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(Atualizado: 22/11/2022)

Sobre o periódico

 

Breve histórico

 

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, doravante conhecida por RDBCI, foi criada em 13 de setembro de 2003, sendo totalmente concebida em ambiente digital, e lançada durante o III Ciclo de Palestras, organizado pela FEBAB e realizado no auditório da Biblioteca Central da UNICAMP.

Após 13 anos, reconhecida pela sigla "RDBCI", ou seja, até o volume 13, a revista denominada Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, passa a partir, do volume 14 (2016), a ser renomeada inicialmente pela sua sigla da seguinte forma: RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com a extensão do título também para o inglês: RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science.

A RDBCI, desde janeiro de 2016 até dezembro de 2017, adotou a prática de Publicação Avançada de Artigos (PAA), conhecida também como Ahead of Print (AOP). Essa medida minimizava o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Ainda em 2016, torna-se a primeira publicação da área a ser bilíngue, português e inglês.

A RDBCI a partir do volume 17 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.

Em 2020, a RDBCI implanta a editoração multimídia, ou seja, adota a inclusão de áudio dos resumos dos artigos, e em seguida a publicação e divulgação científica dos vídeos sobre os artigos, apresentados pelos autores, favorecendo dessa forma também, a amplitude dos recursos multimídia de acessibilidade (RMA).

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a RDBCI adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, ZenodoFigshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

A RDBCI incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como PreprintsSciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação sobre conformidade com a Ciência Aberta.

Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial da revista.

A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons ou Reviewer Credit.

 

 

Ética na Publicação

 

A RDBCI, ISSN eletrônico 1678-765X, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceita na RDBCI. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Além disso, a RDBCI tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

 

 

Foco e Escopo

 

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação é uma publicação contínua vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), tendo como foco divulgar unicamente trabalhos da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Publica artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento e resenhas relacionados com a Ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades desta área. Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial. A Ciência da Informação é uma área interdisciplinar que estuda os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber. Desde 2016, a revista adotou o idioma bilíngue nas suas edições, ou seja, português e inglês.

 

 

Preservação Digital

 

Como Política de Arquivamento, este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em https://www.lockss.org/.

O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.

Finalmente, os artigos são preservados no Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas.

 

 

Fontes de Indexação

 

BASES DE DADOS
 

DIRETÓRIOS/PORTAIS

ÍNDICES

 

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: RDBCI

Título abreviado: RDBCI: Rev. Dig. Bibl. e Cienc. Inf.

Publicação de: Universidade Estadual de Campinas

Periodicidade: Anual

Modalidade de publicação: Publicação Contínua

Ano de criação do periódico: 2003

 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A RDBCI incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como PreprintsSciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

A RDBCI define na sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista e as normas técnicas (ABNT), gramaticais e formais da revista, relevância, conteúdo, coerência textual, consistência teórico-metodológica.
 

O processo de avaliação consiste em três etapas, a saber:

  • Análise preliminar dos editores e assistente editorial para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial;
  • Análise de similaridade em todos os documentos submetidos através da plataforma Turnitin;
  • Análise preliminar dos editores quanto ao foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto. Será publicado na publicação final do artigo, o nome do editor responsável pelo processo da avaliação da análise preliminar.

Em consonância com práticas de comunicação da Ciência Aberta, o periódico passa a adotar em sua política editorial, abertura do processo de peer review em comum acordo com o parecerista.
 

Além disso, os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico, bem como, os autores poderão concordar em interagir diretamente com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito, quando lhe oferecida a opção.
 

Os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário próprio da revista, recomendarão uma dentre três opções:

  • Aceitação integral sem modificações
  • Aceitação parcial com modificações
  • Recusa do manuscrito

Tendo o manuscrito aprovado, o parecer será publicado juntamente com o artigo na plataforma da revista, quando consentido pelo responsável da avaliação.

 

 

Dados abertos

  A RDBCI incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, ZenodoFigshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.  

 

Cobrança de Taxas

 

RDBCI não cobra nenhuma taxa (APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita de acesso aberto.
 

Sua sustentabilidade financeira é advinda do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, para manutenção de taxas da utilização do DOI, uso da ferramenta Turnitin e pagamento da marcação XML.
 

A parceria da RDBCI com o Labjor – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP, fomenta recursos advindos dos projetos de pesquisa.

O pagamento da tradução dos artigos para idioma em inglês é de responsabilidade de seus autores, isento a RDBCI dos custos.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

O periódico RDBCI está empenhado em defender a integridade da literatura e publica Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com as Diretrizes de Retração do COPE.

"O Crossmark é uma iniciativa multi-editora da Crossref para fornecer uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de um conteúdo. Aplicando o logotipo da Crossmark, o Publisher Name está se comprometendo a manter o conteúdo que publica e alerta os leitores sobre as alterações se e quando elas ocorrerem. Clicar no logotipo do Crossmark lhe dirá o status atual de um documento, e também poderá lhe dar informações adicionais de registro de publicação sobre o documento." (CROSSREF, 2020).

O mecanismo de retratação segue as Diretrizes de Retratação da Comissão de Ética em Publicação (COPE) que podem ser acessadas em COPE - Retratction Guidelines.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.

Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.

Considerando a possibilidade de conflitos de interesse, o periódico não publica artigos de autoria dos próprios editores da revista.

Se os editores adjuntos tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.

Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas (ex.: participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).

Acesso ao formulário de Conflito de Interesses: https://bit.ly/3Tlr9wb

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a RDBCI, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

A política adotada pela RDBCI, é a mesma do Portal de Periódicos da UNICAMP, que considera aceitável até 30% de similaridade do texto, acima disso, após ser feita a verificação, é encaminhado para o autor notificação para que faça uma revisa e projete diminuir esse percentual até 30%.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da RDBCI, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a RDBCI observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Quando o artigo ou artigo de pesquisa envolver procedimentos com seres humanos, ou dados sensíveis com a LGPD, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

A RDBCI utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

 

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;

Responsabilidade do autor:

  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na RDBCI, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
 

 


 

Corpo editorial

 

Editores- Chefe

   

 

Editora Adjunta

   

 

Assistente de Editor

   

 

Comitê de Política Editorial

   

 

Corpo Editorial Científico Nacional

   

 

Corpo Editorial Científico Estrangeiro

   

 


 

Instruções para os autores

 

 

A revista aceita submissões de temáticas exclusivas de: BIBLIOTECONOMIA e CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.

A Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa, onde essas práticas, perspectivas e métodos de representação devem ser aplicados. Atualmente, a área está entrelaçada com diversas outras áreas, principalmente com a Ciência da Informação e a Documentação. (Texto adaptado da Wikipédia).

Ciência da Informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. Ou seja, esta ciência estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.

A Ciência da Informação tem o objetivo de analisar o processo de informação desde a sua formação até o processo em que os dados são transformados em conhecimento.

Existem diversas áreas em que a Ciência da Informação pode ser aplicada. Dentro das organizações, a Ciência da Informação é de extrema importância no que se refere a interações entre pessoas de diversos setores e entre diferentes sistemas de informação.

Enfatizamos que, os trabalhos submetidos apenas com métodos de aplicação, como a bibliometria não serão aceitos. Os trabalhos devem enfatizar a Biblioteconomia ou Ciência da Informação, e não apenas o método utilizado.

Dessa forma, iremos proceder com o uso da Tabela de Classificação do CNPq para estabelecer as áreas e subáreas que aceitaremos como áreas temáticas na subdivisão dentro da Biblioteconomia e Ciência da Informação:


6.07.00.00-9 - Ciência da Informação
 

  • 6.07.01.00-5 - teoria da informação
  • 6.07.01.01-3 - teoria geral da informação
  • 6.07.01.02-1 - processos da comunicação
  • 6.07.01.03-0 - representação da informação

6.07.02.00-1 - Biblioteconomia

  • 6.07.02.01-0 - teoria da classificação
  • 6.07.02.02-8 - métodos quantitativos
  • 6.07.02.03-6 - técnicas de recuperação de informação
  • 6.07.02.04-4 - processos de disseminação da informação

Além da Tabela de Classificação do CNPq, a Ciência da Informação poderá fazer viés, desde que estejam ligados ao foco e escopo da revista, nas suas principais áreas de estudo, tais como:

  • Modelagem de dados e análise,
  • Logística da informação,
  • Planejamento da informação,
  • Teoria da organização e
  • Interdisciplinaridade da informação.

Outros temas serão analisados pela Comitê Editorial.

 

 

Tipos de documentos aceitos

 

A RDBCI aceita os seguintes tipos de documentos para submissão:

  • Artigo Original
  • Artigo de Pesquisa
  • Relato de Experiência
  • Resenha
  • Preprints

Em relação aos Preprints, é importante apontar que a RDBCI não considera que a publicação de artigos em repositórios de preprints tirem a originalidade do artigo submetido. A RDBCI está atenta às atualizações dos princípios da Ciência Aberta e, nesse sentido, prevê que artigos publicados em repositórios de preprints possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade. 

 

 

Contribuição dos Autores

 

A partir de 2020, a RDBCI passou a utilizar a estrutura de taxonomia do CREDiT https://credit.niso.org/. Todos os autores devem descrever a sua participação na elaboração do manuscrito por meio do formulário CREDiT disponível nas Condições de Submissão.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto recomendamos o preenchimento do PDF da Declaração de Originalidade , assinar e anexar digitalmente no sistema. Repita para esta ação, o mesmo passo para upload do artigo submetido.
 

Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal da revista. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria da revista.
 

Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As URL´s muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/
 

Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesauros abaixo: Tesauro de Ciência da Informação (IBICT); Thesaurus UNESCO ou ERIC Thesaurus. O não cumprimento da inclusão das palavras-chaves padronizadas, dará autorização direta para incluirmos novos termos padronizados. Dúvidas entre em contato com a editoria da revista. [OBRIGATÓRIO O USO DESTES THESAURUS PARA PADRONIZAR AS PALAVRAS-CHAVE]. Lembrando que a quantidade de palavras-chave deve ser de até 5 (cinco) termos tanto no idioma em português quanto inglês.
 

Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação do iD ORCID.
 

Certificar-se que foi preenchido o formulário do CRediT.

Certificar-se que foi feita a Declaração de Conflito de Interesses, e incluída como "Outro Documento" no sistema.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Estruturado do manuscrito: O texto do manuscrito deve ser estruturado preferencialmente contemplando os seguintes itens: introdução, método, resultados e conclusão.
 

Cabeçalhos das seções: Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros.
 

Configuração do texto:

  • Arquivo em Word (extensão doc. ou docx.), texto fonte: Times New Roman 12; configuração da página: A4; margens direita, superior e inferior: 2,5cm; margem esquerda: 3cm; espaçamento entrelinhas: 1,0; recuo de 1,25 na primeira linha; alinhamento do texto: justificado; numeração de páginas: canto superior direito. É imprescindível o uso do template que possui toda a formatação adequada para submissão.
  • Tipo de fonte: A configuração do texto deve ser Times New Roman 12, justificado;
  • Espaçamento: O espaçamento do texto deve ter 1,0, com recuo de 1,1 (1 Tab) na 1ª linha dos parágrafos, sem espaçamento nos parágrafos. Nos títulos/subtítulos de seções, dê um espaçamento de um parágrafo.  
  • Acrônimos e abreviações: Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.
  • Palavras estrangeiras: Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.
  • Notas explicativas no rodapé devem estar em fonte Corbel Light 10 enumeradas em algarismos arábicos.
  • As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências ao final do texto.
  • Tabelas, gráficos e quadros (em formato editável, ou seja, elaboradas a partir do próprio Word) deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinado com suas respectivas fontes.
  • As figuras (em extensão jpeg ou png – a partir de 300 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word e devem ser enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar).  Tabelas, gráficos, quadros e figuras podem ser enviados em formato colorido.
  • As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Nomes próprios estrangeiros não deverão estar em itálico.
  • Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos. O arquivo para submissão deve estar em formato Word SEM a identificação dos autores.
  • Os artigos devem ser submetidos SEM qualquer identificação de autoria. Para tanto, é necessário que os autores, no momento da submissão do artigo, preencham corretamente as informações de seu Perfil de Usuário e também as informações do Passo 3 (Dados da Submissão) da plataforma OJS (colocando nome completo, e-mail, instituição/afiliação, país e resumo da biografia de cada autor do artigo) e retirem do artigo trechos e informações que facilitem a identificação da autoria.
  • Entre os itens que devem ser retirados estão referências a projetos de pesquisa e autocitações. Essas informações deverão ser disponibilizadas na Folha de Rosto que o autor deve enviar durante a submissão como documento suplementar, separado do artigo. Estas informações poderão ser incluídas no artigo posteriormente à sua aprovação, quando for o caso.
  • Folha de Rosto: na submissão do artigo os autores devem enviar os metadados completos, via sistema online, confeccionada por meio do formulário, contendo:
    • Título;
    • Título no idioma original do artigo e título em inglês para artigos em português;
    • Nome completo de cada autor; 
    • Afiliação de cada autor (com Universidade, Cidade, Estado (se houver), País);
    • Endereço eletrônico de cada autor;
    • Indicar qual dos autores é o autor correspondente;
    • ORCID de cada autor;
    • Contribuição de cada autor para o manuscrito: a RBI adota o sistema de especificação baseado no sistema CRediT (Contributor Roles Taxonomy), porém adaptado às práticas da RDBCI; esse sistema resume a contribuição dos autores em: 
    • Indicação sobre conflito de interesse (se não houver conflito, por favor, declare “não há conflito de interesse”);
    • Fonte de financiamento do artigo (se não houver fonte financiamento, por favor, declare “não há fonte de financiamento”);
    • Agradecimentos (se houver).
    • Título inglês;
    • Resumo (Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis e fornecem um excelente resumo abrangente do artigo com tamanho suficiente?);
    • Palavras-chave em português e inglês;

Acesso ao Formulário da Folha de Rosto.

 

 

Ativos Digitais

 
  • Geral: Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).
  • Resolução do material: Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução óptica sem compressão (módulo high definition).
  • Numeração: Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.
  • Figuras: A nomenclatura para este tipo de material deve ser figura com a numeração progressiva separando-se por ponto. Deve ser colocada abaixo da figura, a legenda da fonte. O mesmo para gráfico. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada. 
  • Tabelas: As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE.  Indicar a fonte abaixo da tabela.
  • Quadros: Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. (Essa informação fica acima do Quadro). Indicar a fonte abaixo do quadro. Exemplo: Quadro 1. Sala de aula restaurada. 
  • Nota sobre o item 5 - Ilustrações:

Os artigos que possuírem gráficos, figura, tabelas e quadros deverão ser encaminhados em arquivo à parte, anexado no sistema para que possamos realizar edição se for necessário. Não inclua imagem que não possa ser modificada.

 

 

Citações e Referências

 

 A RDBCI utiliza obrigatoriamente as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2018);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003).

Referências e citações:

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, espaçamento simples com 6pt antes e 0pt depois entre os parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. As referências devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo.

Exemplos:

1) Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Exemplo:

SANTOS, G. C. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Átomo, 2012. 289 p. (Série Dicionários).

Citação no texto: Santos (2012) ou no final da citação (SANTOS, 2012).

2) Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (em negrito). Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Exemplo:

RIBEIRO, C. M. Biblioteca digital. In: SANTOS, G. C. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Átomo, 2012. 289 p. (Série Dicionários).

Citação no texto: Ribeiro (2012) ou no final da citação (RIBEIRO, 2012).

3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO (em negrito e maiúsculo), número, ano, local de realização. Título da publicação seguindo de reticências entre colchetes (em negrito).  Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Exemplo:

SANTOS, G. C. Biblioteca escolar digital (BedNet). In: SEMINARIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 3., 2004, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2004. p.25-35.  

Citação no texto: Santos (2004) ou no final da citação (SANTOS, 2002).

4) Partes de publicações periódicas

4.1) Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

 

Exemplo:
 

SANTOS, G. C.; FERREIRA, D. T. Registrando, indexando e preservando digitalmente a RDBCI: Indicadores da produção de 2003 a 2016. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 541–560, 2016.

Citação no texto: Santos e Ferreira (2016) ou no final da citação (SANTOS; FERREIRA, 2016).

 

4.2) Artigos de jornal:
 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.
 

Exemplo:
 

BRITO, A. As relíquias dos sebos de Campinas: pontos de venda de livros usados sobrevivem ao domínio das megastores e oferecem um acervo que faz invejas às bibliotecas. Gazeta Mercantil, São Paulo, 6 ago.1999.

Citação no texto: Brito (1999) ou no final da citação (BRITO, 1999).

 

5) Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (em negrito): subtítulo. Ano, número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) - Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Exemplo:

SANTOS, G. C. Estudo da interlocução entre biblioteca-escola-tecnologia, baseada na Internet: um estudo de caso na Escola Estadual Sergio Pereira Porto. 2002.  Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

Citação no texto: Santos (2002) ou no final da citação (RSANTOS, 2002).

6) Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, número de páginas, ano. ISSN.  Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia/mês/ano. DOI (quando for o caso).

Exemplo:

SOUZA, K. P. Biblioteca universitária: análise de riscos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019037, 2019. DOI 10.20396/rdbci.v17i0.8653319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8653319. Acesso em: 11 nov. 2022.

Citação no texto: Souza (2019) ou no final da citação (SOUZA, 2019).

RDBCI: REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003- . ISSN 1678-765X. Anual. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci. Acesso em: 06 jan. 2021.

Citação no texto: RDBCI... (2003) ou no final da citação (RDBCI..., 2003).

PASSOS, R. A presença da competência em informação no Plano Nacional do Livro e da Leitura: aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores. 2015. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627403. Acesso em: 11 nov. 2022.

Citação no texto: Passos (2015) ou no final da citação (PASSOS, 2015).

Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2018. Para os usuários de sistemas eletrônicos de indexação de referências (Mendeley, EndNote, Zotero ou outro), adotar como padrão o estilo ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para normalizar as referências.  

 

 

Documentos Suplementares

   

 

Declaração de Financiamento

 
  • Sistema de Bibliotecas da UNICAMP

 

 

 

Informações Adicionais

 

ORCID:
 

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da RDBCI tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • Você deve aceitar os padrões para apresentação do ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "https://" (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097), ou entrar com o cadastro automático para conexão pelo ORCID. 
  • É obrigatório o registro ORCID de todos os autores. Na plataforma você pode entrar diretamente com a conexão do ORCID, permitindo assim, a sua conexão validada pelo sistema. O autor no ato da submissão, deve clicar em autorização para que os demais autores façam a validação de seu registro via link encaminhado.

Tradução do manuscrito

  • Publicação bilíngue: Todas as publicações da RDBCI serão bilíngues (em português e inglês) de acordo com nosso objetivo de internacionalização. Assim sendo, caso seja aceito, o manuscrito deverá ser apresentado também com uma versão traduzida para inglês. 
  • Responsabilidade da tradução: A tradução será mandatória para manuscritos aceitos para publicação e será de responsabilidade dos autores.
  • Sugestão de tradutores: A RDBCI possui tradutoras credenciadas que trabalham para a revista, caso o autor necessite desse serviço, iremos informar na Decisão Editorial. Junto com a tradução, deve ser encaminhada, uma declaração ou certificação da tradutora, seja das indicadas pela RDBCI, ou de empresa credenciação que possa emitir declaração de revisão. (Exemplo: American Journal Experts - AJE).

Padrão da URL

  • Sobre o encurtador: Para mantermos o padrão no sistema e no PDF, solicitamos aos autores que encontrando a URL muito extensa, façam o encurtamento da URL da referência por um sistema de encurtamento de URL. Sugerimos o Bitly.
  • Sobre a URL longa: Ao deixarmos a referência com a URL muito longa, ela tende a quebrar no OJS, e isso prejudica a padronização e recuperação.
  • Sobre a URL em uma linha: As URL´ s que ficarem em uma linha apenas, não há necessidade de encurtar, mas as que ocupam mais de duas linhas da referência, deverão ser encurtadas.
  • Sobre ativação do link da URL: Lembre-se de ativar todas as URL's inseridas nas referências.
  • Sobre o DOI nas referências: As referências que tiverem a URL com o DOI, dê preferência para esse link do DOI, pois ele estará organizado sistematicamente. 

Notas gerais

  • Dados tabulares: Para apresentação de dados tabulares ver norma do IBGE, ou modelo na estrutura do arquivo para ser submetido (template). Solicitamos manter a mesma formatação que está dentro do template.
  • Comunicação pessoal: Recomenda-se indicar em nota de rodapé, na página onde forem citadas, as informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados, sendo que as mesmas não devem ser incluídas na lista de referências.
  • Quantidade de páginas: O texto não deverá ultrapassar o limite de 30 páginas. Os textos acima dessa paginação, serão devolvidos para reformulação.
  • Quantidade de autores no texto e titulação: O texto deve conter no máximo até cinco autores no manuscrito. Destes cinco autores, três deles devem possuir obrigatoriamente o título de doutor (a). Poderão estar neste computo, doutorandos, mestrandos e mestres.  Para trabalhos em dupla, um dos autores deve possuir o título de doutor, enquanto o outro poderá ser doutorando, ou possuir título de mestrado. Infelizmente a RDBCI não aceita trabalhos com a titulação apenas de bacharel. Trabalhos de graduação não são aceitos. O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela RDBCI, conforme indicado no Manual de Cadastro do Portal de Periódicos. Clique aqui para acesso. Além de realizar o cadastro pelo sistema, solicitamos que nos encaminhe o cadastro e os metadados preenchidos no formulário.[Clique aqui]. Para incluir os demais autores no site, clique no link do lado direito da tela para "Incluir Coautor". Clique aqui e veja a  imagem ilustrativa.
 

 

Contato

 

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telefone: +55 19 – 3521-6729

 

 
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