Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 05/04/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

A Revista NERA, criada em 1998, é uma publicação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), vinculado ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. É um periódico de publicação continuada, gratuito, on-line, com linha editorial voltada aos temas relacionados à questão agrária, luta pela terra, reforma agrária, movimentos socioterritoriais, campesinato, agronegócio, agricultura, políticas públicas, educação do campo, relação campo-cidade, gênero, trabalho e agroecologia. A Revista publica artigos originais em português, espanhol, francês e inglês. 

Desde 2015, a Revista NERA vem passando por um processo de internacionalização. Pensando nisso, ocorreu a inserção de pesquisadores internacionais no conselho editorial, como é o caso do Antonio Augusto Rossotto Ioris, da Cardiff University, da Hannah Wittman, da University of British Columbia (UBC) e da Wendy Wolford, da Cornell University. O mesmo ocorreu com o conselho científico, atualmente constituído por pesquisadores da América Latina, América do Norte e Europa. Além dos avaliadores internacionais, é importante destacar que, no caso dos nacionais, a Revista NERA preza pela diversidade regional e de gênero na composição do conselho. Os formulários de avaliação dos artigos são constantemente atualizados a fim de avaliar da melhor maneira possível os artigos submetidos ao periódico. 

Nos últimos anos, a Revista NERA também aumentou o número de artigos publicados em outros idiomas, sobretudo em inglês, além de ampliar a divulgação desses trabalhos em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. 

A equipe editorial da Revista NERA participa constantemente de fóruns de editores da Geografia desde 2015 (promovidos no âmbito da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ANPEGE) e da UNESP desde 2017, com o intuito de qualificar as diretrizes editoriais do periódico. Ademais, desde de 2020, a revista é filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). E, desde 2021, o Digital Object Identifier (DOI) é atribuído a todos os artigos publicados. Desde 2018, a Revista NERA concorre aos editais da Pró-reitoria de Pesquisa (PROPe) com o objetivo de obter financiamento para o DOI e a tradução de artigos. 

Em 2017, a Revista NERA foi classificada pelo QUALIS CAPES (quadriênio 2013-2016) como A2 e, em 2022 (quadriênio 2017-2020), como A1. 

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A Revista NERA é um periódico de Acesso Aberto, que determina que o(a) autor(a) possui os direitos autorais e tem permissão para colocar cópias do artigo em outros repositórios, também corresponde a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a outros com uma licença aberta, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, transmita-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal. A Revista NERA utiliza a licença Creative Commons CC BY 4.0 Attribution 4.0 International. A Revista NERA oferece gratuitamente todo o seu conteúdo publicado para ser navegado, baixado e distribuído.  A Revista NERA segue o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta do SciELO Brasil.

 

 

Ética na Publicação

 

A Revista NERA desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association, do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.

Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material submetido e publicado na Revista NERA deve estar de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica e com o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta

A Revista NERA adota como definição de má-conduta aquela apontada pelo Office Research Integrity (ORI), que consiste em: i) Plágio: consiste na apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado. O autoplágio também deve ser evitado; ii) Falsificação: manipular materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, omitir dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa; iii) Fabricação: inventar dados ou resultados, seja através do registro ou relato.

Estas más condutas resultam em violações éticas, produzindo trabalhos baseados na apresentação de dados falsos, na manipulação de dados, procedimentos e resultados, bem como na apropriação indevida de ideias de terceiros sem o devido reconhecimento. Até fevereiro de 2024 todos os manuscritos guardados à Revista NERA eram verificados no software de plágio "Plagius". A partir de março de 2024 os arquivos submetidos são verificados pelo "iThenticate". Os manuscritos com plágio selecionado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados. A Revista NERA entende que as boas práticas de pesquisa e ética também envolvem o processo de avaliação e, por isso, possui diretrizes para avaliação científica. Dentre os elementos principais destaca-se: conflitos de interesse; a não divulgação do manuscrito para terceiros; importância política do parecer.

Os manuscritos submetidos à Revista NERA não podem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiverem em avaliação. A prática de submeter o mesmo manuscrito em mais de um periódico é compreendida como publicação duplicata. A prática de divisão inadequada dos resultados do estudo em mais de um artigo é entendida como publicação redundante e, sendo detectada, resulta na rejeição do artigo. Tais ações configuram em violações éticas.

Caso seja detectada qualquer má prática de pesquisa e má conduta por parte dos(as) autores(as), a submissão será automaticamente arquivada. Em casos de denúncias de más práticas de pesquisa e má conduta por parte dos(as) autores(as) em manuscritos já publicados, a denúncia será verificada internamente e o manuscrito será retirado do sistema. 

 

 

Foco e Escopo

 

A Revista NERA tem como foco e escopo a publicação de artigos originais que sejam resultados de pesquisas acerca das temáticas relacionadas à questão agrária (como luta pela terra, reforma agrária, movimentos socioterritoriais, campesinato, agronegócio, agricultura, políticas públicas, educação do campo, relação campo-cidade, gênero, trabalho e agroecologia). O foco é contribuir para a construção do conhecimento a partir da comunicação científica e possibilitar condições para o debate inserido na Geografia Agrária. A Revista NERA publica artigos originais resultantes de pesquisas e resenhas críticas de livros relacionados à temática da questão agrária. Os(as) autores(as) se obrigam a declarar que seu manuscrito é inédito e que não está sendo submetido ou em processo de avaliação em outro periódico.

 

 

Preservação Digital

 

A Revista NERA segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: Revista NERA
Título abreviado: Rev. NERA
Publicação de: Universidade Estadual Paulista (UNESP); Departamento de Geografia; Núcleo de Estudos Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária
Periodicidade: Trimestral 
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 1998

 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

 

Os(as) autores(as) são convidados(as) a depositarem previamente os artigos submetidos para avaliação em servidores de preprints confiáveis. O preprint é o manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico. Essa prática se junta à da publicação contínua como mecanismos para acelerar a comunicação das pesquisas. Neste caso, os(as) autores(a) deverão entrar em contato com os(as) editores(as) da Revista NERA antes da submissão do manuscrito para maiores informações sobre o processo e assinatura do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, disponível aqui. Reforçamos que o manuscrito deverá ser publicado apenas após a avaliação por parte do conselho científico da Revista NERA.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Os manuscritos submetidos à Revista NERA, antes de serem encaminhados para a avaliação científica, passam por uma verificação inicial (desk review). Os manuscritos são automaticamente arquivados quando: i) não estão adequados ao escopo da Revista NERA; ii) não estão formatados de acordo com as diretrizes para autores(as); iii) não estão em consonância com as políticas editoriais da Revista NERA (incluindo ausência de declaração de contribuição individual e plágio); iv) não apresentam objetivos e procedimentos metodológicos; v) não são resultados de pesquisas.

A partir de novembro de 2022 a Revista NERA passou a adotar o modelo de avaliação peer review informado, no qual os manuscritos serão publicados com a identificação do(a) editor(a) responsável (associado) pelo processo de editoração do artigo. Todos os manuscritos recebidos são encaminhados a dois membros do conselho científico para a avaliação. Os(as) avaliadores(as) não têm acesso a identidade dos(as) autores(as) e vice-versa. Em caso de decisões editoriais discrepantes, o manuscrito é encaminhado para uma terceira avaliação.

 

 

Dados abertos

 

A Revista NERA estimula que os(as) autores(as) encaminhem, quando possível, os bancos de dados e demais materiais para serem divulgados, servindo de subsídios para demais pesquisas. Todos os quadros, as tabelas, as imagens, mapas e demais elementos gráficos devem ser submetidos como documentos suplementares. A Revista NERA segue as diretrizes estabelecidas no âmbito do Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO. Ademais, indicamos a Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa recomendada pelo SciELO Brasil. 

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Revista NERA não cobra taxas pelo processamento da submissão (taxas de submissão, taxas de processamento editorial, Taxas de Processamento de Artigos (APCs) ou taxas de página), nem pelos processos de revisão, publicação, distribuição ou download.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Revista NERA desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association, do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.

Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material submetido e publicado na Revista NERA deve estar de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica e com o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta

A Revista NERA adota como definição de má-conduta aquela apontada pelo Office Research Integrity (ORI), que consiste em: i) Plágio: consiste na apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado. O autoplágio também deve ser evitado; ii) Falsificação: manipular materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, omitir dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa; iii) Fabricação: inventar dados ou resultados, seja através do registro ou relato.

Estas más condutas resultam em violações éticas, produzindo trabalhos baseados na apresentação de dados falsos, na manipulação de dados, procedimentos e resultados, bem como na apropriação indevida de ideias de terceiros sem o devido reconhecimento. Até fevereiro de 2024 todos os manuscritos guardados à Revista NERA eram verificados no software de similaridade "Plagius" ainda no processo de desk review (avaliação inicial). A partir de março de 2024 a Revista NERA passou a utilizar o "iThenticate". Os manuscritos com plágio identificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados. A Revista NERA não possui uma taxa de similaridade definida como aceitável, uma vez que o conselho editorial considera que cada manuscrito submetido deve ser verificado na sua individualidade para verificar a natureza da similaridade. 

A Revista NERA entende que as boas práticas de pesquisa e ética também envolvem o processo de avaliação e, por isso, possui diretrizes para avaliação científica. Dentre os elementos principais destaca-se: conflitos de interesse; a não divulgação do manuscrito para terceiros; importância política do parecer.

Os manuscritos submetidos à Revista NERA não podem ser submetidos a nenhum outro periódico enquanto estiverem em avaliação. A prática de submeter o mesmo manuscrito em mais de um periódico é compreendida como publicação duplicata. A prática de divisão inadequada dos resultados do estudo em mais de um artigo é entendida como publicação redundante e, sendo detectada, resulta na rejeição do artigo. Tais ações configuram em violações éticas.

Caso seja detectada qualquer má prática de pesquisa e má conduta por parte dos(as) autores(as) durante a etapa de avaliação, a submissão será automaticamente arquivada.

Em casos de denúncias de más práticas de pesquisa e má conduta por parte dos(as) autores(as) em manuscritos já publicados, a denúncia será verificada internamente e caso seja confirmada, o manuscrito deverá ser retratado pelos(as) autores(as). A Revista NERA indica a leitura do Guia para o registro e publicação de retratação

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores. Os(as) autores(as) devem divulgar todo e qualquer conflito de interesse que tenha surgido durante o desenvolvimento da submissão. Ademais, ao submeter o manuscrito, os(a) autores(a) são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest. O conselho científico recebe a orientação para divulgar todo e qualquer conflito de interesse antes de aceitar a tarefa de avaliação científica.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Até fevereiro de 2024 todos os manuscritos guardados à Revista NERA eram verificados no software de similaridade "Plagius". A partir de março de 2024 a Revista NERA passou a adotar os serviços do "iThenticate". Os manuscritos com plágio selecionado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.

Todos os manuscritos submetidos são verificados no software de plágio ainda da etapa de desk review (avaliação inicial), antes mesmo de ser encaminhado para o conselho científico. A Revista NERA não possui uma taxa de similaridade definida como aceitável, uma vez que o conselho editorial considera que cada manuscrito submetido deve ser verificado na sua individualidade para verificar a natureza da similaridade. 

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Revista NERA, além dos(as) autores(as) que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Revista NERA observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Nos casos de manuscritos resultantes de pesquisas que envolvam seres humanos, os(as) autores(as) devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes estabelecidas no âmbito da Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em caso de infração às normas referidas por qualquer texto, o artigo será formalmente publicado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto A Revista NERA implica na proposta plena deste procedimento. As ideias e conceitos divulgados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.  A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0), que permite aos seus usuários copiar, redistribuir, remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O(a) autor(a) mantém o direito autoral sob o artigo publicado e o periódico o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site: Os termos de direitos autorais aplicados ao conteúdo publicado devem ser claramente declarados e separados dos termos de direitos autorais aplicados ao site.

Responsabilidade do(a) autor(a): As ideias e conceitos divulgados nos artigos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). 

Confirme qual licença adotada pelo periódico https://br.creativecommons.org/licencas/: Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Revista NERA, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0). Autores(as) de artigos publicados pela Revista NERA mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Revista NERA encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Fomento: Edital PROPe 08/2022 – Apoio Institucional aos Periódicos Científicos da UNESP – Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (PROPe/UNESP).

 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-chefe

 
  • Lorena Izá Pereira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), São Paulo, SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: iza.pereira@unesp.br
  • Camila Ferracini Origuela, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Passos, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: camila.ferracini@unesp.br 
  • Estevan Leopoldo de Freitas Coca, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Alfenas, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: estevan.coca@unifal-mg.edu.br 
 

 

Conselho Editorial

 
  • Antonio Augusto Rossotto Ioris, Cardiff University, School of Geography and Planning, Cardiff, País de Gales, Reino Unido. ORCID, E-mail: iorisa@cardiff.ac.uk 
  • Bernardo Mançano Fernandes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: mancano.fernandes@unesp.br
  • Eduardo Paulon Girardi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: eduardo.girardi@unesp.br 
  • Hannah Wittman, University of British Columbia (UBC), Faculty of Land and Food Systems, Vancouver, British Columbia/BC, Canadá. ORCID, E-mail: hannah.wittman@ubc.ca 
  • Wendy Wolford, Cornell University, Department of Global Development, Ithaca, New York/NY, Estados Unidos da América. ORCID, E-mail: www43@cornell.edu
 

 

Conselho Científico

 
  • Acácio Zuniga Leite – Universidade de Brasília (UnB), Centro de Desenvolvimento Sustentável, Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: acacio_briozo@yahoo.com.br
  • Aline Albuquerque Jorge – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil.  Lattes, ORCID, E-mail: aline.albuquerque@unesp.br
  • Andrea Gómez Herrera – Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE), Santiago del Estero, Santiago del Estero, Argentina. ORCID, E-mail: andreagh90@gmail.com
  • Antonio Augusto Rossotto Ioris – Cardiff University, School of Geography and Planning, Cardiff, País de Gales, Reino Unido. ORCID, E-mail: iorisa@cardiff.ac.uk
  • Adriano Rodrigues de Oliveira – Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), Goiânia, Goiás/GO, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: adriano.oliveira@ufg.br
  • Ana Carolina Gonçalves Leite – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Recife, Pernambuco/PE, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: carolina.gleite@ufpe.br
  • Ana Domínguez Sandoval – Universidad de la República (UDELAR), Facultad de Ciencias, Montevideo, Montevideo, Uruguai. ORCID, E-mail: dominguezana68@gmail.com
  • Ana Rute do Vale – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Instituto de Ciências da Natureza, Alfenas, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ana.vale@unifal-mg.edu.br
  • Camila Dutra dos Santos – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Centro de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, Ceará/CE, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: camila.dutra@uece.br
  • Carlos Alberto Feliciano – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: carlos.feliciano@unesp.br
  • Carolina Russo Simon – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, Erechim, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: carolina.simon@unesp.br
  • Cassio Arruda Boechat – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Vitória, Espírito Santo/ES, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: cassio.boechat@gmail.com
  • Cristian Emanuel Jara – Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE), Santiago del Estero, Santiago del Estero, Argentina. ORCID, E-mail: cristianjara_cl@hotmail.com
  • Daniela Pessoa de Goes Calmon – International Institute of Social Studies (ISS), The Hague, Holanda do Sul, Holanda. ORCID, E-mail: danipgc@gmail.com 
  • Danilo Borja – University of Calgary, Calgary, Alberta, Canadá. ORCID, E-mail: pablo.borja@ucalgary.ca
  • Danilo Souza Melo – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: danilo.melo@ifms.edu.br
  • Débora Assumpção e Lima – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Geociências (IGC), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: deborassumpcaolima@gmail.com
  • Diana Aguiar – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), Salvador, Bahia/BA, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: diana.aguiar@ufba.br
  • Djoni Roos – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL), Mal. Cândido Rondon, Paraná/PR, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: djoni_roos@yahoo.com.br
  • Douglas Cristian Coelho – Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Londrina, Paraná/PR, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: coelho_d@hotmail.com
  • Eduardo Barcelos – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus de Valença, Valença, Bahia/BA, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: eduardo.barcelos@ifbaiano.edu.br
  • Emerson Ferreira Guerra – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: roptyc@gmail.com
  • Emília de Rodat Fernandes Moreira – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), João Pessoa, Paraíba/PB, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: erodat@hotmail.com 
  • Emma Cardwell – Lancaster University, Lancaster Environment Centre, Lancaster, Lancashire, Inglaterra. ORCID, E-mail: e.j.cardwell@lancaster.ac.uk
  • Erick Gabriel Jones Kluck – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Vitória, Espírito Santo/ES, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: erick@alumni.usp.br
  • Eraldo da Silva Ramos Filho - Universidade Federal de Sergipe (UFS), Centro de Educação de Ciências Humanas, São Cristóvão, Sergipe/SE, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: eramosfilho@gmail.com
  • Evandro César Clemente – Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Avançado Jataí, Jataí, Goiás/GO, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: evandroclemente@yahoo.com.br
  • Fábio Teixeira Pitta – Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), São Paulo, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: pittafabio@gmail.com
  • Facundo Martín – Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Facultad de Filosofía y Letras, Mendoza, Mendoza, Argentina. ORCID, E-mail:  fdmartingarcia@gmail.com
  • Felipe Rodrigues Leitão – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Centro de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, Ceará/CE, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: mr.feliper@gmail.com
  • Fernando Mendonça Heck – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus de Tupã, Tupã, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: fernanddoheck@hotmail.com
  • Fiorella Jara – Universidad de Costa Rica, Instituto de Investigaciones Sociales,  San José, San José, Costa Rica. ORCID, E-mail: fiorella.jara@ucr.ac.cr
  • Flamarion Dutra Alves – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Instituto de Ciências da Natureza, Alfenas, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: flamarion.dutra@unifal-mg.edu.br
  • Flavio Bladimir Rodríguez Muñoz – Universidad Externado de Colômbia, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia. ORCID, E-mail: flavio.rodriguez@uexternado.edu.co
  • Francilane Eulália de Souza – Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Formosa, Formosa, Goiás/GO, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: francilanee@hotmail.com
  • Francisco Hidalgo Flor – Universidad Central del Ecuador, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Quito, Pichincha, Equador. ORCID, E-mail: francisco.hidalgo.flor@gmail.com
  • Giseli Dalla Nora – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Cuiabá, Mato Grosso/MT, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: giseli.nora@gmail.com
  • Hannah Wittman – University of British Columbia (UBC), Faculty of Land and Food Systems, Vancouver, British Columbia/BC, Canadá. ORCID, E-mail: hannah.wittman@ubc.ca
  • Hervé Théry – Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), São Paulo, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: hthery@aol.com
  • Humberto Tommasino – Universidad de la República (UDELAR), Facultad de Veterinaria, Montevidéu, Montevidéu, Uruguai. ORCID, E-mail: htommasino@gmail.com
  • Isaías Tobasura Acuña – Universidad de Caldas, Manizales, Caldas, Colômbia. ORCID, E-mail: isaias.tobasura@ucaldas.edu.co
  • Janaina Francisca de Souza Campos Vinha – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS), Uberaba, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: janadageo.unesp@yahoo.com.br
  • Joana Tereza Vaz de Moura – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Natal, Rio Grande do Norte/RN, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: joanatereza@gmail.com
  • João Cleps Júnior – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Geografia, Uberlândia, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: jcleps@ufu.br
  • João Edmilson Fabrini – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Ciencias Humanas (FCH), Dourados, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: joaofabrini@gmail.com
  • José Antonio Segrelles Serrano – Universidad de Alicante, Alicante, Alicante, Espanha. ORCID, E-mail: ja.segrelles@ua.es
  • José Carlos Dantas – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de João Câmara, João Câmara, Rio Grande do Norte/RN, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: j_c_dantas@hotmail.com
  • José Sobreiro Filho – Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Ciências Humanas, Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: sobreirounesp@gmail.com
  • Julia Colla – Universidad Nacional del Litoral (UNL), Instituto de Humanidades y Ciencias Sociales del Litoral, Santa Fé, Argentina. ORCID, E-mail: julialcolla@gmail.com
  • Juliana Grasiéli Bueno Mota – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Ciências Humanas, Dourados, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: jugeo@ymail.com   
  • Juscelino Eudâmidas Bezerra – Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Ciências Humanas, Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: juscelinob@yahoo.com.br
  • Karina Kato – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: anirakato@yahoo.com
  • Ladislau Pereira Sanders Filho – Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), São Paulo, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ladislausanders@usp.br
  • Larissa Araújo Coutinho de Paula – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus de Erechim, Erechim, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: coutinholacp@gmail.com
  • Leandro Vieira Cavalcante – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), Caicó, Rio Grande do Norte/RN, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: leandro.cavalcante@hotmail.com
  • Lindberg Nascimento Júnior – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: juniohr@gmail.com
  • Lucas Araújo Martins – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: lucas.a.martins@unesp.br
  • Luciano Concheiro Bórquez – Universidad Autónoma Metropolitana (UAM Xochimilco), Cidade do México, Distrito Federal, México. ORCID, E-mail: concheir@gmail.com
  • Luis Daniel Hocsman – Universidad Nacional de Córdoba, Centro de Investigaciones y Estudios  sobre Cultura y Sociedad, Córdoba, Córdoba, Argentina. ORCID, E-mail: ldhocsman@hotmail.com
  • Luis Felipe Rincón Manrique – Universidad de Caldas, Manizales, Caldas, Colômbia. ORCID, E-mail: feliperinconm@gmail.com
  • Luiz Jardim de Moraes Wanderley – Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Geociências, Niterói, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: luizjardim@id.uff.br
  • Marcela Alvarado – Universidad Central del Ecuador, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Quito, Pichincha, Equador. ORCID, E-mail: marcegeo@hotmail.com
  • Marcelo Gomes Justo – Instituto Paul Singer, São Paulo, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: marcelojusto2015@gmail.com
  • Márcio Freitas Eduardo – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, Erechim, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: marcioeduardo@uffs.edu.br
  • Marco Antonio Mitidiero Junior – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), João Pessoa, Paraíba/PB, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: mitidierousp@yahoo.com.br
  • Margarida de Cássia Campos – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro de Ciências Exatas (CCE), Londrina, Paraná/PR, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: mcassiacampos@hotmail.com
  • Maria Clara Salim Cerqueira – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Geociências (IGC), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: mclaracerqueira@gmail.com
  • María Franco García – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), João Pessoa, Paraíba/PB, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: mmartillo@gmail.com
  • Marta Beatriz Chiappe Hernández – Universidad de la República (UDELAR), Facultad de Agronomía, Paysandú, Paysandú, Uruguai. ORCID, E-mail: maragropolis@gmail.com
  • Mateus de Almeida Prado Sampaio – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: sampamateus@gmail.com
  • Matías Carámbula Pareja – Universidad de la República (UDELAR), Facultad de Agronomía, Paysandú, Paysandú, Uruguai. ORCID, E-mail: mcarambula@fagro.edu.uy
  • Michele Lindner – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Geociências, Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: michelindner@gmail.com
  • Mônica Cox de Britto Pereira – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Recife, Pernambuco/PE, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: monicacoxbp@gmail.com
  • Mônica Schiavinatto – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), São Paulo, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: monica.schi@gmail.com
  • Natacha Bruna – International Institute of Social Studies (ISS), The Hague, Holanda do Sul, Holanda. ORCID, E-mail: natachabruna89@gmail.com
  • Omar Angel Arach – Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Córdoba, Argentina. ORCID, E-mail: omararach@gmail.com
  • Onélia Carmem Rossetto – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Cuiabá, Mato Grosso/MT, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: carmemrossetto@gmail.com
  • Patrícia Rocha Chaves – Universidade Federal do Amapá  (UNIFAP), Macapá, Amapá/AP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: patricia.chaves@unifap.br
  • Peter Michael Rosset – El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR), Unidad San Cristóbal, San Cristóbal de las Casas, Chiapas, México. ORCID, E-mail: prosset@ecosur.mx
  • Raisa Maria Regala – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: raisa.regala@unesp.br
  • Raul Paz – Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE), Santiago del Estero, Santiago del Estero, Argentina. ORCID, E-mail: pazraul5@hotmail.com
  • Renato Emerson dos Santos – Universidade Federal do Rio de Janeiros (UFRJ), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: renatoemerson@yahoo.com.br
  • Roberta Figueiredo Lima – Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão/MA, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: robertabflima@gmail.com  
  • Roberta Oliveira da Fonseca – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: oliveira.fonseca@unesp.br
  • Rodrigo Simão Camacho – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), Dourados, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: rogeo@ymail.com
  • Ronaldo Barros Sodré – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Centro de Ciencias Exatas e Naturais, São Luís, Maranhão/MA, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ronaldo-sodr@hotmail.com
  • Roni Mayer Lomba – Universidade Federal do Amapá  (UNIFAP), Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Macapá, Amapá/AP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: ronimayer@hotmail.com
  • Samuel Frederico – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Rio Claro, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: samuel.frederico@unesp.br
  • Sedeval Nardoque – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: sedeval.nardoque@ufms.br
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: sas.fernandes@unesp.br
  • Thaís Tartalha do Nascimento Lombardi – Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, São Bernardo do Campo,  São Paulo/SP, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: t.lombardi@unesp.br
  • Thiago Araújo Santos – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil. Lattes, ORCID, E-mail: thiagosantos.ufms@gmail.com
  • Valdemar João Wesz Junior – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política, Foz do Iguaçu, Paraná/PR, Brasil. Lattes, OrcID, E-mail: jwesz@yahoo.com.br
  • Valmir José Valério – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, São Paulo/SP, Brasil. LattesORCID, E-mail: valmir.valerio@unesp.br
  • Víctor Martín Martín – Universidad de La Laguna, Tenerife, Islas Canarias, Espanha. ORCID, E-mail: vbmartin@ull.es
  • Virgínia Marina Rossi Rodriguez – Universidad de la República (UDELAR), Facultad de Agronomía, Paysandú, Paysandú, Uruguai. ORCID, E-mail: virossi@fagro.edu.uy
  • Wendy Wolford – Cornell University, Department of Global Development, Ithaca, Ney York/NY, Estados Unidos da América. ORCID, E-mail: www43@cornell.edu
  • Wilder Robles – Brandon University, Faculty of Arts, Brandon, Manitoba, Canadá. ORCID,  E-mail: wrobles@cc.umanitoba.ca
 

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de documentos aceitos

 

A Revista NERA publica artigos originais resultantes de pesquisas e resenhas críticas de livros relacionados à temática da questão agrária.  Os(as) autores(as) se obrigam a declarar que seu manuscrito é inédito e que não está sendo submetido ou em processo de avaliação em outro periódico. Os(as) autores(as) são convidados(as) a depositarem previamente os artigos submetidos para avaliação em servidores de preprints confiáveis. Neste caso, os(as) autores(a) deverão entrar em contato com os(as) editores(as) da Revista NERA antes da submissão do manuscrito para maiores informações sobre o processo e assinatura do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, disponível aqui. Reforçamos que o manuscrito deverá ser publicado apenas após a avaliação por parte do conselho científico da Revista NERA.

 

 

Contribuição dos Autores

 

Em artigos com mais de um(a) autor(a) é necessário anexar como documento suplementar a declaração de contribuição individual. Todos(as) autores(as) devem participar da discussão dos resultados e da revisão e aprovação da versão final do trabalho. A Revista NERA indica que os(as) autores consultem a Taxonomia CRediT. Os manuscritos sem o documento serão automaticamente arquivados.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Os(as) autores(as) devem informar no momento do processo de submissão (metadados) o título da pesquisa na qual o mesmo é oriundo. Após o processo de avaliação científica, o título da pesquisa deve ser inserido na versão final do manuscrito.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Título: Título (e subtítulo, se houver): deve estar centralizado, na fonte Arial 14 em negrito, apenas com a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula.

Título em inglês: Título (e subtítulo, se houver): deve estar centralizado, na fonte Arial 12 em negrito, apenas com a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula.

Título em espanhol: Título (e subtítulo, se houver): deve estar centralizado, na fonte Arial 12 em negrito, apenas com a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula.

Resumo: Os resumos devem conter o mínimo de dez linhas e o máximo de 15 linhas. Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis e fornecem um excelente resumo abrangente do artigo.

Palavras-chave: Devem ser em português, inglês e espanhol (mínimo de três e máximo de cinco). As palavras-chave devem constar no banco de palavras-chave da Revista NERA.

Idioma dos artigos: Na Revista NERA são aceitos artigos nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. 

Comprimento dos manuscritos: os artigos devem conter o mínimo de 15 laudas e o máximo de 20 laudas.

Sobre os metadados:  Os nomes dos(as) autores(as) devem ser inseridos na etapa de metadados e apenas são dispostos no arquivo após a submissão da versão final (depois do processo de avaliação científica). A Revista NERA não aceita a inserção de autores(as) após a submissão ou aceite do artigo. A filiação deve ser disposta completamente constando as seguintes informações: nome por extenso da instituição (sigla da instituição), município, estado e país. O ORCID e link do CV Lattes (este último no caso de autores/as brasileiros/as) são obrigatórios durante o processo de submissão. O e-mail de contato dos(as) autores(as) deve constar nesta etapa. Ainda nos metadados há um campo destinado a informações sobre o financiamento dos artigos, cujo reconhecimento deverá ser feito através da adição de uma nota de rodapé na primeira página do texto informando o nome da agência, modalidade de apoio (bolsa, auxílio etc.) e nome do projeto, ao qual, vincula-se o artigo. 

Declaração de contribuição individual: Em artigos com mais de um(a) autor(a) é necessário anexar como documento suplementar a declaração de contribuição individual. Todos(as) autores(as) devem participar da discussão dos resultados e da revisão e aprovação da versão final do trabalho. A Revista NERA indica que os(as) autores consultem a Taxonomia CRediT. Os manuscritos sem o documento serão automaticamente arquivados.

 

 

Ativos Digitais

 

Todas as ilustrações, gráficos, figuras, fotografias, mapas, quadros e tabelas devem ser enviados junto a submissão como documentos suplementares e em formato original. No caso de imagens e mapas estes devem ser submetidos em arquivos com resolução mínima de 300 dpi. Os mapas sistemáticos e/ou de localização da área de estudo deverão ter escala gráfica, legenda, coordenadas e indicação da projeção utilizada. Os mapas temáticos deverão ter, no mínimo, orientação e escala gráfica. Além disso, se possível, recomendamos que os mapas temáticos também tenham coordenadas e projeção a indicação da projeção geográfica utilizada. A Revista NERA recomenda fortemente que também sejam utilizadas outras formas de linguagem nos textos, em especial a cartografia. Os quadros e as tabelas não devem apresentar linhas e colunas coloridas. 

 

 

Citações e Referências

 

As citações e referências devem seguir o padrão atual estabelecido pela ABNT NBR 6023, a qual pode ser consultado na síntese elaborada pela biblioteca da FCT/UNESP, no endereço: https://www.fct.unesp.br/#!/biblioteca2340/normalizacao/abnt/apostila-de-normalizacao/ 

 

 

Documentos Suplementares

 

Elementos gráficos (imagens, figuras, mapas, gráficos, quadros e tabelas) presentes no corpo do manuscrito devem ser anexados junto à submissão como documento suplementar e em formato original. Em caso de manuscritos com mais de um(a) autor(a) deve ser inserido como documento suplementar a "Declaração de Contribuição Individual", conforme modelo disponível nas diretrizes para autores(as) da Revista NERA. A Revista NERA incentiva o envio de banco de dados construídos e organizados para a elaboração do manuscrito como documento suplementar.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Caso o manuscrito esteja vinculado a pesquisa financiada por qualquer órgão de fomento, o(s) autor(es) devem, obrigatoriamente, fazer menção à referida agência financiadora. O reconhecimento deverá ser feito através da adição de uma nota de rodapé na primeira página do texto informando o nome da agência, modalidade de apoio (bolsa, auxílio etc.) e nome do projeto, ao qual, vincula-se o artigo. Estas mesmas informações deverão ser inseridas no formulário eletrônico durante o preenchimento do passo 2 – metadados da submissão (indexação).

 

 

Informações Adicionais

 

Diversidade geográfica do conselho científico: Pensando na diversidade da produção do conhecimento em um país de dimensões continentais, a Revista NERA busca na sua política editorial garantir a pluralidade no conselho científico. O conselho científico da Revista NERA possui membros de todas as macrorregiões do Brasil, além de contar com integrantes dos seguintes países: Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia, Costa Rica, México, EUA, Canadá, Espanha, Inglaterra, Países Baixos e País de Gales.

Diversidade de gênero e raça: A Revista NERA tem buscado em suas políticas editoriais promover a diversidade de gênero e raça tanto no conselho científico, quanto em relação aos(as) autores(as). 

Fortalecimento do debate sobre a avaliação científica dos artigos: A Revista NERA tem incentivado o conselho científico a debater acerca da importância dos pareceres emitidos pelo mesmo, possibilitando a compreensão dos(as) avaliadores(as) no processo de construção da Revista NERA. Além de um formulário de avaliação composto por 46 questões orientadoras, anualmente a Revista NERA reformula as diretrizes para avaliação científica juntamente com o conselho.

 

 

Contato

 

Rua Roberto Simonsen, 305, Central de Grupos de Pesquisa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil (CEP: 01049-010). E-mail: revista.nera@gmail.com. Telefone: (018) 3229-5664

 
Universidade Estadual Paulista (UNESP) CEP: 19060-900, +55 (18) 3229-5664 - Presidente Prudente - SP - Brazil
E-mail: revista.nera@gmail.com