rodapé e de final de texto. Quando relevante, inserir o conteúdo no corpo do texto.
  • Notas de agradecimento: Notas de agradecimento a instituições financiadoras e detentores de direitos autorais, no caso de reprodução, devem ser enviadas em arquivo à parte; após a aprovação, na ocasião de publicação do artigo, a(s) nota(s) serão inseridas ao final do artigo. Exemplo: Agradecemos à Fapemig, CNPq e CAPES.
  • Abreviaturas: Quando um termo é apresentado pela primeira vez no texto, deve ser escrito por extenso, seguido de sua abreviação entre parênteses. As menções subsequentes podem ser abreviadas, sem explicações. Não se deve alternar entre formas abreviadas e por extenso. Exemplo: Supply Chain Management (SCM)

Tabelas e figuras

Tabelas e Figuras seguem a formatação descrita no Manual de Publicação da APA (7ed) e devem ser inseridas ao longo do texto. Esses elementos devem ser submetidos em formato editável e, se forem originalmente coloridos, devem ser transformados em tons de cinza ou preto. Não devem ser enviados em arquivos separados.

As Tabelas devem conter dados numéricos e/ou informações textuais. Apresentam um número em negrito, título, e a informação entre linhas e colunas.

As Figuras são qualquer representação não textual, por exemplo: quadros, gráficos, mapas e fotografias. Devem apresentar um número em negrito e título.

Atenção:

  • O excesso de tabelas e figuras pode ser prejudicial à leitura e compreensão do texto.
  • As Tabelas e Figuras serão publicadas em Preto e Branco para acompanhar o projeto gráfico da Revista.
  • Certifique-se de que todas as tabelas e figuras estão referenciadas no texto.
  • Os CGPC não publicam anexos e apêndices. Quando relevante, deve-se incorporar as informações no corpo do texto ou como Tabela/Figura, sendo respeitada, neste último caso, a formatação relativa a esses elementos de acordo com a APA.
  • Deve-se evitar o uso de imagens/fotografias. Caso seja imprescindível, solicitamos que conste a fonte e autoria. Se o autor do artigo não for o autor da foto, após a aprovação do artigo para publicação, os CGPC solicitará um termo de licença e uso de imagem que o autoriza a reproduzi-la em artigo científico. Ressalta-se que o documento será avaliado pela área jurídica da Fundação Getulio Vargas. O mesmo acontece se a imagem envolver pessoas; um termo de licença e uso de imagem da pessoa que consta na fotografia deverá ser enviado aos CGPC.

Equações e hipóteses

Esses elementos devem ser padronizados de acordo com o Manual de Publicação da APA (7ed).

Equações devem ser numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.

Exemplos:

x2 + y2 = z2                       (1)
(x2 - y2)/2 = z                     (2)

Hipóteses devem ser alinhadas à direita e numeradas com algarismos arábicos. A numeração deve ser precedida da abreviatura "H".

Exemplo:

H1: Top management leadership has a positive and significant influence on alliances and resources.

Citações e referências

As citações e referências seguem as normas da American Psychological Association (APA). 7a ed.

 

 

Seção: Brasil Contemporâneo

 

Textos reflexivos sob a forma de ensaios ou pensatas. São textos que compõem formas mais livres de contribuição científica e são caracterizados por abordagens críticas e criativas, revelando novas perspectivas e levando os leitores a reflexões sobre temas relevantes na área de conhecimento. Os textos devem ter consistente embasamento teórico e apontar para um caminho ou inovação ou aperfeiçoamento em relação à questão que está sendo abordada.

Processo de Submissão e Avaliação

Os textos submetidos serão avaliados pelo Editor Convidado e responsável pela seção, professor Marco Antonio Carvalho Teixeira (FGV EAESP). No momento da submissão os(as) autores(as) devem selecionar a seção “Brasil Contemporâneo”. Eventualmente, o Editor Convidado poderá convidar autores para submeterem seus ensaios para a seção.

Formatação geral

  • Idioma de submissão: português, inglês ou espanhol.
  • Extensão: Entre 3.000 a 5.000 palavras – texto completo, incluindo título, resumo e cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol, bem como tabelas, figuras e referências.
  • Fonte: Arial, tamanho 12.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Itálico: Utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos.
  • Negrito: Utilizado para títulos e subtítulos.
  • Aspas: Utilizadas em citações diretas de até 40 palavras.
  • Autoria: Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo.
  • Título sempre nos três idiomas.
    • TÍTULO: Caixa alta + negrito + justificado. Respeitar o limite de 80 caracteres com espaço.
    • Title: Caixa alta/baixa + negrito + itálico + justificado.
    • Título: Caixa alta/baixa + negrito + itálico + justificado.
  • Resumo sempre nos três idiomas.
    • Termo RESUMO | ABSTRACT| RESUMEN: Caixa alta + negrito.  Texto com no máximo 150 palavras; Caixa alta/baixa; parágrafo único.
  • Total de cinco palavras-chave sempre nos três idiomas.
    • Termo Palavras-chave | Keywords| Palabras clave: Caixa alta/baixa + negrito.   Respeitar a quantidade de cinco palavras-chave, em caixa baixa, sempre separadas por vírgula.
  • Seções do Artigo: Títulos e subtítulos não devem ser numerados e devem-se evitar o uso de abreviaturas nos títulos
    • TÍTULO DA SEÇÃO: Caixa alta + negrito + justificado.
    • Primeiro subtítulo: Caixa alta/baixa + negrito + justificado.
    • Segundo subtítulo: Caixa alta/baixa + negrito + cinza.
  • Notas de rodapé e de final de texto: Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania não publicam notas de rodapé e de final de texto. Quando relevante, inserir o conteúdo no corpo do texto.

Tabelas e figuras

Deve-se evitar a inserção de diagramas neste tipo de texto, mas quando imprescindível devem ser inseridos no corpo do artigo. Esses elementos não devem ser salvos como imagens e devem ser submetidos em formatos editáveis e sem uso de cores. Não devem ser enviados em arquivos separados.

Citações e referências

As citações e referências seguem as normas da American Psychological Association (APA). 7a ed.

 

 

Seção: Artigo Tecnológico

 

Artigos tecnológicos configuram relatos de experiências na resolução de questões práticas no cotidiano da gestão pública e políticas públicas. Há especial atenção ao conhecimento angariado por meio dos resultados alcançados na prática. O foco reside na inovação em termos de construção de alternativas para problemas imediatos na gestão da vida social organizada.

Rigor científico (teórico, metodológico e de redação) deve ser observado, tal qual qualquer outro texto acadêmico.

Processo de Submissão e Avaliação

Os textos submetidos serão avaliados pelo Editor Convidado e responsável pela seção, professor Fernando de Souza Coelho (EACH-USP). No momento da submissão os(as) autores(as) devem selecionar a seção “Artigo Tecnológico”. Eventualmente, o Editor Convidado poderá convidar autores para submeterem seus textos para a seção.

Formatação geral

  • Extensão: até 4.000 palavras – texto completo, incluindo título, tabelas/figuras (se houver) e referências.
  • Fonte: Arial, tamanho 12.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Itálico: Utilizado em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos.
  • Negrito: Utilizado para títulos e subtítulos.
  • Aspas: Utilizadas em citações diretas de até 40 palavras.
  • Sumário Executivo: (máximo de uma página)
  • Apresentação do argumento/situação problema de política pública e fundamentação teórica (até duas páginas)
  • Metodologia de pesquisa (apresentação dos instrumentos e fontes de dados) (uma página)
  • Resultados e análise (até cinco páginas)
  • Considerações e Recomendações de políticas públicas (uma página)
  • Referências - uma página
  • Tabelas e figuras 
  • Além das Tabelas e Figuras, serão aceitos textos com Anexos/Apêndice devidamente inseridos e destacados no texto.

Tabelas e figuras

Além das Tabelas e Figuras, serão aceitos textos com Anexos/Apêndice devidamente inseridos e destacados no texto.

Citações e referências

As citações e referências seguem as normas da American Psychological Association (APA). 7a ed.

 

 

 

Para mais informações, envie-nos um e-mail para: cadernosgpc-redacao@fgv.br

Cadernos Gestão Pública e Cidadania
FGV EAESP Pesquisa e Publicações
Av. Nove de Julho, 2029, 11 andar, Bela Vista
São Paulo, SP, Brasil
01313-902
+55 11 3799-7898
cadernosgpc-redacao@fgv.br

 

 


 

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo Cep: 01313-902, +55 (11) 3799-7898 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosgpc-redacao@fgv.br